A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
aulas 1   Teorias e Técnicas Psicoterápicas   aulas

Pré-visualização | Página 1 de 2

Teorias e Técnicas Psicoterápicas
CONSTITUIÇÃO DO Campo da Psicoterapia
O QUE É PSICOTERAPIA?
O QUE É PSICOTERAPIA?
 Psicoterapia = “A Cura pela Fala”.
Tem origem na Medicina antiga, na Religião – a cura através da Fé e no Hipnotismo.
Final do Século XIX – passou a ser utilizada no tratamento das doenças nervosas ou mentais, tornando-se uma atividade médica, restrita do psiquiatra.
Século XX – outros profissionais passaram a exercê-las: Médicos Clínicos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiros.
Atualmente existem mais de 250 modalidades distintas de Psicoterapias.
Psicoterapia
A Psicoterapia é um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos da Psicologia e da Psicopatologia na clínica psicológica, sendo também chamada de Psicologia Clínica.
A psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais , estados de sofrimento, conflitos interpessoais, etc.
Psicoterapia
A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.
 Oferece uma oportunidade de compreender e mudar os padrões relacionamento interpessoal. Os problemas vinculares são fonte de incontáveis sofrimentos, favorecendo a ocorrência de inúmeras doenças.
Em alguns casos, ela cumpre também uma função de educação para a vida, oferecendo um espaço de aprendizado, com instrumentos e conhecimentos que podem ajudar na orientação e condução da vida. Esta função torna-se fundamental em situações de desestruturação decorrente de crises ou casos de imaturidade psicológica, quando a pessoa se sente verdadeiramente inapta para lidar com os enfrentamentos e dificuldades em sua vida. 
Psicoterapia
ALGUMAS APLICAÇÕES DA PSICOTERAPIA
A psicoterapia é um processo que permite transformações profundas da pessoa, com resultados evidentes em diversas situações como:
tratamento de transtornos psicológicos como transtorno do pânico, fobias, transtorno dissociativo, depressão, anorexia, estresse pós traumático etc.
tratamento de transtornos de personalidade  como transtorno borderline, transtorno esquizóide, transtorno paranóide, etc 
trabalho sobre conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais que podem produzir ou contribuir para o sofrimento psicológico. 
elaboração de crises existenciais, de transições difíceis (luto, crises profissionais, etc) e dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc.)
Psicoterapia
A Psicoterapia pode trazer enormes benefícios como:  
desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento,  aprendendo a dialogar com os estados internos, a regular os estados emocionais e adquirir autonomia.
desenvolvimento da capacidade de auto-observação e auto-reflexão
sair dos padrões estereotipados e criar novas narrativas de si,novos modos de compreender e conduzir a própria vida
desenvolver habilidades interpessoais como capacidade empática - saber se colocar no lugar do outro -, capacidade de comunicação,  assertividade, resolução de conflitos, etc.  
fortalecimento psicológico - ampliação da resiliência -  para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta.
favorecer a saúde integral, física e psicológica
busca de sentido existencial 
amadurecimento psicológico. 
Psicoterapia
UMA ABORDAGEM INTEGRADA
A Psicologia Clínica ocupa um lugar fundamental na área da saúde, por oferecer uma visão integrada do ser humano,  incluindo as dimensõespsíquica, orgânica, social e espiritual agindo conjuntamente na produção da existência humana, assim como de seus equilíbrios e desequilíbrios.
Não é possível hoje se falar em "doenças orgânicas" sem uma consideração pela dimensão psicológica e emocional, sendo evidente anatureza psicossomática da existência humana.
Já há algum tempo as pesquisas científicas tem demonstrado que as experiências de vida influenciam diretamente o processo de ativação genética, assim como influenciam as mudanças estruturais que ocorrem no cérebro. Deste modo torna-se cada vez mais artificial a distinção entre doenças mentais e doenças orgânicas . 
Psicoterapia
Cada ser humano - psicossomático por natureza - vive uma história de interações, encontros e acontecimentos em que as doenças, quer se manifestem mais no corpo ou na "mente", sofrem forte influência dos desequilíbrios existenciais e de soluções inadequadas de vida. Os aspectos psicológicos participam não somente da formação de muitas doenças como tem um papel fundamental na sua recuperação.  A psicoterapia oferece recursos importantes para uma compreensão mais ampla do processo de adoecimento assim como estratégias para uma vida mais saudável e integrada. 
Psicoterapia
AS ABORDAGENS TEÓRICAS
Há diversas escolas teóricas na Psicologia que podem ser agrupadas em cinco principais perspectivas, com seus ramos e derivações:
- Psicodinâmica (Psicanálise, Psicologia Analítica, etc)
- Humanista (Gestalt, Psicodrama, etc)
- Corporal (Reichiana, Bioenergética, etc)
- Cognitivo-comportamental
- Sistêmica 
A diversidade decorre tanto da complexidade do tema - a psique humana - como da origem e desenvolvimento da Psicologia a partir da influência de diferentes ramos do conhecimento, da Filosofia, da Medicina, das Religiões, etc.
No geral, as diferentes abordagens teóricas apresentam alguns elementos básicos, como: (1) uma teoria sobre o funcionamento mental, (2) uma teoria do desenvolvimento, (3) uma explicação sobre a origem do sofrimento (psicopatologia) e (4) uma visão sobre o processo terapêutico.
Psicoterapia
OS TIPOS DE PSICOTERAPIA
Há alguns tipos de psicoterapia, conforme as necessidades e a configuração dos problemas, sendo o s principais:
Psicoterapia Individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Psicoterapia de Grupo
Psicoterapia de Casal 
Psicoterapia de Família 
Psicoterapia Institucional
Psicoterapia
OS PRAZOS VARIAM COM OS OBJETIVOS
Um século de pesquisas e desenvolvimento permitem que a Psicoterapia alcance resultados cada vez maiores e mais significativos.
No geral, os prazos de tratamento são relativos aos objetivos almejados e à gravidade do problema.
Há vários desenvolvimentos recentes em psicoterapias breves, que são focadas em objetivos específicos. Atualmente é possível atingir resultados significativos em períodos de 6 a 12 meses e há processos terapêuticos mais profundos que se encerram satisfatoriamente em prazos inferiores a 3 anos.
 
Psicoterapia
Há casos que demandam um trabalho terapêutico mais demorado, geralmente com problemática mais séria, envolvendo traumas precoces, desorganização psicológica, problemas vinculares, imaturidade psicológica etc.  Estes trabalhos podem exigir anos de trabalho contínuo, compensados por mudanças significativas que o trabalho psicoterapêutico pode propiciar.
 Algumas pessoas encontram na terapia um ambiente fundamental de acompanhamento de seu processo de vida, de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, onde são trabalhadas transformações profundas ao longo de vários anos. São situações em que o processo terapêutico não tem um prazo definido, em comum acordo entre o profissional e o cliente.
Psicoterapia
Apesar de poder parecer, à primeira vista, um tratamento oneroso em termos de tempo e dinheiro, a psicoterapia tem se mostrado, na realidade, um modo econômico de tratamento. Pesquisas indicam, por exemplo, que a psicoterapia diminui os índices de consumo de medicamentos e de internações hospitalares(2). A psicoterapia tem se mostrado também um tratamento