Buscar

Caso concreto 6

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I - CCJ0019
Título
SEMANA 6
Descrição
Gevásio, estudante de Direito, realizou amplas pesquisas a respeito dos requisitos de fruição e dos beneficiários dos direitos e garantias fundamentais, isso com o objetivo de passar o seu conhecimento aos moradores da localidade em que reside. À luz da teoria dos direitos fundamentais e da sistemática da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que nenhum direito previsto na Constituição pode ser exercido sem que a lei o regulamente. Julgue e fundamente. (FGV ? adaptada)
Não é correto afirmar que os direitos fundamentais previstos na Constituição não podem ser exercidos sem que a lei os regulamente.
A contrario sensu, as normas constitucionais, que definem os direitos fundamentais, possuem geralmente eficácia plena, de aplicabilidade imediata, pode haver, porém, algumas normas que poderão ter sua aplicabilidade limitada por lei infraconstitucional. Segundo Sarlet:
“a doutrina e a jurisprudência reconhecem, em termos gerais, que o mandamento da imediata aplicabilidade alcança todas as normas de direitos fundamentais, independentemente de sua localização no texto constitucional, o que, além disso, guarda sintonia com o teor literal do art. 5.º, § 1.º, da CF, visto que este expressamente faz referência às normas definidoras de direitos e garantias fundamentais e não apenas aos direitos individuais constantes do art. 5.º. (...) Isso não significa dizer, por outro lado, que todas as normas constitucionais tenham aplicabilidade direta em toda a sua extensão, no sentido de serem todas de eficácia plena, visto que, não raras vezes, há necessidade de interposição do legislador para alguns efeitos.” Sarlet, Marinoni e Mitidiero, 2017, p 390 e 391
Percebemos então que todas as normas constitucionais possuem eficácia plena, de aplicabilidade imediata, porém, algumas dessas normas podem ter aplicabilidade limitada se definida por lei infraconstitucional. 
Não obstante é pacífico entre a doutrina e jurisprudência que os direitos fundamentais têm eficácia vertical – protegem o cidadão em face do Estado – e horizontal, pois também devem ser observados e respeitados nas relações privadas.
(Resposta do professor)
A assertiva é incorreta.
Segundo o princípio da força normativa da constituição, não há, no corpo da lei maior, disposição destituída de eficácia normativa. Soma-se a isso o fato de que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tem aplicação imediata, protegendo o indivíduo em face do estado sem que haja necessidade de regulamentação infraconstitucional.
Desenvolvimento

Continue navegando