Buscar

Avaliando constitucional 1 e 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliando Aprend.: CCJ0019_SM_201702432165 V.1 
	
	
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	17/04/2018 15:08:17 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201703169216)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leonídio Henrique Correa Bouças, ex-secretário do município de Uberlândia, segundo informações prestadas na mídia, teria utilizado a máquina pública municipal em favor de sua candidatura a deputado estadual, razão pela qual foi condenado ao pagamento de multa, ressarcimento dos danos causados ao erário e restituição dos bens irregularmente incorporados a seu patrimônio pessoal, segundo decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Ocorreu, assim, o indeferimento da candidatura de Leonídio Henrique Correa Bouças por cometimento de improbidade administrativa, decisão essa confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e pelo Tribunal Superior Eleitoral, ambos determinando a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa. No Recurso Extraordinário nº 633.703, Leonídio Henrique Correa Bouças pleiteou a não aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) à sua situação pessoal, procurando, assim, afastar os regramentos de referida lei complementar sobre sua pessoa. Observando-se o atual posicionamento do Supremo Tribunal Federal, pode-se validamente afirmar que:
		
	
	Leonídio Henrique Correa Bouças, em função do cometimento de atos de improbidade administrativa, perdeu definitivamente seus direitos políticos, permanecendo inelegível, em caráter absoluto, sendo desnecessário se aguardar um ano para aplicação da Lei da Ficha Limpa.
	
	houve a perda dos direitos políticos do ex-secretário municipal de Uberlândia, posto que a gravidade dos fatos cometidos, reunidos à confirmação da condenação pelo Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral, apresentam-se suficientes para impugnação à candidatura de Leonídio Henrique Correa Bouças, sendo considerado inelegível relativamente ao cargo de Deputado Estadual.
	 
	o Supremo Tribunal Federal, apesar de considerar materialmente constitucional o conteúdo informativo da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), afastou a aplicação imediata de referido diploma legal, sob a justificativa de que o princípio da anterioridade eleitoral constitui verdadeira cláusula pétrea, não podendo ser modificada, nem mesmo por emenda constitucional ou mesmo lei complementar, razão pela qual somente poderia ser aplicada a partir de 04.06.2011, ou seja, após 1 (um) ano da vigência de referido diploma legal, respeitando-se, assim, o princípio da anualidade, também denominado princípio da anterioridade eleitoral.
	
	a condenação pelo cometimento de improbidade administrativa não provocará quaisquer efeitos sobre os direitos políticos de Leonídio Henrique Correa Bouças.
	
	a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa, segundo orientação jurisprudencial do STF, ao caso Leonídio Henrique Correa Bouças se mostra adequada, posto que a Lei Complementar nº 135/2010 visa proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício de mandato eletivo e a regularidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta e indireta, sendo considerada materialmente constitucional.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702507748)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As normas constitucionais não autoexecutáveis
		
	
	implicam uma exigência constitucional de ação.
	 
	caracterizam dever constitucional de legislar.
	
	equivalem a uma lacuna constitucional.
	
	acarretam obrigatória supressão de lacuna pelo juiz
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702507784)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Afirma-se que a Constituição:
		
	
	É escrita, quando não admite reforma.
	
	É rígida, quando contempla, apenas, normas materialmente constitucionais.
	
	É histórica, quando possui uma parte rígida e outra flexível, podendo a segunda ser alterada pelo mesmo processo através do qual são alteradas as leis ordinárias.
	 
	É promulgada, quando decorre de órgão constituinte composto de representantes do povo, eleitos com a finalidade de elaborá-la.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703359665)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Delegado de Polícia/RJ - FUNCAB/2012) Quanto ao direito de nacionalidade, previsto na Constituição da República, é correto afirmar:
		
	
	O cargo de militar das Forças Armadas é privativo de brasileiro nato.
	
	Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de 20 anos ininterruptos, desde que requeiram a nacionalidade brasileira, serão considerados brasileiros naturalizados
	 
	Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos na Constituição.
	
	Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro residente em Estado estrangeiro que adquire outra nacionalidade em função de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.
	
	Em respeito ao princípio da origem territorial, todos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, mesmo que estes estejam a serviço de seu país serão considerados brasileiros natos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703250238)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	5. (MP/MG 2007) É CORRETO afirmar que a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela: (0,5)
		
	
	e) lei brasileira se mais favorável ao de cujus.
	 
	c) lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus.
	
	b) lei pessoal do de cujus, desde que não estrangeira.
	
	d) lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros.
	
	a) lei estrangeira.
	
	Avaliando Aprend.: CCJ0019_SM_201702432165 V.1 
	
	
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	23/04/2018 11:58:35 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201703347242)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ESAF/ATRF/2012) Assinale a única opção correta.
		
	 
	São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
	
	O brasileiro nato poderá ser extraditado no caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins.
	
	No sistema jurídico-constitucional pátrio, é cabível a aquisição da nacionalidade brasileira como efeito direto e imediato resultante do casamento civil.
	
	O cargo de Ministro da Fazenda é privativo de brasileiro nato.
	
	O cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho é privativo de brasileiro nato.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703131707)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Constituição corresponde a um conjunto de normas, que pode ser ou não codificada como um documento escrito, que enumera e limita os poderes e funções de uma entidade política. Essas regras formam, ou seja, constituem, o que a entidade é. O termo Constituição pode ser aplicado a qualquer sistema global de leis que definem o funcionamento e a estrutura de um Estado. Considerando os vários critérios utilizados para classificar as constituições, elas podem ser classificadas quanto: I. à forma, em escritas e não escritas; II. ao conteúdo, em materiais e formais; III. à origem, em promulgadas e outorgadas; IV. à estabilidade, em imutáveis, rígidas, flexíveis e semirrígidas; V. à finalidade, em dirigentes e garantias. É correto o que se afirma em:
		
	
	III , IV e V, somente.
	 
	I , II, III IV e V;
	
	II , III e IV, somente;
	
	I . III e V, somente;
	
	I e II, somente;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702507851)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 41 - Exame 02 - OAB-RJ)
- O poder constituinte derivado (ou reformador), com força de emendar a Constituição da República Federativa é:
		
	
	Temporário, autônomo e ilimitado
	
	Soberano, permanente e incondicionado
	
	Inicial, incondicionado e ilimitado
	 
	Secundário, limitado e condicionado;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703350721)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O princípio da igualdade estabelecido no art. 5° da Constituição Federal, traz garantias aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, não sendo uma delas:
		
	
	inviolabilidade do direito a vida.
	
	as respostas acima todas estão erradas
	
	propriedade.
	 
	dignidade da pessoa humana.
	
	liberdade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702507848)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 07 - Exame 25 - OAB-RJ) - Quanto ao poder constituinte derivado, podemos afirmar que:
		
	
	Tem como principais características ser secundário, autônomo, incondicionado e limitado
	
	No exercício do poder constituinte decorrente, atua de forma ilimitada, dada a autonomia dos estados-membros no sistema federativo;
	 
	Pode ser dividido em poder constituinte reformador, sendo o poder de modificar a Constituição da República e, no poder constituinte decorrente, poder de instituir a constituição estadual;
	
	No que tange à Constituição Federal, possui apenas limitações materiais e circunstanciais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando