Buscar

CIVIL IV CASO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 03 Caso Concreto Carla e Josefina tinha m entre si um contrato de comodato verbal, pelo q ual a primeira emprestou à segunda uma casa localizada na R ua da Paz, por prazo indeterminado. Após cinco anos de vi gência do contrato, Josefina foi notificada para sua desocupação em trinta dias, Ve ncido o prazo a comodatária não deixou o imóvel alegando que: o comodato não aceita r esilição unilateral e te m direito de r etenção porque no imóvel const ruiu (antes mesmo da notificação p ara devolução) uma garage m e uma piscina para utilizar nos finais de sema na e que ambos lhe geram també m direito à indenização. Diante dessa situação per gunta-se: 
 a) Pode o comodante pedir a restituição do bem concedendo p razo ao comodatário par a sua desocupação? Explique sua resposta. 
 Sim. Trata-se o comodato de empréstimo gra tuito de coisa não fungív el, portanto possível a resilição unilateral do contr ato por simples desinteresse do comodante na sua continu idade. 
 b) Josefina tem direito à indenização e a r etenção pelas obras realizad as? Justifique sua resposta. 
Descumprido o prazo para saída do i móvel, consubstanciado está o esbulho possessório. No entanto, ainda que autorizada a ação de reintegração de posse, Josefina deverá ser indenizada pela construção da g aragem, pois considerada benfeit oria útil, feita enquanto o contrato estava vigente, portanto de bo a-fé. Já pela piscina, J osefina tem apenas e tão -somente direito de levanta mento e se o bem principal não f or danifica do (art. 1219, CC)

Outros materiais