Buscar

A psicologia sócio historica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A psicologia sócio-histórica
A perpectiva de base na teoria de Vygotsky revela a possibilidade de uma psicologia diferenciada das demais.
Em 1924, Vygotsky critica as posições atuais declarando serem reducionistas. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky é imbuída de uma crítica fundamentada por sua origem.
A concepção filosófica proposta pelo materialismo dialético é aplicada por Marx e Engels. A liberdade na transformação da realidade social acarreta mudanças nas relações entre as pessoas. 
Vygotsky elabora suas convicções teóricas apontando para o contexto social como um elemento preponderante na produção científica da psicologia. Para manutenção do foco em psicologia social é preciso aprofundar os estudos na teoria marxista.
Vygotsky concebe o homem como produto histórico do seu tempo e a sociedade é resultado desta produção. Nessas circunstâncias a visão do fenômeno psicológico como algo abstrato é criticada.
O sistema capitalista se abastecia do novo homem, “ser produtivo e consumidor’
O mundo em constante movimento começa a instituir a idéia de privacidade, e este homempassa por mudanças que se impõem em todos os campos humanos.
O fenômeno psicológico ora é processo, ora é estrutura, ora manifestação, ora relação,ora é conteúdo, ora é distúrbio, ora experiência.
Entender o fenômeno psicológico é uma investigação da psicologia. Segundo a concepção de Vygotsky, o homem é um produto sócio histórico e cultural.

Continue navegando