Buscar

TESTE HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão
Entre as transformações trazidas por Dom João VI ao Brasil, em termos de educação, a mais significativa foi:
 Certo	Criação de Cursos Superiores.
	O Jardim Botânico.
	A educação de crianças.
	A Biblioteca Nacional.
	A drenagem das ruas.
 
Ref.: 201707770104	
 Código de referência da questão.2a Questão
Em 1808, toda Coroa Portuguesa bateu-se em retirada de sua terra natal por causa das invasões militares de Napoleão Bonaparte. Para que isso fosse possível, o rei português Dom João VI foi obrigado a firmar um acordo com a Inglaterra para que os súditos lusitanos pudessem escapar ilesos à ameaça do intempestivo exército francês. Nesse acordo, Dom João prometeu:
	Doar terras brasileiras aos franceses
	Doar terras portuguesas aos franceses
	Levar para morar em Portugal todos os comerciantes brasileiros
	Doar terras brasileiras aos espanhóis
 Certo	Abrir os portos brasileiros a todas as nações do mundo.
 
Ref.: 201707764271	
 Código de referência da questão.3a Questão
Abaixo estão alguns atos de D. João VI, após a sua chegada ao Brasil em 1808. Qual deles se relaciona com a criação de meios para efetivar as publicações do governo?
	Banco do Brasil
	Biblioteca Nacional
	Academia Militar
 Certo	Imprensa Régia
	Abertura dos Portos às Nações Amigas
 
Ref.: 201707634041	
 Código de referência da questão.4a Questão
O ano de 2008 assinalou os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre o tema assinale a alternativa correta.
	A política de terras foi imediatamente implementada e, em 1810, o Brasil realizava sua primeira reforma agrária.
 Certo	As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade européia do período do que à idéia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
	Foi incentivada a manifestação pública de nossos problemas, seguindo as práticas liberais e laicas da monarquia portuguesa.
	A monarquia que chegava ao Brasil representava, em realidade, boa parte dos ideais da Revolução Francesa e do liberalismo europeu daquele período.
	Visando somente os interesses da população brasileira, D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico.
 
Ref.: 201707787967	
 Código de referência da questão.5a Questão
Considerando a vinda da Família Real ao Brasil, indique as opções correta em relação ao contexto cultural. I. A Abertura dos Portos promoveu a chegada também do conhecimento. II. A Missão Artística Francesa trouxe mestres que contribuíram fortemente para a construção da Academia de Belas Artes. III. Os estrangeiros que vieram ao Brasil neste período tiveram grande interesse pela natureza e costumes de nosso país. São corretos os ítens:
 Certo	I, II e III.
	Apenas III.
	I e II.
	Apenas I.
 
Ref.: 201707765776	
 Código de referência da questão.6a Questão
De tudo trouxeram os ingleses desde as primeiras viagens: fazendas de algodão, lã e seda; peças de vestuário, alimentos, artigos de armarinho, móveis, vidros, cristais, louças, porcelanas, panelas de ferro, cutelaria, quinquilharias, carruagens, etc. O mercado brasileiro abria-se no momento em que a maioria dos outros mercados tradicionais estavam fechados para a Grã-Bretanha, de modo que os comerciantes ingleses logo exportaram quantidades enormes de mercadoria, acima da capacidade de absorção do mercado brasileiro. O desejo de solucionar esse problema (...) é responsável pelo aspecto que tomaram as exportações para o Brasil em 1808-1809. Olga Pantaleão, A presença inglesa. As referências presentes no trecho acima permitem relacioná-lo com a seguinte situação histórica:
	o estreitamento das relações entre Inglaterra e Brasil, depois de este romper com a Coroa portuguesa, em virtude do impasse político criado pela Revolução do Porto.
	a necessidade crescente de abastecimento da população das cidades mineiras, ao longo do período de auge da economia mineradora;
	a carência brasileira de produtos industrializados, em decorrência da estagnação da produção nacional durante os anos da guerra contra o Paraguai;
 Certo	a ampliação das relações comerciais entre Inglaterra e Brasil, resultado imediato da assinatura do Alvará de Abertura dos Portos pelo regente D. João;
	o comércio que piratas ingleses realizavam com os índios, ao longo do litoral brasileiro, nas décadas que se seguiram à descoberta do Brasil;
 
Ref.: 201707763842	
 Código de referência da questão.7a Questão
Em 1807, ao som dos canhões e das baionetas dos soldados franceses, a Família Real e a Corte Portuguesa deixaram Lisboa. Embarcados em vários navios, levaram consigo alguns mantimentos, livros e toda a riqueza que puderam carregar. Após uma longa travessia do Atlântico e uma viagem conturbada, D. João chega ao Brasil em janeiro de 1808. A razão da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil foi:
	o Tratado de Santo Ildefonso,
 Errado	o Tratado de Madri;
 Certo	o Bloqueio Continental;
	o Tratado do Alto Douro.
	o Tratado de Methuen,
 
Ref.: 201707765769	
 Código de referência da questão.8a Questão
Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como:
 Certo	execução de um velho projeto de mudança do centro político do Império português, invocado em épocas de crise.
	incapacidade dos Bragança de resistirem à pressão da Espanha para impedir a anexação de Portugal.
	busca da metrópole por um maior e melhor controle da colonia, afinal de contas, os ideias separatistas estão aflorados.
	exigência diplomática apresentada por Napoleão Bonaparte, então primeiro cônsul da França.
	ato desesperado do Príncipe Regente, pressionado pela rainha-mãe, Dona Maria I.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando