Buscar

Surgimento da Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSINHO POPULAR TIRADENTES / SOCIOLOGIA 
Aula 01- O Surgimento da Sociologia 
Prof: Fernando Cruz 
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O SURGIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
A Europa no século XVIII assistiu a uma série de mudanças no cenário político, econômico e social. Podemos destacar:
Iluminismo (Séc.XVIII): Consolidação de uma visão da natureza e das sociedades humanas com base no uso da razão (luz), na observação cientifica da realidade.
Revoluções Liberais (Séc. XVII – XVIII) Questionaram os fundamentos religiosos que legitimavam o poder das monarquias. Possibilidade de mudanças no dia a dia das sociedades produzidas pelos indivíduos. 
Revolução Industrial(Séc. XVIII-XIX): Transformou as bases materiais das sociedades , potencializando os efeitos das revoluções cientificas e políticas. 
Revolução Industrial.
Esses acontecimentos proporcionaram a criação de um cenário de instabilidade e contradição: aumento da produção, investimento em tecnologia, consolidação do processo de industrialização, ascensão política da burguesia, êxodo rural e conseqüente processo de urbanização, o aparecimento do proletariado e de sua consciência de classe, surgimento de um grande número de desempregados, miséria e injustiças sociais. Neste cenário, que surge a necessidade de formar 	uma forma de interpretação, uma ciência capaz de interpretar e compreender os problemas da sociedade urbano-industrial, capaz de explicar essa nova ordem social, política e econômica.
O QUE É A SOCIOLOGIA?
 A preocupação com os problemas da sociedade existe bem antes da Revolução Industrial, ou seja na antigüidade oriental ou na Clássica (greco-romana) já podemos perceber tal engajamento. Platão em A República e Aristóteles em A política já apontavam problemas envolvendo a vida política dos gregos, na Idade Média vários pensadores Árabes discutiam a religiosidade da época, na modernidade, os pensadores renascentistas identificavam problemas sociais e políticos, durante a crise da sociedade feudal e na formação dos Estados Modernos. Porém, essas propostas de analise dos problemas da sociedade não apresentavam uma organização objetiva, eram preocupações não sistematizadas, sem métodos específicos e sem um objeto de estudo claro 
Neste sentido, é somente no século XVIII, que a preocupação com os problemas da sociedade passa a existir como Ciência, passa a ser sistematizado. A Sociologia surge então com um arcabouço teórico, com um método específico e com um objeto de estudos definido. Podemos, pois definir a Sociologia como uma ciência que estuda os fenômenos sociais, procurando refletir sobre eles e tentando explicá-los, através de certos conceitos, técnicas e métodos.
SOCIOLOGIA PORTANTO....
É o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Todos nós somos sociólogos porque estamos sempre analisando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas. O objetivo da sociologia é tornar estas compreensões cotidianas da sociedade mas sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais.
A sociologia estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade.; Ela explora todas as estruturas sociais que ditam a vida social, examina todos os processos sociais, tais como desvio, crime, divergência, conflito, migrações e movimentos sociais, que fluem através de ordem estabelecida socialmente; e busca entender as transformações que este processo provocam na cultura e estrutura social Como a velha maneira de fazer as coisas se transforma,as pessoas buscam respostas para o fato de as rotinas e formulas do passado não funcionarem mais. O mundo hoje está passando por uma transformação dramática e quando a estrutura básica da sociedade.
EXERCÍCIOS
(J.Rendeiro) "A Sociologia é a Ciência dos problemas sociais que emergem com a chegada do século XVIII. Que tem um marco econômico e outro político e social" TELES, Mª Luiza. Sociologia para Jovens. Petropólis - RJ,Ed. Vozes: 2002.
Sobre os aspectos que determinaram o surgimento da Sociologia é correto afirma que:
O Renascimento Comercial e Urbano, assim como, a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das Ciências Sociais.
Com as Revoluções Burguesas e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicos que determinam o surgimento da Sociologia.
É a partir da desagregação feudal e da conseqüente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos
A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
É somente com a Revolução Francesa que a sociedade européia passa a ter a consolidação do poder nobiliárquico e o surgimento da sociologia.
(UFES) Sobre a Sociologia é correto afirmar que:
Surgiu a partir da necessidade de analisar os fenômenos físicos e biológicos e sua relação com o ser humano em sociedade.
É um pensamento científico que ainda guarda o obscurantismo da Idade Média, mas que consolidou-se com a Revolução Industrial.
Apresenta-se no mundo contemporâneo como uma ciência que ainda precisa de instrumentos analíticos, pois ainda não apresenta um processo de sistematização definido.
Deve ser identificada como um ramo da Filosofia que preocupa-se com os acontecimentos sociais e que detém um objeto de estudo definido.
É uma ciência que apresenta um objeto de estudo definido, um método de analise e a sistematização dos seus postulados.
(UFU) Dentre os conceitos abaixo apresentados um não pode ser relacionado à Sociologia:
É a ciência que estuda as relações entre os indivíduos e a sociedade.
É o pensamento científico que analise os problemas sociais oriundos das relações entre as classes sociais.
È uma forma de compreensão filosófica dos problemas sociais, que podem ser percebidos ao longo do processo histórico.
È a ciência que analisa as instituições sociais em relação com o ser humano, organizado em sociedade.
È uma forma de pensamento científico que busca a compreensão dos fatos sociais.
(UFU) A preocupação com os problemas sociais existem desde quando o homem é homem. A busca de soluções para estes problemas também. Mas no entanto o pensamento Sociológico, está diretamente ligado às conseqüências da Revolução Industrial. Neste sentido, o que distingue o pensamento sociológico, dos pensamentos sociais anteriores?
A capacidade do ser humano de relacionar as dificuldades sociais com a possibilidade de solução imediata dessa problemática.
A possibilidade da sistematização, da elaboração de um método de analise e a definição de um objeto de pesquisa.
A transição do pensamento medieval para a criação de uma filosofia da problemática social com os iluministas no século XVIII.
A formação de uma elite de pensadores ligados ao processo de industrialização, que com técnicas matemáticas definiu a sociedade a partir de seus indivíduos.
A criação de uma técnica filosófica que prima pela valorização do indivíduo no todo social, ao mesmo tempo que prima apenas pelas relações do homem com a sociedade.

Outros materiais