Buscar

direito eleitoral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3) Incompatibilidade é um impedimento que se supera com a desincompatibilização que é a faculdade dada ao cidadão para que se desvincule do cargo que é titular no prazo previsto em lei, ou seja o primeiro soluciona-se com o segundo.
5) Incompatibilidade é um impedimento de corrente do exercício de cargo, emprego ou função públicos. Tratando de cargo eletivo surge com o exercício de mandato, sendo este impedimento causa de inelegibilidade,superado com a desincompatibilização.
Essa desincompatibilização é a faculdade dada ao cidadão para que se desvincule do cargo de que é titular, no prazo previsto em lei tornando assim possível sua candidatura,tratando de reeleição os chefes de Poder Executivo podem concorrer ao pleito sem a desincompatibilização. 
6) a] Pode ser absoluta ou relativa. Absoluta é a que causa impedimento para o exercício de quaisquer cargos políticos-eletivos, ou seja o cidadão não poderá disputar eleição em nenhuma circunscrição, já a relativa é que obsta a elegibilidade apenas para alguns cargos;
b]Refere-se apenas as situações que lhe são próprias;
c]Podem ser constitucionais e infraconstitucionais sendo veiculadas apenas por lei complementar;
d] Denomina-se temporárias as inelegibilidades baseadas em circunstâncias transitórias e provisórias isso quanto a duração. Quanto a origem decorre do status da pessoa ou da situação jurídica em que ela se encontra, voltando-se à proteção da sociedade e interesse público.

Continue navegando