Buscar

Descreva os procedimentos realizados nas aulas de análise microbiológica da água e do leite, e na aula de coloração de Gram. AULA 3 – ROTEIRO 1: An...

Descreva os procedimentos realizados nas aulas de análise microbiológica da água e do leite, e na aula de coloração de Gram.
AULA 3 – ROTEIRO 1: Análise Microbiológica da água: contagem padrão de bactérias heterotróficas por pour plate.
AULA 3 – ROTEIRO 2: Análise microbiológica da água: detecção de coliformes fecais
AULA 4 – ROTEIRO 1: Análise microbiológica de leites
AULA 4 – ROTEIRO 2: Coloração de Gram
Na AULA 3 – ROTEIRO 1, foi utilizada uma amostra de água mineral sem gás lacrada e uma amostra de água deionizada para a contagem padrão de bactérias heterotróficas por pour plate.
Na AULA 3 – ROTEIRO 1, o meio de cultura utilizado foi o PCA, que foi adicionado às placas contendo as amostras de água.
Na AULA 3 – ROTEIRO 1, as placas contendo as amostras foram incubadas a 35 ± 0,5 ºC, durante 48 ± 3 horas.
Na AULA 3 – ROTEIRO 1, foi possível notar o crescimento de colônias apenas na água deionizada, possível contaminação no momento de armazenar a água.
Na AULA 3 – ROTEIRO 2, foram utilizados tubos contendo o meio Caldo Lauril Triptose e diferentes volumes da amostra para a detecção de coliformes fecais.
Na AULA 3 – ROTEIRO 2, os tubos contendo as amostras foram incubados a 37 °C, por 48 horas.
Na AULA 3 – ROTEIRO 2, não foi observada a presença de gás no tubo de Durham, concluindo assim que nenhuma das amostras estava contaminada.
Na AULA 4 – ROTEIRO 1, foi preparada uma diluição de 1:10 do leite tipo A em uma solução salina estéril.
Na AULA 4 – ROTEIRO 1, foram realizadas diluições seriadas da solução preparada e semeada em placas contendo plate count ágar (PCA).
Na AULA 4 – ROTEIRO 1, as placas foram incubadas sob condições aeróbias a 45 °C em estufa bacteriológica por 48 horas.
Na AULA 4 – ROTEIRO 1, foi possível notar o crescimento de colônias apenas na placa de diluição 10-1.
Na AULA 4 – ROTEIRO 2, foi realizada a coloração de Gram em uma colônia pré-cultivada da diluição 10-6 da amostra de queijo.
Na AULA 4 – ROTEIRO 2, foram seguidos os passos do protocolo da coloração de Gram, que inclui a cobertura do esfregaço com cristal de violeta, lugol e fucsina.
Na AULA 4 – ROTEIRO 2, os microrganismos observados apresentaram características diferentes após a coloração de Gram.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Nas aulas de análise microbiológica da água, foram realizados os seguintes procedimentos: - AULA 3 – ROTEIRO 1: Contagem padrão de bactérias heterotróficas por pour plate. Foram utilizadas amostras de água mineral sem gás lacrada e água deionizada. O meio de cultura utilizado foi o PCA, que foi adicionado às placas contendo as amostras de água. As placas foram incubadas a 35 ± 0,5 ºC, durante 48 ± 3 horas. Foi possível notar o crescimento de colônias apenas na água deionizada, indicando possível contaminação no momento de armazenar a água. - AULA 3 – ROTEIRO 2: Detecção de coliformes fecais. Foram utilizados tubos contendo o meio Caldo Lauril Triptose e diferentes volumes da amostra. Os tubos contendo as amostras foram incubados a 37 °C, por 48 horas. Não foi observada a presença de gás no tubo de Durham, concluindo assim que nenhuma das amostras estava contaminada. Na aula de coloração de Gram (AULA 4 – ROTEIRO 2), foram realizados os seguintes procedimentos: - Foi realizada a coloração de Gram em uma colônia pré-cultivada da diluição 10-6 da amostra de queijo. Foram seguidos os passos do protocolo da coloração de Gram, que inclui a cobertura do esfregaço com cristal de violeta, lugol e fucsina. - Os microrganismos observados apresentaram características diferentes após a coloração de Gram. Esses são os procedimentos realizados nas aulas de análise microbiológica da água, do leite e na aula de coloração de Gram.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais