Buscar

ATIVIDADE 1 ANTROPOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir do que foi apresentado e das situações que você já presenciou, responda: Será que existe um conceito universal de beleza? O “gosto” é mesmo uma manifestação de preferência pessoal ou ele está marcado pela cultura em que nos inserimos? Será que esse mesmo “gosto” esconde algum tipo de preconceito, como por exemplo, a preferência pelos modelos e padrões de origem europeu?
Entendo que o mais sensato é acreditar “que a beleza, está nos olhos de quem vê”. Mas infelizmente não é isso que ocorre, pois as grandes marcas predominantes no mundo da moda e mídia, moldam as ideias a serem vendidas para nós e que, por convenção, o mundo globalizado acaba comprando e difundindo cada vez mais.
“Gosto não se discute”. Frase forte, mas sem muita exaltação nos dias de hoje, pois a manifestação e o simples fato de gostar, está atrelado ao pré conceito formado daquilo que se pode gostar. Temos a imagem condicionada sobre o que é bonito e do que é feio, tudo isso inserido na cultura de determinados grupos, com influência popular e o poder de disseminar práticas por eles determinadas.
Conforme dito anterior, independentemente de origem, muito por conta da globalização, espelhamos outras culturas, definindo muitas vezes padrões descaracterizados de beleza, mas inseridos mundialmente e seguidos por simples modismo, oprimindo muitas vezes manifestações culturais por simples e absurdo preconceito.

Outros materiais