Buscar

Anatomia Palpatoria 4

Prévia do material em texto

Músculo bíceps da coxa: possui uma cabeça longa, biarticular, que cruza as articulações do quadril (extensão da coxa) e joelho (flexão da perna); uma cabeça curta que cruza apenas a articulação do joelho. Ambas as cabeças se inserem na cabeça da fíbula, assim, o m. bíceps da coxa se localiza na região posterior e lateral do joelho.Marque a alternativa correta para a melhor estratégia na palpação desta estrutura.
		
	
	Estratégia para a palpação: com o paciente em decúbito ventral, posicione a articulação do joelho em flexão (cerca 130º) e, ofereça uma resistência na região distal da perna em sentido da extensão, solicitando para o paciente manter a posição inicial. Observe na região posterior e medial do joelho a elevação formada pelo tendão do m. semitendíneo, e nesse momento palpe seu tendão e, em direção proximal, seu ventre.
	 
	Estratégia para a palpação: a posição inicial é a mesma executada no m. semitendíneo. Localize na região lateral e posterior do joelho o tendão do m. bíceps da coxa, inserindo-se na cabeça da fíbula.
	
	Estratégia para a palpação: a posição inicial é a mesma executada no m. semitendíneo. Localize na região medial e anterior do joelho o tendão do m. bíceps da coxa, inserindo-se na cabeça da fíbula
	
	Estratégia para a palpação: a posição inicial é a mesma executada no m. semitendíneo. Após localizar o tendão do músculo semitendíneo procure palpar profundamente o m. semimembranáceo.
	
	Estratégia para a palpação: a posição inicial é a mesma executada no m. semitendíneo. Localize na região medial e posterior do joelho o tendão do m. bíceps da coxa, inserindo-se na cabeça da tibia.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601259541)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente com doeça pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) procura o serviço de fisioterapia queixando dor infralateral à clavícula. À palpação, o paciente relata uma dor na região do processo coracóide que se estende até a terceira, quarta e quinta costelas e que piora com inspirações breves e repetidas. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a estrutura mais coerente com a queixa do paciente.
		
	
	Cabeça curta do bíceps
	
	Músculo coracobraquial
	
	Músculo subclávio
	 
	Músculo peitoral menor
	
	Músculo serrátil anterior
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601476897)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente em pé com braços ao longo do corpo, fisioterapeuta localiza a espinha da escápula, palpa imediatamente abaixo dela e solicita para o paciente uma rotação lateral do ombro contra a resistência imposta na mão homolateral. Qual estrutura esta sendo palpada?
		
	 
	Músculo infraespinal
	
	Músculo Supraespinal
	
	Acrômio da Escápula
	
	Músculo subescapular
	
	Músculo redondo maior
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601476895)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Jornal da Pituba - Domingo 17/03/2013) "Jogador Anderson lesiona o músculo peitoral menor e é dúvida para o próximo jogo". De acordo com essa informação, quais os ossos que esse músculo se insere?
		
	
	Escápula e úmero
	
	Úmero e costelas.
	
	Esterno e úmero
	 
	Escápula e costelas
	
	Esterno e costelas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601800482)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O nervo ulnar pode ser palpado em locais relacionados a sua passagem, fazendo-se movimentos suaves de deslizamento para melhor evidenciar a palpação. Esta palpação deverá ser suave para não provocar dor. No cotovelo ele pode ser identificado:
		
	
	lateralmente a cabeça do rádio.
	
	entre a porção lateral do olécrano e o epicôndilo lateral.
	
	em um sulco existente entre o bíceps e o tríceps.
	
	lateralmente ao tendão distal do bíceps braquial.
	 
	entre a porção medial do olécrano e o epicôndilo medial.

Continue navegando