Buscar

As Teorias do Crime

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As teorias do crime :
Considera-se o crime dentro do Direito Penal como um dos objetos constituintes do estudo e análise das doutrinas desse ramo do Direito. Analisando separadamente o crime, notar-se-á que o mesmo pode ser conceituado por pontos de vistas que podem ser: formal, buscando o aspecto da lei de tal; material, buscando investigar a essência do crime; ou analítico, buscando analisar os elementos que o constituem. 
Ao observar tais conceitos, pode-se observar dentro do analítico as seguintes teorias que analisam tais elementos que constituem o crime: A Teoria Bipartida, a Tripartida e a Tetrapartida.
Teoria Bipartida:
De corrente majoritária, baseia-se na Teoria Finalista da Ação (teoria de Hans Welzel), considera que o crime é composto da seguinte forma: Fato Típico (conduta, resultado, nexo causal, tipicidade) e o Fato ilícito (considera as excludentes de ilicitude como estado de defesa, legítima defesa, cumprimento de dever legal, exercício regular de direito), portanto a culpabilidade não compõe um elemento de constituição do crime, e sim um aspecto de análise momentâneo na aplicação da pena. Cita-se doutrinadores adeptos de tal teoria : Fernando Capez, Damásio de Jesus, Julio Mirabete.
Teoria Tripartida:
De corrente majoritária, introduzida pelos conceitos vindos da Teoria Bipartida na qual considera-se elementos constituintes de um crime: Fato Típico (conduta, resultado, nexo causal, tipicidade) e o Fato ilícito (considera as excludentes de ilicitude como estado de defesa, legítima defesa, cumprimento de dever legal, exercício regular de direito) porém provinda de uma análise e revisão de tal, onde adiciona a culpabilidade como um elemento constituinte do crime , assim considera-se elementos da culpabilidade, são eles : Imputabilidade, potencial consciência da licitude do ato e a exigibilidade da conduta diversa. Sem a existência dos três aspectos supracitados o crime é afastado. Cita-se doutrinadores adeptos de tal teoria: Cezar Bitencourt, Edgard Magalhães Noronha, Francisco de Assis Toledo, Anibal Bruno
Teoria Tetrapartida:
De corrente minoritária, Além da consideração dos aspectos da Teoria Tripartida, inclui-se a punibilidade dentro dos elementos constituintes do crime, tal punibilidade pode ser considerada a expectativa de punição de quem realizou o delito, Portanto, deve-se considerar a existência de fatores que excluem a sanção de determinada ação, mas não sua subsistência, como por exemplo a característica de prescritibilidade da punição.
Pode-se dizer que no Brasil o conceito inicial que trilhou o Direito Penal foi o conceito Bipartido (fato típico e fato ilícito), porém o conceito Tripartido (fato típico, fato ilícito e culpabilidade) é o de maior predominância na doutrina. Destaca-se que na prática ambos têm uma aplicação parecida, uma vez que o conceito Bipartido não considera a culpabilidade no momento do crime, mas existe a consideração de tal aspecto no momento da análise de penal da ação .

Outros materiais