Buscar

avaliando aprendizado 2 redação instrumental

Prévia do material em texto

A polifonia é um dos elementos constitutivos da narrativa jurídica. Uma das formas de o advogado trazer para a narrativa a polifonia é introduzir em seu texto os discursos direto e/ou indireto. Na transposição do discurso direto para indireto, o profissional do direito precisa ficar atento a algumas técnicas específicas como, por exemplo, mudança dos tempos verbais. Assim, observe o seguinte discurso direto:
 
"Doutor Paulo, não posso confirmar o que não vi. Só estou sabendo agora que meu marido assassinou um homem", disse a esposa do acusado.
 
Transpondo-se corretamente o discurso direto acima para o discurso indireto, temos:
		
	
	A esposa do acusado disse: Doutor Paulo, não posso confirmar o que não vi. Só estava sabendo naquele momento que seu marido assassinou um homem.
	
	Ao Doutor Paulo a esposa do acusado disse que não poderia confirmar o que não via. Declarou ainda que só estava sabendo neste momento que seu marido assassinara um homem.
	 
	A esposa do acusado ao Doutor Paulo que não poderá confirmar o que não tinha visto, uma vez que só está sabendo hoje que seu marido havia assassinado um homem.
	
	Disse a esposa do acusado ao Doutor Paulo: que não podia confirmar o que não viu, pois que só estava sabendo hoje momento que seu marido assassinara um homem.
	 
	A esposa do acusado disse ao Doutor Paulo que não podia confirmar o que não vira. Acrescentou ainda que só estava sabendo naquele momento que seu marido assassinara um homem.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704108810)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma narrativa que apresenta flasback, ou enredo que depende da volta do leitor a determinado tempo perdido no tempo, pode ser considera linear?
		
	
	Pode, porque toda narrativa para ser considerada linear deve apresentar todos os verbos no pretérito e no tempo imperfeito
	
	Não pode, porque a narrativa para ser considerada linear deve apresentar os fatos seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos
	
	Pode, porque toda narrativa para ser considerada linear necessita recuperar o tempo passado antes de seguir adiante
	 
	Não pode, porque toda narrativa considerada linear deve apresentar tempo, espaço e personagens de maneira lógica enquanto as ações desenvolvem-se cronologicamente, indicando o começo, o meio e o fim
	
	Pode, porque para uma narrativa ser considerada linear basta que introduza argumentos de autoridade e vozes alheias ao discurso
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703758230)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No curso de sua argumentação,o autor se vale de todos os procedimentos a seguir,COM EXCEÇÃO apenas de:
		
	 
	ilustrar ponto de vista com citação extraída de texto literário.
	
	recorrer a fatos e exemplos para sustentar ponto de vista.
	
	admitir ponto de vista divergente da linha de orientação desenvolvida.
	
	apelar para o argumento de autoridade
	
	apresentar como tese uma proposição de natureza hipotética.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703758423)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta relativamente ao seguinte parágrafo jurídico contido em petição escrita por procurador, em nome da parte, ao Juiz: Vossa Excelência indeferiu meu pedido porque não aceitou a minha tese argumentativa¿:
		
	
	A falha está no uso do pronome de tratamento
	
	Ao juiz não cabe indeferir pedidos das partes
	
	O uso da primeira pessoa é adequado
	 
	O uso da terceira pessoa seria o adequado
	
	O procurador não pode peticionar ao juiz
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703758805)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a opção correta quanto à conceituação abaixo: (0,5) A ............................. tem o papel de exprimir a posição do enunciador em relação àquilo que diz, podendo atenuar ou intensificar seu discurso.
		
	 
	modalização
	 
	intertextualidade
	
	paráfrase
	
	polifonia
	
	diálogo

Continue navegando