Buscar

Gastronomia Brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Elaboração do Bolo de Macaxeira - Gastronomia Brasileira
O bolo de mandioca é uma iguaria da culinária brasileira. A receita tem origem indígena e está relacionada ao cultivo da mandioca na bacia tropical do Rio Amazonas.
A mandioca era cultivada por muitas tribos no Brasil. Quando os colonizadores portugueses chegaram ao país, eles logo perceberam que era um alimento importante entre os nativos graças ao seu farto valor nutricional. As raízes da mandioca eram utilizadas para fazer vários tipos de alimentos (receitas doces e salgadas). Dessa forma, a mandioca se tornou base da dieta alimentar do brasileiro. Com o tempo, vários subprodutos com esse ingrediente começaram a ser consumidos, como a farinha de mandioca. O alimento foi muito consumido nas expedições dos bandeirantes paulistas.
O bolo de mandioca faz muito sucesso e é consumido no Brasil desde o período colonial. Hoje é um dos mais consumidos no nordeste e no norte do Brasil. 
O objetivo da aula foi Executar a receita proposta a partir da ficha técnica com medidas caseiras e técnicas adequadas. Apreciar o prato e analisar o processo. 
A receita foi realizada a partir das medidas caseiras e transformamos a informação para medidas técnicas. 
Preparo: será preciso uma panela, colher para mexer, fogão, forma de bolo (formato de sua preferencia). Em um recipiente misture com uma colher a margarina e 3 xícaras de açúcar, acrescente os ovos e continue misturando até obter uma massa homogênea Misture a macaxeira ralada e o côco ralado sempre com uma colher levemente, sem o uso de batedeira. Use a xícara de açúcar que sobrou para caramelizar uma forma, para isto, basta colocar o açúcar na forma, sobre a trempe acesa em fogo brando e esperar derreter. Então espalhe toda a forma com essa calda e retire do fogo. Coloque a massa que você reservou nessa forma e leve diretamente ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos, ou até que o teste da faca dê certo. O bolo deve ficar bem dourado. A preparação dura em média de 10 a 20 minutos.
Sem nenhuma modificação, tivemos como resultado o bolo dourado como esperado!
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/historia-do-bolo-de-mandioca.html
Região Nordeste - Paçoca de carne seca
Os primeiros habitantes da terra do Pau Brasil já tinham o hábito de comer a pa’soca (em tupi) .Com a chegada dos portugueses, e depois dos africanos, ganhou o costume de fazer a paçoca misturando farinha de mandioca com outras sementes, raízes, carnes e temperos. Devido a sua praticidade, durabilidade, fácil transporte, versatilidade e sustância a paçoca foi muito utilizada também por bandeirantes, tropeiros, garimpeiros, etc., que a guardavam em cestos, baús e embornais e a levavam em suas viagens e aventuras e, desta forma, se difundiu por todo país.
 Assim como a farinha de mandioca, a carne seca era tão importante nessa época colonial que o dito popular “Estar por cima da carne seca” significava estar bem de vida, em uma situação próspera.
Aqueles que se embrenhavam na mata sem fim convivem agora com as clareiras abertas pela ganância de quem explora ou pela premência do progresso.   Ou lutam como podem para preservar suas terras e, nelas, a floresta que lhes serve de sustento e abrigo. A história e a geografia são outras, mas a paçoca de carne-seca permanece. Em muitos lugares, a mão-de-pilão ainda sobe e desce, num ritmo cadenciado, no preparo dessa delícia que, de tão boa, é feita até onde o pilão nem existe ou virou peça de decoração. Nesses lugares, o processador, liquidificador ou até mesmo as mãos (para desfiar a carne) cumpre a tarefa. 
O objetivo da aula foi Executar a receita proposta a partir da ficha técnica com medidas caseiras e técnicas adequadas. Apreciar o prato e analisar o processo. 
A receita foi realizada a partir das medidas caseiras e transformamos a informação para medidas técnicas. 
Preparo: será preciso panela, colher para mexer, fogão, forma de bolo.
Após juntar em uma panela a manteiga, a cebola, e a carne de sol, refogue bem todos os ingredientes juntos. Acrescente a farinha de mandioca aos poucos até que se forma uma mistura seca como uma farofa. Sirva quente ou fria. A preparação dura em média de 10 a 20 minutos.
Para a preparação do prato acabamos esquecendo de usar o óleo (o que não interferiu no resultado final do prato, ficou delicioso como se tivesse usado o ingrediente). Fizemos o acréscimo de ¼ de caldo de knorr, 1 dente de alho e uma pitada de pimenta do reino, para incorporar ainda mais o sabor do prato.
Conclusão: tivemos como conclusão que seguindo atentamente a receita proposta e acrescentando ingredientes fora da receita com cautela, o resultado do prato final sempre dará certo!
http://cozinhatradicionalcaicara.blogspot.com.br/2011/11/versatil-pacoca-de-carne-seca.html
https://www.xapuri.info/gastronomia/pacoca-de-carne-seca/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais