Buscar

Questões AVL anteriores Constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de provas anteriores 
Direito Constitucional
1 – Movimento histórico, politico e jurídico que assegurou os direitos fundamentais dos cidadãos em um documento supremo, ao estabelecer a divisão de poderes e a limitação do governo, é: 
D – Constitucionalismo 
2 – A súmula nº 34 do TJRJ, dispõe que “ Art.153, Parágrafo 2º, Inciso II da Constituição Federal, Não é Autoaplicável, sendo regulamentado por lei ordinária.”. De acordo com o Ato Normativo do TJRJ, o referido dispositivo constitucional possui eficácia: 
A – Limitada 
3 – Diz-se que a CF de 1988, é rígida porque:
B – Prevê para a sua reforma a adoção de procedimento mais complexo do que o adotado para a modificação das leis. 
4 – O poder constituinte reformador no Brasil: 
D – Pode se manifestar por meio de emendas à Constituição, cujo projeto pode ser proposto por mais da metade das assembleias legislativas das Unidades da Federação, manifestando-se cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 
5 – A CF atual pode ser classificada como: 
C – Rígida, dogmática, promulgada e prolixa 
6 – Ao estrangeiro, naturalizado brasileiro, é vedado: 
B – Ser presidente do Senado Federal
7 – Caso Concreto 
A- Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CF/88? 
Minha resposta (Dai): A CF de 88, foi construída com base em múltiplos princípios, várias correntes de pensamento político e econômicos acomodando normas e valores liberais e sociais resultando na manutenção e estabilidade do texto constitucional do texto Constitucional evitando assim, que o mesmo sofra alterações nas mudanças de governos. 
Resposta da Pati: Os princípios liberais (Pautados na Livre Iniciativa) e os princípios de matriz socialista revelam diversas correntes ideológicas, sociais e politicas que evidenciam o fortalecimento de uma verdadeira democracia pluralista. Assim, há uma forte possibilidade de se alcançar a estabilidade da Constituição, não alterando o texto Constitucional, pois tem-se nele as duas tendências que têm um ponto em comum (o trabalho), conjugadas de tal modo a ponto de se encontrar o equilíbrio, a ponto de se concretizar na ida prática, o bem estar social. 
B – Diante de tal característica (ideológica), como a doutrina classifica a CF/88?
Minha resposta (Dai): Quanto a ideologia ela é Heterodoxa. Quanto a extensão é prolixa analítica, e quanto a finalidade é Dirigente. Representando assim, o pluralismo principiológico da CF. 
Resposta da Pati: Quanto à ideologia, a CF/88 é classificada como heterodoxa, pois nela estão presentes diversas ideologias (liberal e socialista, por exemplo)
. 
8 – Explique a relação entre NeoConstitucionalismo a eficácia horizontal dos Direitos fundamentais, justificadamente. 
O Neo Constitucionalismo surge como um desdobramento do moimento do Constitucionalismo, acrescentando outros aspectos como, a nova visão do Direito que antes só se preocupava com a norma, e agora, já abrange a tridimenção do fato, valor e norma, vistos como inseparáveis. Busca-se não apenas limitar o poder do Estado, estrutura-lo organizacionalmente, mas garantir a máxima efetivação da Constituição e a concreta proteção dos direitos fundamentais na ida pratica do indivíduo. Percebe-se que a Constituição não está só no topo mas está no epicentro da pirâmide, sendo a todo momento impregnada pela realidade social, o que possibilita a verdadeira concretização desses Direitos, Não só perante o Estado (Eficácia Vertical) Mas também nas diversas relações que se estabelecem entre os indivíduos (Eficácia horizontal) 
9 – (...) Blá Blá Blá 
No que se refere ao tema Interpretação e Hermenêutica Constitucional, foi possível estudar que uma norma constitucional seja interpretada e aplicada com novo sentido e significado a partir da mudança dos fatos sociais e dos valores de uma sociedade, produzindo uma releitura da própria Constituição escrita, mesmo sem qualquer alteração formal realizada em seu texto. 
Apresente e explique esse processo de alteração da Constituição segundo a doutrina constitucional contemporânea, apontando em qual dos votos dos ministros do STF é verificado tal processo. 
R: Trata-se do processo de Mutação da Norma Constitucional, sendo não escrito e informalo que se tem é uma espécie de Poder Constituinte chamado Difusoque é traduzido como o “Poder social” que é e será sempre capaz de gerar mudanças. Neste caso, não há alteração da escrita mas sim uma ampliação do sentido e significado da norma escrita, aplicando-se os diversos valores presentes na sociedade, sendo esta a que pressiona o judiciário a todo momento a dar respostas para inúmeras realidades, garantindo os direitos já postos ou positivados. 
Verifica-se tal processo novoto ou entendimento I do Ministro Luis Roberto Barroso.

Continue navegando