Buscar

Roteiro de Projeto.IC.Estácio (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio Castanhal
Mini Curso de Elaboração de Projeto de Pesquisa
Roteiro para Elaboração de Projeto de Pesquisa
Prof. Dr. Milton Cordeiro Farias Filho
	1. Contexto da Pesquisa e Questões
Aqui é o local reservado para fazer com que o avaliador compreenda o que se pretende pesquisar. Deve ficar claro qual o objeto e o fenômeno a ser pesquisado. Então inicie assim:
1º. Começar com um parágrafo introdutório, apresentando em uma frase, de forma direta, o que se pretende pesquisar. Um problema a ser pesquisado é um fato, um fenômeno da vida real. 
2º. Em seguida, um segundo parágrafo com referência de uma obra para apresentar o contexto geral da pesquisa. 
3º. Um terceiro parágrafo destacando os principais trabalhos com referências (autor, ano) similares ao que você se propõe pesquisar. Respondendo: O que os outros autores pesquisaram? Que resultados encontraram? Que dados ou informações demonstram que há um problema a ser pesquisado? 
Apresente informações de fontes confiáveis que tratem do fenômeno para demonstrar que se trata de um fato real e relevante. São dados e informações adicionais de instituições de credibilidade nacional e internacional. Argumentos consistentes são para mostrar isso. 
4º. Mostrar o que as últimas pesquisas apresentaram de resultados. O leitor deve entender que a pergunta de pesquisa a ser apresentada (no final deste texto) está situando um problema que outras pessoas estão pesquisando. Aqui se faz referência de artigos recentes (um ou dois parágrafos). 
O contexto de uma pesquisa científica é um texto com argumentos consistentes, com redação simples e sequência lógica das ideias. 
5º. Neste contexto apresente os principais conceitos (da teoria) que serão explorados nos instrumentos de pesquisa (questionário, roteiro de entrevistas etc..). Sempre citando as referências (autor, ano).
6º. Após todo contexto, apresente as perguntas de pesquisa. Pode ser uma ou duas perguntas. Estas devem ser destacadas em negrito. A pergunta deve ser curta, clara, direta, porém com sentido completo de uma frase. No máximo deve ter duas linhas.
Cuidado com palavras indevidas nas perguntas, algumas delas: “pode”, “mais”, “menos”, “muito”, “pouco”, “bom”, “mau”, “importante”. 
7º. Na redação é necessário ter cuidado com alguns termos com sentido errado, são eles: a) Abordagem = forma de observar ou descrever um fenômeno. b) Pressuposto = ideia em que se baseia uma afirmação. c) Premissa = afirmações de base teórica, uma assunção lógica. 
8º. Quando a redação estiver concluída, são necessárias várias revisões. Perguntas devem ser confrontadas com o método e procedimentos, com justificativa e objetivo, com o referencial teórico e revisão da literatura. Isso é para verificar falhas de coerência e lógica do projeto.
	2. Justificativa
Esta parte tem o propósito de mostrar ao avaliador que a pesquisa é relevante para a área de pesquisa. Então mostre com argumentos, da seguinte forma:
1º. Iniciar com um parágrafo introdutório mostrando do que trata a pesquisa. De forma geral, sem fazer referência. A primeira frase é uma justificativa geral da pesquisa. As demais frases do mesmo parágrafo são os argumentos para essa primeira. Estes argumentos devem ter referência (autor, ano), dados e/ou informações de instituições e/ou outras fontes confiáveis que tratam do assunto.
2º. Os próximos parágrafos devem ser uma sequência lógica. É uma redação que busca responder as seguintes perguntas: O que os trabalhos sobre o tema têm mostrado de novidade? Inicie com os trabalhos mais antigos, inserindo os principais trabalhos. Depois inserir os mais recentes e que sirvam para construir argumentos que mostrem as novidades a serem alcançadas com a pesquisa. Esse é o ponto de partida para justificar a pesquisa (um parágrafo). Inserir referências (autor, ano). Esta é a última parte a ser redigida. Ela só pode ser elaborada após todo o levantamento de artigos sobre o tema.
3º. Em seguida responda a seguinte pergunta: O fenômeno a ser estudado é relevante para a sua área de estudo? Mostrar que a área de estudo precisa, de alguma forma, da resposta que a pesquisa dará, com os resultados (dois parágrafos com referências).
4º. Após isso, responda: O que o estudo pretende mostrar de novo? Novamente é a literatura o guia para esta resposta. Por isso recomenda-se o uso de matriz de resumos. Só quando os principais trabalhos estiverem resumidos é que esta resposta poderá ser dada (um parágrafo).
5º Em seguida responda: Qual a abrangência da pesquisa (espacial, temporal) e por quê? (um parágrafo). Mostre qual o período da pesquisa, as organizações, cidades, pessoas irão fazer parte dela. Quais motivos explicam este “recorte” (pessoas, empresas, cidades)? Responda sempre argumentando a coerência disso.
6º. Por último, responda: Quais os critérios definidos para o recorte adotado na pesquisa (foco)? Este ponto depende do método a ser adotado. Então após a parte metodológica ser concluída, esta pergunta deve ser respondida (basta um parágrafo referenciando autores da parte metodológica ou da teoria). Veja que embora o texto da justificativa venha no início do projeto, sua redação só pode ser feita após a conclusão das leituras sobre o tema e consulta de dados e informações sobre o fenômeno a ser pesquisado.
	3. Objetivos
1º. Cada objetivo deve ter, no máximo, duas linhas e não ter palavras demais. Seja curto, direto, mas usando frase de sentido completo. Não deve sobrar nem faltar palavras. Elabore um geral e dois específicos.
2º. Cuidado com a elaboração de objetivos para não cometer os seguintes erros: i) não usar verbos inadequados para cada tipo de pesquisa. Ex.: uma pesquisa exploratória não pode usar os verbos “explicar”, “analisar”. ii) não elaborar objetivos metodológicos. Ex.: “mapear a literatura sobre”; “selecionar banco de dados” etc. Estes não são objetivos de pesquisa e sim procedimentos. É “meio” e não “fim”. 
	 4. Revisão da Literatura
Esta é a parte que você convence o avaliador de que realmente fez um bom levantamento de trabalhos publicados sobre o tema e fenômeno de pesquisa. Este texto é um confronto de ideias, argumentos, conclusões e resultados dos trabalhos que tratam do seu fenômeno. 
O uso da matriz de resumo é uma forma de conseguir fazer um texto com encadeamento lógico das ideias, dar sequência ao texto, a partir do que foi publicado, evitando o plágio involuntário. Escreva apenas duas páginas. Então pode começar assim: 
1º. O texto inicia com um parágrafo pequeno livre, sem referências, apresentando logo a ideia central da pesquisa.
2º. Depois o segundo parágrafo começa a entrar no tema com os trabalhos mais antigos. No entanto, a preferência é para artigos publicados nos últimos 5 anos e livros dos últimos 10 anos. 
O texto deve ser uma confrontação das ideias (debate). Este texto não é “um catálogo cronológico de todas as fontes”, nem “uma coleção e paráfrases de fontes selecionadas”. É um texto interpretativo (o que compreendeu), crítico (um serve para criticar o outro) e argumentativo (que você usa para sustentar os motivos para fazer sua pesquisa). 
O texto da revisão tem a função de mostrar que a pesquisa é inédita. Cada parágrafo tem uma sequência lógica de como os fatos e as pesquisas foram se desenvolvendo, como elas avançam e em que direção. 
Faça primeiro um roteiro de itens e autores a serem trabalhados. Depois elabore a redação, para que não fique sem lógica e nem com argumentos e assuntos repetidos ou sem relação com o fenômeno. 
3º. Apresente o “quadro conceitual” para que fique bem evidente os conceitos que serão trabalhados nos instrumentos de pesquisa e que serão verificados no objeto de pesquisa (empresa, ambiente, pessoas).
As pesquisas empíricas publicadas mostram quadros ou tabelas com as questões ou palavras-chave do que foi questionado ou levantado no objeto. Isso serve para montar os instrumentos de pesquisa.
4º. Nesta parte use pelo menos10 artigos, sendo a metade publicada nos últimos cinco anos (em revistas nacionais e internacionais). É obrigatório o uso de artigos publicados nas melhores revistas de sua área de estudos. Desenvolva bem os argumentos construindo um texto em forma de debate acadêmico sobre o tema. Faça isso nos próximos quatros parágrafos. Esta parte é o centro da revisão.
5º. A ideia da revisão da literatura é: tudo que se publicou sobre este tema parou aqui (final do texto de revisão). A continuação desta “história” vem na discussão dos resultados da pesquisa que está sendo planejada aqui. Logo, a pesquisa vai completar a literatura sobre o tema, assim que for publicada. Pelo menos este é o sentido de se fazer pesquisa científica.
 
	5. Referencial Teórico
A teoria que fundamenta as análises de uma pesquisa acadêmica também pode ser previamente escrita em forma de matriz de resumos. Isso ajuda a verificar as adequações a sua pesquisa, os limites dela a serem trabalhados. Então desenvolva assim:
1º. Inicie com um parágrafo destacando logo a teoria, mostrando seu uso e informando: “Qual a origem da teoria?” (um parágrafo). 
2º. Depois vem outro parágrafo referenciando autores que mostram: “Como essa teoria se desenvolveu?”. Depois continue respondendo: “ Em que áreas de estudo esta teoria foi aplicada?” (dois parágrafos). 
3º. Depois responda: “Quem são os principais autores e quais contribuições eles deram para a área em estudo com essa teoria?’ (dois a três parágrafos). 
4º. A base de uma teoria é sua ideia central, então mostre claramente essa ideia central. É ela que sustenta o estudo de qualquer fenômeno. 
Por exemplo: a ideia central de uma abordagem (uma forma de “usar” a teoria) da teoria de capital social sugerida por Granovetter (1973) é que os relacionamentos se baseiam na confiança (conceito confiança). Ela se manifesta ao longo de um determinado tempo (variável tempo) e sua origem (da confiança) está na troca de recursos mútuos (variável recurso) entre as partes (pessoas). Assim, confiança (conceito) é resultado de relações (variável) ao longo de um determinado tempo (variável), cuja base de sustentação é a troca de recursos (variável).
Logo, um conceito se forma a partir de algumas variáveis e os conceitos são o fundamento da ideia central (use uns dois parágrafos para isso). 
5º. Na sequencia responda: “Quais as premissas (princípios) e os principais conceitos?”. Lembre-se o que são premissas e conceitos (dois parágrafos). 
Por exemplo: a Teoria dos Grupos Sociais (Olson, 1971) apresenta modelos econômicos para interpretar comportamentos individuais em grupos sociais, por meio de quatro premissas: i) agir de forma individual para obter benefícios individuais; ii) agir de forma individual para alcançar benefícios coletivos; iii) agir de forma coletiva para almejar benefícios individuais; iv) agir de forma coletiva e buscar benefícios coletivos. 
6º. Em seguida responda: “Quais as variáveis analíticas (pontos, unidades para estudo)?”. Toda teoria tem variáveis analíticas, que são pontos, unidades de análise que se usa para verificar empiricamente de que forma o fenômeno se manifesta no objeto de estudo. Mostre quais são essas variáveis, esses pontos que podem ser observados (dois parágrafos). Os conceitos e variáveis são para verificar se no campo (local do estudo) eles estão presentes nos fenômenos.
Este texto deve ser bem didático, porque uma teoria não é fácil de entender e é difícil de explicar.
Dicas: i) dê preferência a textos originais. ii) valorize os clássicos, mas atualize-os com ensaios teóricos de qualidade e publicados em bons periódicos. iii) até aqui evite o apud (citação da citação). iv) Não use citações literais (trechos copiados) com mais de duas linhas. Quando necessário, faça no corpo do parágrafo. 
	6. Método e Procedimento de Pesquisa
Aqui se prova que a pesquisa é científica. Então se indica: a) O que foi estudado? b) Quando, onde o estudo foi feito (local e tempo são fatores importantes)? c) Em estudos de campo as características e descrição do local ajuda o leitor a se situar da pesquisa e de seus procedimentos, dificuldades.
Se sua pesquisa é quantitativa então não precisa conceituar, pois já sabemos que uma pesquisa como essa tem como natureza estudar a realidade de forma objetiva e o pesquisador busca se distanciar do objeto de estudo, e uma tentativa de estabelecer relação de causa-efeito, em um processo dedutivo. Tenta generalizações que levem a predições, com acurácia e consistência, validade e confiabilidade. Já na pesquisa qualitativa o pesquisador entende que a natureza é subjetiva e complexa. Ele tenta interagir com o objeto em busca de compreensão do contexto da ação, das relações em um processo indutivo. A acurácia e consistência são buscadas por meio da verificação (e não de testes), utilizando padrões e teorias desenvolvidas para este entendimento (CRESWELL, 1994). 
Ciência se faz com pesquisa quantitativa ou qualitativa. O que interessa é rigor e consistência. Assim, inicie esta parte assim: 
1º. Não é necessário nem é coerente conceituar tipo de pesquisa, se quantitativa ou qualitativa, se exploratória ou descritiva. Abra o parágrafo com uma frase direta mostrando o que a pesquisa pretende fazer. Qual o método e que motivos levam você a usar este método. Ele é mais usado? É mais indicado para sua pesquisa? Porque de sua escolha? (todas as respostas em dois parágrafos). Basta referenciar (autor, data) que o avaliador já sabe o fundamento lógico de sua opção metodológica.
2º. Depois indique: Quem serão os pesquisados (pessoas, empresas, documentos?. Quais evidências espera encontrar nas fontes? Como serão as etapas de levantamento de campo? Detalhe em etapas. Cada etapa traz um conjunto de informações e dados que respondem a uma questão de pesquisa ou servirá para alcançar um objetivo. Então faça um quadro e depois mostre em texto ou tópicos. Construa um conjunto de procedimentos para cada pergunta e objetivo. 
3º. Siga uma sequência lógica de cada procedimento, informe cada critério quando tiver que fazer escolhas de empresas, pessoas, informações ou dados a serem coletados. Nunca esqueça: em ciência as opções e escolhas têm sempre critérios!!!
4º. Os conceitos teóricos devem está presente aqui. Por exemplo: se vai verificar o “nível socioeconômico” de uma população (variável teórica) para compreender a manifestação de um conceito chamado “pobreza”, então a variável operacional será “renda” (mensal, familiar etc.), medida em moeda nacional e a forma operacional de medir será por meio de um questionário semiaberto (instrumento de pesquisa) ou por dados secundários (fontes). Então escreva de forma direta. Sempre justificando qualquer escolha e busca por resultados. Evite texto cansativo. 
5º. Lembre-se de que as vezes confundimos o que queremos com o que precisamos. Nesta parte faça o passo-a-passo do levantamento de dados e informações necessárias para alcançar os objetivos e responder questões de pesquisa para verificar ou testar as hipóteses (quando houver). 
Em pesquisas que não se consegue construir hipóteses, pode construir suposição. Para este caso temos que saber exatamente a diferença entre indício, que leva a um sintoma, que leva a tipos determinados de dados, que leva a evidências, que leva a conclusão (após a pesquisa).
	6º. Qualquer procedimento de pesquisa precisa se pensar assim: i) uma alegação, em seguida, ii) evidências disponíveis até consiga dados e informações, depois, iii) verificar hipóteses alternativas, para poder, iv) avaliar com razoabilidade cada hipótese e a possibilidade de usá-las no projeto. 
7º. Após a sistematização dos procedimentos, verifique se um leitor de fora da área compreenderá que cada atividade, procedimento, técnica a ser usada terá que chegar a um resultado que possa responder as questões de pesquisa. 
	7. Referências
1º. Faça a revisão de todas as obras citadas no texto e verifique se está com a mesma grafia na lista final. Verifique os anos das obras na listafinal e no texto. Tudo deve está de acordo com as normas da ABNT. Faça várias revisões antes de entregar.
2º. Revise todas as obras citadas no texto e compare com a lista final. Não pode sobrar nem faltar obra. Isso é um erro.
	8. Redação, Revisão e Formatação
Quando tudo isso estiver pronto, faça as revisões. A 1ª revisão é de lógica. A 2ª é de coerência. A 3ª é de estilo de redação. A 4ª é de ortografia. Então:
1º. Escreva sempre assim: i) inicie um parágrafo com a ideia central dele, depois use o argumento (evidências ou referências) para sustentar sua ideia; ii) tente usar parágrafos com três frases ou mais, com no mínimo 5 e no máximo 7 linhas em cada parágrafo; iii) use frases fáceis de ler e compreender (15 a 20 palavras). 
2º. Evite usar termos e expressões como essas: “isto é”, “o fato é que”, “nesse sentido”, “no sentido de”, “oportunizar”, “vivenciar”, “realmente”, “na verdade”, “cada vez mais”, “o qual”, “haja vista”. 
3º. Não inicie a redação de abertura de um item/parte referenciando autor/obra, também evite iniciar o parágrafo usando “para”, “segundo”, “de acordo”. 
4º. Prefira frases diretas e curtas, sem contextualização. Lembre-se de usar: Sujeito + Verbo + Complemento. Use a voz ativa. 
5º. Quando usar: “vários”, “muitos”, “alguns autores” ou “estudos” (indique os autores/estudos). 
6º Não esqueça de consultar o edital do programa/evento/revista para verificar as diretrizes direcionadas ao autor no tocante a formatação do texto.
Obras Consultadas
CRESWELL, John W. Research design: qualitative e quantitative approaches. SAGE, 19994.
GRANOVETTER, Mark S. The strength of weak ties. American Journal of Sociology. v.78, n.6, p.1360-80, 1973.
OLSON, Mancur. The logic of collective action: public goods and the theory of groups. Harvard University Press, 1971.
FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. São Paulo: Atlas, 2013.

Outros materiais