Buscar

trabalho de introduçao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE PSICOLOGIA
INTRODUÇÃO Á PSICOLOGIA
PROFESSOR: 
Antônio Sérgio Mesquita da Silva 
COMPONENTES:
Vanessa Gabriela da Silva Morais
 Vitória de Cássia do Nascimento Carvalho
ESTÁCIO FATERN
CURSO DE PSICOLOGIA
INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA
SEGUNDO CONJUNTO DE QUESTÕES
A partir de seus estudos Skinner assume que a psicologia deveria ter apenas dois objetivos. Quais são eles e como poderiam ser alcançados?
A previsão e o controle de comportamento. Poderiam ser alcançados através da análise experimental do comportamento, uma descrição completa dos antecedentes e dos consequentes de um determinado comportamento.
Cite as estruturas ou componentes das duas tópicas ou teorias sobre a mente apresentadas por Freud.
Primeira tópica: Consciente – Tudo aquilo que estamos consciente no momento, agora. / Pré-consciente – Conteúdos que podem facilmente chegar ao consciente, mas que lá não permanecem. / Inconsciente – Todo o conteúdo mental que não se encontra disponível em determinado momento.
Segunda tópica: Id – É rígido pelo “princípio do prazer”. / Ego – É a parte consciente da mente, sendo responsável por funções como percepção, memória, sentimento e pensamentos. / Superego – É o componente inibidor da mente, atuando de forma contrária ao id. 
Cite as fases da evolução psicossexual da teoria freudiana.
Fase oral – Obtenção de prazer através da região oral, sendo a primeira manifestação de prazer da sexualidade da criança.
Fase anal – O reto torna-se a sede das mais importantes de prazer.
Fase fálico-genital – Os genitais tornam-se fonte de prazer para a criança, fase do Complexo de Édipo.
Período de latência – Período de diminuição, aparente desaparecimento do instinto sexual .
Puberdade – Reaparecimento da exitação sexual semelhante á adulta.
Qual é o objetivo da Gestalt terapia?
Tornar as pessoas mais sinceras ou verdadeiras em suas interações cotidianas.
O que é um “constructo” na teoria de George Kelly?
Interpreta o comportamento em termos cognitivos, enfatiza a maneira de percebermos os eventos, construir ou interpretar o mundo.
Cite as principais características da teoria dos constructos pessoais de George Kelly.
Enfatiza a maneira como os indivíduos interpretam o mundo; considera que a pessoa é um agente ativo em seu envolvimento com o mundo; enfatiza coisas que as pessoas podem fazer para mudar a maneira como pensam; enfatiza os processos cognitivos.
Explique em linhas gerais a teoria Racional Emotiva de Albert Ellis.
Para Ellis as causas das dificuldades psicológicas são atribuídas as crenças irracionais que fazemos da realidade. A teoria didática, diretiva é mais preocupada com a estrutura do pensamento do cliente, busca auxiliar o paciente a perceber as armadilhas que as interpretações equivocadas da realidade. Ellis organiza sua teoria em modelos A-B-C, acredita que nosso sistema de crenças é constituído ao longo de nossas vidas, no sócio-cultural, mediante nossa experiência pessoais. A- fato, acontecimento, B- crenças, C- consequências.
 Quais são as proposições fundamentais da Teoria Cognitiva de Aaron Beck?
Três proposições, fundamentais da teoria cognitiva são, a atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada, a atividade cognitiva influência o comportamento, o comportamento desejado pode ser influenciado mediante aa mudança cognitiva.
O que são crenças centrais (Teoria Cognitiva de Aaron Beck)?
Ideias ou conceitos mais enraizados e fundamentais acerca de nós mesmo, das pessoas e do mundo. As crenças são incondicionais, isto é, independente da situação que se representa ao individuo, ele irá pensar do mesmo modo.
O que são crenças intermediárias (Teoria Cognitiva de Aaron Beck)?
Construções cognitivas derivadas das crenças centrais e subjacentes aos pensamentos automáticos. São regras, normas, promessas e atitudes que adotamos e que guiam nossa conduta. Os pressupostos normalmente são condicionais. As regras são usualmente expressões do tipo: “tenho que” e “devo”.
O que são pensamentos automáticos (Teoria Cognitiva de Aaron Beck)?
Pensamentos que acontecem rápido, involuntário e automaticamente. Normalmente são exageradas e distorciadas e tem um papel importante na psicopatologia porque moldam tanto as emoções como as ações. 
 O que são “esquemas” de acordo com a teoria de Jeffrey Young?
É a expansão do modelo cognitivo com o objetivo de criar novas estratégias de tratamento para os transtornos de personalidade e também os pacientes mais crônicos, mais rígidos e que não respondem bem ao tratamento cognitivo padrão. Os esquemas se referem a temas extremamente estáveis e duradouros que se desenvolvem durante a infância, são elaborados ao longo da vida e são funcionais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais