Buscar

A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) A morte rea...

A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A morte real extingue a personalidade civil da pessoa natural, impedindo-a de titularizar direitos ou obrigações.
( ) A morte presumida enseja, a partir do requerimento do interessado, a extinção imediata da personalidade civil.
( ) A morte simultânea, quanto à extinção da personalidade civil, guarda enorme relevância para fins sucessórios.
( ) A morte civil, quando declarada para a pessoa natural, enseja a extinção da sua personalidade civil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


a. II e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e III, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I, II e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

U1 - Atividade de Aprendizagem
15 pág.

Direito Civil I OutrosOutros

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: - (V) A morte real extingue a personalidade civil da pessoa natural, impedindo-a de titularizar direitos ou obrigações. - (F) A morte presumida enseja, a partir do requerimento do interessado, a extinção imediata da personalidade civil. - (V) A morte simultânea, quanto à extinção da personalidade civil, guarda enorme relevância para fins sucessórios. - (F) A morte civil, quando declarada para a pessoa natural, enseja a extinção da sua personalidade civil. A sequência correta é a alternativa: c. I, II e III, apenas.

0
Dislike0
User badge image

Matheus Bispo

A sequência correta é: b) F – F – V – V.

  • (F) A morte real não extingue a personalidade civil da pessoa natural de forma imediata. Após o falecimento, a personalidade civil ainda mantém alguns efeitos para fins sucessórios, por exemplo.
  • (F) A morte presumida não resulta na extinção imediata da personalidade civil. A morte presumida ocorre em casos de desaparecimento e ausência, e seus efeitos podem ser reversíveis caso a pessoa reapareça.
  • (V) A morte simultânea é relevante para fins sucessórios, uma vez que a determinação da ordem de falecimento entre duas pessoas pode influenciar a sucessão de bens.
  • (V) A morte civil, quando declarada judicialmente, resulta na extinção da personalidade civil da pessoa natural, geralmente por causas como deserdação ou indignidade.

Aspectos Jurídicos da Morte e Extinção da Personalidade Civil

  • A morte real não extingue imediatamente a personalidade civil, pois alguns efeitos legais podem persistir após o falecimento.
  • A morte presumida é aplicável em casos de ausência prolongada, mas sua declaração não resulta na extinção imediata da personalidade civil.
  • A morte simultânea é importante para determinar a ordem de sucessão entre indivíduos que falecem em circunstâncias similares.
  • A morte civil, quando declarada judicialmente, resulta na extinção da personalidade civil da pessoa natural devido a situações específicas como deserdação ou condenação criminal grave.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais