Buscar

CIVIL IV CASO 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 05 Caso Concreto Afirmam Eroulths Cortia no Junior e Jussara Maria Leal de Meirelles (20 07, p. 27) que ?a propried ade não é, assim, uma qualidade do homem, mas uma necessid ade! Ora, se todas as co isas são objeto de um direito de propriedade, todas as coisas têm um proprietário . E até mesmo as eventuais co ntradições do sistema são resolvidas de maneira si mples?. Pergunta -se: 
a) Se todas as co isas têm dono, co mo explicar a res nullius? Explique sua r esposta e nela co nceitue ?
res nullius?. Res nullius é u ma expre ssão latina, co mposta de res + nullius, significando literalmente "coisa se m dono" ou "coisa de ninguém".
b) O clássico conceito de propriedade atende a demandas modernas? Explique sua r esposta. Conceito clássico: 
propriedade é um poder que a pessoa exerce sobre a co isa. Para doutr ina majoritária, poré m, não existe relação ent re pessoa e coisa, razã o pela qual o conceito clássico perdeu f orça nos últimos anos. 
c) A função social po de ser considerad a elemento estrutural do direito de propriedade? Justifique sua resposta. 
A CF/88 quebra o paradigma patri monialista em prol do existencialismo, dei xando a proprieda de de ser um direito absoluto. A leitura do direito de propriedade passa a ser realiza da a part ir da função social (direito fundamental gara ntido pela Constituição) 
Questão objetiva 1 (DPE SE 2012 ) Com relação ao direito de propriedade, direito real por meio do qual o proprietário tem a faculdade de usar, goza r e dispor d a coisa e o direito d e reavê-la do pod er de quem injustamente a possua o u detenha, assinale a o pção correta.
 c. Caso o inva sor de solo alheio esteja de boa -fé e a área invadida exceda a vigésima parte do solo invadido, o inva sor poderá adquirir a proprie dade da parte invadida, mas deverá responder por perda s e danos, abrangendo o s limites dos danos tanto o valor que a invasão a crescer à construção quanto o da área perdida e o da desva lorização da área remanescente . (arts. 1228 e ss., CC). 
Questão objetiva 2 (PGM PB 201 2) O Código Civil brasileiro co nsidera fiduciária a: 
a. propriedade resolúv el de coisa móvel infungível que o devedor, co m escopo de gara ntia, transfere ao credor. (a rts. 1359 e ss., CC).

Continue navegando