Buscar

atividade discursiva ed politicas publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED - Políticas Públicas
1.    Tendo em vista o aumento do tempo de contribuição e da idade mínima para se aposentar conforme proposto pela reforma da previdência, discorra sobre essa alteração e os impactos desse aumento para os trabalhadores brasileiros
R: A nova proposta de reforma trabalhista traz com ela aumento no tempo de contribuição e na idade do segurado para ter direito ao benefício. Além do mais, os trabalhadores são totalmente igualados, sem distinção em relação ao trabalho rural. No caso das mulheres, a idade não passa muito longe em relação aos homens, sendo de 62 anos.
Tal proposta vem em desencontro com as condições de trabalho na área rural, tendo em vista que os trabalhadores sofrem com condições de trabalhado e desgastes muito maiores que o em outras profissões, os segurados precisam trabalhar muito a mais do que deveriam em cima de uma proposta que vai contra a constituição em diversos sentidos.
Podemos ver os reflexos nos trabalhadores, que além da idade já avançada, apresentam problemas na saúde física e mental e na atual conjuntura, não se sabe se realmente os trabalhores consigam contribuir completamente, pois a taxa de desemprego cresce mais a cada dia.
Podemos dizer então que a reforma apresenta então vários pontos negativos e prejudiciais aos contribuintes no geral, trazendo assim duvidas a suas eficácias para a população  
2.    Em Reformar para excluir? Contribuição técnica ao debate sobre a reforma da previdência social brasileira é argumentado que a proposta da reforma tem sido apresentada com base em argumentos contestáveis. Com base nesse trabalho, explique  em um texto dissertativo quais seriam esses argumentos e os contra-argumentos que os contestam.
R: Um dos argumentos contidos no texto condizentes com a PEC, alegam que o instituto da previdência é o maio causador da elevação da dívida pública e desacelerador do crescimento econômico. Mediante argumento de fundamental relevância vale lembrar que todo o instuto está assegurado pela CF/88. A Dívida publica vem crescendo consideravelmente há muito tempo, não sendo a previdência o fato gerador da mesma e crescimento econômico não dá um salto maior em vista da má administração dos recursos públicos
O desajuste fiscal mencionado, que seria em decorrência do gasto social obrigatório que é a previdência, não tem fundamento relevante, visto que se é um gasto social obrigatório, nada há do que se questionar, trata-se de garantia fundamental e lícita. Pois com a força de trabalho, os segurados têm o direito de viver a sua velhice dignamente.
A proposta também prevê maior longevidade e envelhecimento populacional, fato q não condiz com o cenário atual, tal que inúmeras pessoas morrem a espera da aposentadoria, devido ao défit em outros sistemas públicos, exemplo a saúde. As pessoas que chegam a uma faixa etária consideravel, já trabalharam o suficiente para que seu trabalho seja revertido em descanso e não para trabalharem mais.
  
3.     Discorra sobre  constituição do seguro-desemprego no Brasil, explicando a sua importância para os trabalhadores, como também as modificações que foram introduzidas recentemente nos critérios exigidos para se ter acesso a esse benefício.
R: Corresponde o seguro-desemprego por garantia ao trabalhador em face a uma dispensa injusta, para que este tenha tempo hábil e recursos para conseguir outro meio de renda. A constituição do seguro-desemprego no Brasil no começo atendia apenas os trabalhadores do mercado formal, demitidos sem justa e causa e baseando-se na remuneração do mesmo e no salário mínimo, oferecendo-o de três a sete benefícios. Atualmente para ter acesso ao benefíco, faz-se uma solicitação. Os que requerem pela primera vez tem direito a quatro parcelas, comprovando vínculo de 18 a 23 meses, 5 parcelas se possuem 24 meses, ou mais se ultrapassam 36 meses antecedentes ao requerimento.
Ao solicitar o benefico pela segunda vez, são dadas três parcelas, comprovando-se 9 meses de trabalho, permanência mínima de 12 meses gera quatro parcelas e cinco parcelas em caso de 24 meses.
O salário mínimo é o parametro do cálculo para ambos os casos de requerimento.

Outros materiais