Buscar

Exercícios Genética de Populações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PUCRS / Escola de Ciências - Disciplina de Genética II
De acordo com o princípio de Hardy-Weinberg, as freqüências alélicas não se alterarão e as proporções genotípicas atingirão um equilíbrio estável, mostrando uma relação constante entre si ao longo das gerações, em populações que não estão evoluindo.
1 - Populações são caracterizadas por determinadas freqüências alélicas em um dado locus gênico, as quais produzem freqüências genotípicas (e fenotípicas) esperadamente flutuantes ao redor de uma média se nenhum fator evolutivo atuar sobre elas. Dada a freqüência de um dos alelos de um locus gênico com dois alelos, complete a tabela com os demais dados, considerando que as populações estão em equilíbrio de Hardy-Weinberg. A seguir, indique no gráfico as alterações nas freqüências de homozigotos e heterozigotos decorrentes das freqüências alélicas.
	Tabela:								Gráfico:
	alelos
	genótipos
	
	Freqüência do alelo a
	A
	a
	AA
	Aa
	aa
	
	
	0,9
	0,8
	0,7
	0,6
	0,5
	0,4
	0,3
	0,2
	0,1
	0
	0
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,1
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,2
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,4
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,5
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,6
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,7
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,8
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,9
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	1
	
	
	
	
	
	
	0,1
	0,2
	0,3
	0,4
	0,5
	0,6
	0,7
	0,8
	0,9
	1
	
	
	
	
	
	
	Freqüência do alelo A
Cálculos das freqüências dos alelos e dos genótipos nas populações (loci autossômicos com dois alelos codominantes ou dominantes):
2 - Numa população em EHW, encontram-se as seguintes freqüências genotípicas: FF=0,49; Ff=0,42; ff=0,09. Considerando que se mantém a panmixia, qual é a freqüência dos alelos?
3 - A análise de um par de alelos autossômicos (B e b) estudados em 4 diferentes populações mostrou as freqüências abaixo. Calcule as freqüências dos alelos B (p) e b (q) de cada uma das 4 populações.
	(I) BB=0,04; Bb=0,32; bb=0,64 - B(p) = _______; b(q) = _______
(II) BB=0,81; Bb=0,18; bb=0,01 - B(p) = _______; b(q) = _______
	(III) BB=0,49; Bb=0,42; bb=0,09 - B(p) = _______; b(q) = _______
(IV) BB=0,25; Bb=0,50; bb=0,25 - B(p) = _______; b(q) = _______
4. Uma população européia foi estudada quanto à freqüência da característica polidactilia. Definiu-se que a característica é dominante, determinada por um locus com dois alelos (A e a) e sua freqüência na população foi de 6%. Calcule as freqüências alélicas e genotípicas.
5. Existe uma raça de bovinos de corte denominada Aberdeen Angus cuja pelagem é determinada por um par de alelos e manifesta-se como preta (dominante) ou vermelha. Em um rebanho, observou-se 350 animais pretos e 140 vermelhos. Calcule as freqüências alélicas e genotípicas neste rebanho.
6. Em um haras gaúcho de cavalos de corrida, o criador registrou o nascimento de 45 potros com a pelagem tordilha e 15 potros alazões (recessivo). Este criador gostaria de saber qual a chance de aparecimento, na próxima geração, de animais tordilhos, levando em consideração que os cruzamentos ocorrerão de forma aleatória, e com o mesmo grupo de animais?
7. A Fenilcetonúria (PKU) é uma característica monogênica, bialélica e recessiva, onde os indivíduos afetados não produzem uma enzima metabolizadora de fenilalanina chamada fenilalanina-hidroxilase. A característica mais grave do distúrbio é o desenvolvimento de retardo mental caso o indivíduo não seja diagnosticado precocemente e tratado com dieta especializada. O diagnóstico pode ser feito ao nascimento pelo teste do pezinho. Em um hospital carioca, de 500 recém-nascidos, 488 apresentaram função normal da enzima. Qual a freqüência estimada para o alelo causador da PKU neste hospital? Qual é a freqüência de indivíduos portadores assintomáticos desta doença?
1,0
0,9
0,8
0,7
0,6
0,5
0,4
0,3
0,2
0,1
0
�PAGE �
�PAGE �1�

Continue navegando