Buscar

respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Letra d (art. 47, § 1º)
Este último critério (o territorial), porém, é absoluto em alguns casos excepcionais. É o que se dá – em enumeração exemplificativa, limitadamente a situações previstas no CPC – no caso da competência territorial do foro da situação do imóvel para as demandas fundadas em direito real imobiliário (art. 47, § 1o, in fine e § 2o e no caso da competência do foro de residência do idoso para as causas que versem sobre direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso (art. 53, III, e, combinado com o art. 80 da Lei no 10741/2003, na parte em que permanece vigente).
2 – Letra b (art. 48)
A competência territorial para os processos relacionados à sucessão mortis causa (inventário e partilha, arrecadação, cumprimento de disposições de última vontade, impugnação ou anulação de partilha extrajudicial) e para todos os processos em que o espólio é demandado é do último domicílio do autor da herança, pouco importando o lugar em que se tenha dado o falecimento (art. 48)
3 – Letra d (art. 113) (PEGADINHA LETRA A)
Litisconsórcio é a pluralidade de demandantes ou de demandados em um mesmo processo. Assim, sempre que em um processo houver mais de um demandante ou mais de um demandado, ter-se-á um processo litisconsorcial.
4 – Letra c (art. 139, inciso V)
Essa é letra de lei na risca!
5 – Letra d (art. 177) (PEGADINHA MONSTRUOSA NA LETRA C)
Essa também é letra de lei 
6 – Letra Letra b (art. 5º do Código Civil)
Todos aqueles que tem a capacidade de exercício do art. 5º do CC, tem também capacidade processual.

Outros materiais