Buscar

Lista Macro II 2018.1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista 1 de Macro II
Professora: Maria Isabel Busato
Monitor: Bruno Farina
1) Considere as seguintes equações e justifique as respostas: 
a) A taxa de desemprego natural é igual a 5%.
b) Caso a taxa de desemprego vigente seja igual à natural, uma taxa de crescimento do produto igual a 4% manterá constante a taxa de desemprego.
c) Caso a taxa de desemprego vigente seja menor que a natural, a taxa de inflação vigente será maior que aquela que seria observada caso a taxa de desemprego vigente fosse igual à taxa natural.
d) Caso a taxa de desemprego vigente seja igual à natural e a taxa de inflação vigente seja igual a 5%, uma taxa de crescimento monetário de 9% manterá constante a taxa de desemprego.
e) Caso a taxa de desemprego vigente seja maior que a natural, a taxa de inflação vigente será menor que aquela que seria observada caso a taxa de desemprego vigente fosse igual à taxa natural.
2) Suponha uma economia caracterizada pela seguinte Curva de Phillips:
π = πe + 0,5(Y – Yn).
Em que Y é o produto e Yn é o nível natural de produto (produto potencial). Além disso, π é a taxa de inflação, πe é a taxa de inflação esperada, sendo ambas expressas em percentuais ao ano (ou seja, se a inflação é 1% a.a, então π = 1). Os agentes devem formar expectativas de inflação antes de observá-la. Há dois cenários possíveis: inflação alta (i.e., π = 10) e inflação baixa (i.e., π = 2). O público atribui 25% de chance ao cenário de inflação alta e 75% de chance ao cenário de inflação baixa. Supondo Yn = 100, calcule o produto caso o cenário de inflação alta ocorra.
3) Considere uma economia representada pela curva de Phillips, demanda agregada e lei de Okun, cujas equações são, respectivamente:
πt = πt-1 – (ut – 0,06)
yt = mt – πt
ut – ut-1 = – 0,5(yt – 0,04)
Em que π é a taxa de inflação, u é a taxa de desemprego, y é a taxa de crescimento do produto e m é a taxa de crescimento da oferta de moeda.
Suponha, inicialmente, que mt = 0,15 e que as taxas de desemprego em t e t-1 sejam de 10%. Suponha, agora, que a taxa de crescimento da oferta de moeda aumente para 20% no período t+1, isto é, mt+1 = 0,20 Calcule a taxa de desemprego, medida em %, no período t+1
Avalie as proposições abaixo como verdadeiras ou falsas, sempre justificando brevemente todas as respostas e corrigindo as afirmativas falsas.
4) Avalie se as justificativas abaixo são falsas ou verdadeiras. No caso de serem incorretas, justifique.
a) Os monetaristas, em virtude da existência de defasagens na percepção, elaboração e impacto de medidas de política econômica, sustentam que a política econômica anti-cíclica é imprópria. Assim sendo, a política monetária é, para todos os efeitos, ineficaz, e deveria manter apenas uma taxa constante de expansão da moeda. 
b) Segundo Friedman, devido às defasagens em seus efeitos, políticas monetárias ativas podem criar flutuações e desestabilizar a economia. 
c) A reconstrução da teoria quantitativa da moeda proposta por Friedman demonstra que a política monetária não produz efeitos reais.
d) No modelo monetarista, a redução da inflação esperada não tem impacto algum sobre a relação de curto prazo entre inflação e desemprego. 
e) Segundo a visão Friedmaniana, ciclos econômicos decorrem da insuficiência de demanda agregada.
5) Empregando os conceitos de curva de oferta agregada e de curva de Phillips, julgue as proposições: 
a) Conforme a curva de oferta de Lucas, somente o componente não-antecipado de uma expansão monetária afeta o produto real. 
b) A política monetária exerce impacto real sobre o produto de longo prazo somente quando os agentes econômicos formam expectativas adaptativas. 
c) Dado que os agentes formam expectativas racionais, o viés inflacionário da política monetária discricionária decorre da inconsistência intertemporal do anúncio, por parte da autoridade monetária, de que perseguirá uma inflação baixa. 
d) No longo prazo, a possibilidade de que políticas ativas de administração da demanda sejam utilizadas para reduzir a taxa de desemprego, trazendo-a para um nível inferior à taxa natural, independe do formato da curva de Phillips. 
e) O custo, em termos de queda do produto real, de uma política econômica crível de redução da taxa de inflação é menor quando os agentes econômicos formam expectativas racionais do que quando formam expectativas adaptativas. 
6) Classifique as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): 
a) O modelo dos novos clássicos propõe que um choque monetário positivo e não antecipado gere (no curto prazo) aumento da renda real, inflação e queda do salário real; 
b) Segundo os novos clássicos, pode-se afirmar que: supondo-se que a política monetária tem credibilidade, a redução pré-anunciada na taxa de crescimento do estoque monetário é eficaz no combate à inflação. 
c) As expectativas racionais se formam usando todas as informações disponíveis. 
d) Na versão aceleracionista (ou expectacional) da curva de Phillips desenvolvida por Friedman, os trabalhadores sofrem de “ilusão monetária” quando a inflação se eleva (em relação ao período anterior); 
7) Considere uma economia com as seguintes características:
· Curva de Phillips: 
· Demanda agregada: 
· Lei de Okun: 
Onde: 𝜋𝑡 é a taxa de inflação no ano t; é inflação esperada para o ano t; 𝑢𝑡 é a taxa de desemprego no ano t ; 𝑦𝑡 é a taxa de crescimento do produto no ano t; 𝑚𝑡 é a taxa de crescimento da oferta de moeda no ano t. Com base nessas condições, avalie as proposições:
a) No ano 1, a economia encontra-se em uma situação em que 𝜋𝑡 = = 0,10. O Banco Central, que controla diretamente a taxa de inflação, anuncia a implementação, a partir do ano 2, de uma política de desinflação visando trazer a inflação para 0,05 (isto é, 5%). Se as expectativas são racionais e o Banco Central é capaz de adotar um mecanismo de comprometimento crível, a desinflação é imediata e a razão de sacrifício é 1/2
b) Caso a taxa de desemprego vigente seja igual à natural e a taxa de inflação vigente seja igual a esperada e de 6%, uma taxa de crescimento monetário de 12% manterá constante a taxa de desemprego.
c) Considere que os agentes formam expectativas de inflação antes de observá-la. Suponha ainda que há dois cenários possíveis: Inflação alta (π = 0,10) e inflação baixa (p = 0,02). O público atribui 25% de chance ao cenário de inflação alta e 75% de chance ao cenário de inflação baixa. O desemprego em t, caso ocorra a inflação baixa, será igual a 9%.
d) Suponha que os agentes formam expectativas adaptativamente (𝜋𝑡𝑒=𝜋𝑡−1). Nesse caso, se a taxa de desemprego estiver inicialmente em seu nível natural, um aumento da taxa de expansão monetária provoca uma redução permanente da taxa de desemprego abaixo da natural.
e) Suponha que as expectativas de inflação dos agentes são formadas adaptativamente na forma 𝜋𝑡𝑒 = 𝜋𝑡−1, que 𝑚𝑡=0,10, que as taxas de desemprego em t e t-1 sejam de 10% e que a taxa de crescimento da oferta de moeda aumente para 14% no período t+1, isto é, 𝑚𝑡+1=0,14. A taxa de desemprego, medida em %, no período t+1 é igual a 10.

Continue navegando