Buscar

SAÚDE DA FAMILIA AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 4
(EQUIDADE #IGUALGADE):
Equidade: Necessidade. Só que necessidade é diferente a depender de cada indivíduo. Cada um tem sua necessidade e cada um será atendido conforme esse sua necessidade.
Igualdade/Igualitário:Sem preconceitos (raça, cor, orientação sexual, gênero, etc) ou privilégios.
Integralidade dos cuidados assistenciais: Notou-se que a promoção deveria ser precedida de prevenção, assim não devesmos descurar também da proteção, que está intimamente relacionada ao processo curativista da doença (evita-se agravamento com a proteção). Já a recuperação é uma proposta nova. Com isso, unindo todas essas ações (promoção, prevenção, proteção e recuperação) teremos a INTEGRALIDADE como uma proposta possível de acontecer de fato.
Assim antes das ações do SUS as ações NÃO eram integrais...claro!
Descentralização das Ações de Saúde: ocorrerá a diluição do poder central da União para os Estados e o Distrito Federal, como também para os Municípios (com o foco na atenção básica, ou seja, a baixa complexidade). Os Estados ficam focados na média e alta complexidade).
Quando falamos que o município é responsável pela baixa complexidade e necessita dos serviços de média e alta ele terá que DESCENTRALIZA (tira a responsabilidade de um e passa para a responsabilidade do próximo, nesse caso para a próxima esfera) suas ações para que a demanda do Estado entre em ação.
Integração das ações dos Serviços de Saúde: quando falamos de serviços a serem prestados estamos falando de uma baixa até uma alta complexidade (se houver necessidade). Então termos as ações PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS. Então integração significa “integrar” essas ações conforme as suas necessidades.
Constituição de Instâncias Colegiadas: Direcionamento das ações. Direção única/Comando único em cada esfera de governo. Assim:
UNIÃO Vou trabalhar com o Ministério da Saúde 
ESTADO/DIST. FEDERAL Secretaria Estadual de Saúde 
MUNICÍPIOS Secretaria Municipal de Saúde 
A partir de entao teremos a criação do Sistema com a criação da Constituição de 1988.

Continue navegando