Buscar

desafio 3 semestre concluido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
POLO - UNIDERP/MS
 Débora França Gomes RA: 2810624518
 Elaine Alves de Santana RA: 1912937565
 
DESAFIO PROFISSIONAL
 
Campo Grande – MS
Junho/2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
POLO - UNIDERP/MS
 Débora França Gomes RA: 2810624518
 Elaine Alves de Santana RA: 1912937565
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Profissional apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera Educacional, como requisito obrigatório para cumprimento das disciplinas de Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem e Redes Social e Comunicação, do 2º Bimestre do 1º/2º Semestre, sob orientação do Coordenador do Curso EAD Prof. Me. Lindolfo Anderson Martelli. Tutora EAD Tânia Maria Bertoni Anizeli.
 
Campo Grande – MS
Junho/2016
Introdução
A avaliação, denomidade Prova Brasil, é aplicada uma vez por ano, nos alunos das séries iniciais, até o 9° ano do ensino fundamental, com o objetivo de analisar o desempenho escolar, assim possibilitando aos gestores, a implementação de políticas públicas, e as unidades escolares, um retrato do seu desempenho.
O objetivo desse trabalho é analisar os resultados do SAEB/PROVA BRASIL, e comparar os níveis socioeconômicos, cultural e ambiental da escola.
Vamos analisar, ainda, a importância desses níveis avaliativos, sabendo que cada um deles são essenciais para uma educação de qualidade a qual todos têm direito.
 Prova Brasil
A Prova Brasil, é um meio que as unidades de ensino púbico encontraram para avaliar a qualidade de ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. A partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Os testes são aplicados no ensino fundamental, os alunos respondem questões de português, matemática e um questionário socioeconômico.
Através do resultado, o MEC e as secretarias estaduais e municipais, definem ações para melhoria da qualidade de ensino no país.
O SAEB (Sitema de Avaliação da Educação Básica), que avalia a Educação Básica Bbrasileira, contribui para a melhoria da qualidade de ensino e para universalização do acesso à escola. Oferece ainda subsídios concretos para a formulação e reformulação de políticas publicas voltada para a educação. Esse sistema de avaliação (SAEB), e composto por três avaliações em larga escala:
A ANEB (Avaliação Nacional da Educação Básica), abrange aos alunos da 4 ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do ensino fundamental.
A ANRESC (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), também conhecida como Prova Brasil. Essa avaliação abrange aos alunos da 4ª série/5ºano e 8ª série/9ºano do ensino fundamental. 
A ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), que é aplicada nos alunos da 3ª série do ensino fundamental, seu principal objetivo é avaliar os níveis de alfabetização e letramento nos séries iniciais.
A Prova Brasil, foi desenvolvida e implementada pelo INEP (Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Anísio Teixeira). Seu objetivo principal é auxiliar os governantes nas decisões de direcionamento de recursos financeiros, assim como a comunidade escolar, no esclarecimento de metas e ações pedagogicas que podem melhorar o sistema educacional.
As provas aplicadas são: Português, para analisar a leitura, matemática, para analisar o raciocínio logico e resolução de problemas. Além da prova os alunos respondem a um questionário com perguntas relacionadas ao contexto social, econômico e cultural.
A avaliação em larga escala, avaliam as unidades de ensido, o resultado é uma medida que epossibilita aos gestores a implementação de politicas publicas, e as unidades de ensino retrata seu desempenho. Essa avaliação, foi desenvolvida em 1990, só foi aplicada em 1995. Hoje em dia as unidades de ensino têm desenvolvido seus próprios sistemas de avaliação. Os resultados dessa avaliação colaboram na tomada de decisões, visando à melhoria da qualidade de ensino e suas respectivas intituições. É possível também contruir indicadores nacionais, assim classificando o percentual dos alunos em cada nível.
Perfil Socioeconômico, cultural e Ambiental da Escola Pesquisada.
Como já falamos anteriormente, a prova Brasil, é uma avaliação que trás resultados e informações sobre o sistema de Educação no estado e no país. Desde a formação docente e até mesmo os níveis socioeconômicos, nessa avaliação, podem encontrar ainda, informações sobre em qual contexto à escola se desenvolve, e o trabalho educativo aplicado. O que possibilita apontar o padrão de vida dos alunos, pois com o indicador de nível socioeconômico dessas escolas, é possivel saber a situação social, cultural e ambiental, no qual o aluno se encontra, calculado, a partir da escolaridade dos pais, bens que possuem e contratação de seviços contratados pelos seus familiares.
Para distinguir as escolas, e seus respectivos resultados, foram criados sete grupos de níveis socioeconômicos, sendo que a escola que se classifica no Grupo 1, está com seu nível socioeconômico baixo, e a escola que se classifica no grupo 7, está com seu nível socioeconômico alto.
A Escola Estadual Professor Otaviano Gonçalves da Silveira Junior, encontra-se no grupo 5, a formação docente está em 71.40%%, os alunos que realizaram a prova (alunos do 5º ano) foram 22, a taxa de participação da escola em percentual, foi de 95.65%. 
A avaliação de portugues teve um percentual de 18.18%, falando em nívem de aprendizagem, mas não podemos deixar de observar que 68.19% dos alunos estão abaixo do nível 5. Em matemática, os alunos que se classificaram no nível 5 de proficiência, foram 22,73% e os que não alcançaram o nível 5 foram 45.47%, lembrando que esses percentuais, são separados por níveis de aprendizagem, mas ainda preocupantes, pois apesa de a escola ter se classificado no nível 5, no que se diz nível socioeconômico, nos resultados das provas, podemos observar, que mais da metade dos alunos, estão com níveis de aprendizagem baixos.
Análise Comparativa
Através dessa pesquisa, podemos perceber que, mesmo a escola estando classificada no nível socioeconômico do grupo 5, os níveis de aprendizagem está pela metade, ou seja, metade aprendeu e a outra metade não aprendeu. A escola pesquisada tem um percentual de 18.18% em portugues e 22.73% em matemática. Escolas similares, classificadas no mesmo nível socioeconômico, estão com 18.20% em portugues e 19.90% em matemática. Podemos destacar ainda, que nessas escolas similares, 56.55% dos alunos estãos abaixo do nível 5 em portugues e 46.05% estão abixo do nível 5 em matemática, sendo que 1.03% dos alunos estão abaixo do nível 1 em matemática.
O nível de aprendizagem dos alunos do Estado, em lingua prtuguesa, é de 14.01% e em matemática, é de 17.39%, sendo que 71,45 dos alunos estão abaixo do nível 5 em portugues e 59.895 estão abaixo do nível em matemática e 2.38% estão abaixo do nível 1 em matemática.
Os percentuais de proficiência nacional, em lingua portuguesa, são de 12.97% e 14.97% em matemática, sendo que em portugues, 70.7% dos alunos estão abaixo do nível 5 e em matemática, 60.5% estão abaixo do nivel 5 e 5.13% estão abaixo do nível 1.
Os percentuais da escola pesquisada, 68.19% dos alunos estão abaixo do nível 5 e em matemática, 45.47% desses alunos estão abaixo do nível 5. Fazendo uma análise comparativa, a escola pesquisada, não tem nenhum de seus alunos abaixo de nível 1 e os percentuais de alunos abaixo do nível 5, estão relativamente aproximados, tanto para mais, quanto para menos.
As médias de aprendizagem da escola pesquisada estão em 205.73 em portugues e 227.66 em matemática, as escolas do município, estão com médias 200.44
em portugues e 215.04 em matemática, as escolas estaduais estão com médias de 195.75 em portugues e 211.93 em matemática. No ambito nacional, as médias em portugues, são de 189.71 e em matemática é de 205.08. O que podemos analisar, é que a escola pesquisada, atingiu uma média aproximada da média nacional, mas não podemos ficar somente nesses números, sabemos que a educação no país precisa melhorar e muito. Afinal, todos têm direito a educação de qualidade.
Relatório Final
Concluindo esse desafio profissional, vimos que, foram observados vários aspectos positivos da avaliação da Prova Brasil e também vários outros aspectos que devemos levar como aprendizagem para um maior aproveitamento e aprimoramento desse sistema avaliativo. Foi notado que a escola aqui pesquisada apresenta um parâmetro socioeconômico, cultural e ambiental classificada no grupo 5 em uma escala que vai de 1 á 7, sendo que, o grupo 1 está no seu nível socioeconômico baixo e a escola que se classifica no grupo 7 está no seu nível socioeconômico alto. Contudo a Escola Estadual Otaviano Gonçalves da Silveira Júnior ainda possui em sua avaliação alunos que estão com níveis de aprendizagem em português e matemática muito baixos, pois os resultados das provas nos mostrou isso. Sabemos que as metas intermediárias de cada município e estado são diferentes,pois aquelas com o IDEB muito baixo terão que fazer um esforço maior para chegar mais próximo da meta nacional.E avaliando agora em um quadro comparativo entre a escola pesquisada e as escolas similares observa-se uma considerável vantagem positiva da nossa escola,mas em um parâmetro municipal,estadual e nacional vimos que ainda está aquém de uma nota positiva
Como todos sabemos não podemos somente ranquear sistemas ou impor parâmetros na qualidade de ensino, mas sim, apresentar resultados que sejam incorporados pelos professores, diretores, gestores e também pela própria sociedade para que possamos fomentar o debate de um trabalho pedagógico que subsidie a melhoria da qualidade educacional em todo o País.
Referências
http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/01/bo-ensino-publico-no-brasilb-ruim-desigual-e-estagnado.html 
http://portal.inep.gov.br/web/saeb/perguntas-frequentes 
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/chegou-hora-prova-brasil-429189.shtml 
http://portal.mec.gov.br/prova-brasil 
http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc 
http://porta.inep.gov.br/prova-brasil 
http://www.todospelaeducacao.org.br/busca/?busca=prova+brasil&buscar=

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais