Buscar

Exercicio acústica


Continue navegando


Prévia do material em texto

1 - Cite exemplos de sons naturais.
Chuva, trovoada, o mar a bater nas rochas ou na areia, do ruído da água dos rios a correr por entre as pedras, dos sons produzidos pelos animais, ruído do vento.
2 - Cite exemplos de sons artificiais. 
sons criados pelo homem, de duas formas: primeiro: sons incidentais biológicos, como a voz, ou, acidentais de origem tecnológica, motores de combustão, sirenes, slot machine, pás de aerogerador; segundo: intencionalmente, sons codificados como a música ou as mensagens linguísticas.
3 – Qual a diferença entre altura, timbre e intensidade?
Intensidade é uma característica do som que está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas
Altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo.  
Timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes, pois as ondas sonoras possuem formas diferentes.
4 - Diga com suas palavras o que você entende, por reflexão, difração de onda, eco e reverberação.
Reflexão ocorre quando as ondas sonoras encontram uma superfície causando assim um “bate e volta”.
Difração de onda é o desvio ou espalhamento sofrido pela onda quando esta contorna ou transpõe obstáculos colocados em seu caminho
Eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto.
Reverberação é a persistência de um som depois de sua emissão por uma fonte ter sido extinta e que ocorre como resultado de reflexões nas paredes de um recinto total ou parcialmente fechado.
5 - Dê exemplos onde pode ocorrer o eco. 
Em locais altos, em casas com salas ou quartos grandes vazios, em cavernas.
6 - Em nosso Estatuto da cidade existem várias diretrizes para que se faça uso da ocupação do solo de modo que seus usuários façam uso dos seus direitos e deveres. Neste sentido,pesquise sobre a Lei Federal 10.257 que regulamenta os artigos 182 e 183, e na Constituição Federal, o artigo 5º; o artigo 23 e o artigo 25 em seus § 1º e 3º. 
Art. 5o Lei municipal específica para área incluída no plano diretor poderá determinar o parcelamento, a edificação ou a utilização compulsórios do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, devendo fixar as condições e os prazos para implementação da referida obrigação.
Art. 23. Extingue-se o direito de superfície
Art. 25. O direito de preempção confere ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares.
§ 1o Lei municipal, baseada no plano diretor, delimitará as áreas em que incidirá o direito de preempção e fixará prazo de vigência, não superior a cinco anos, renovável a partir de um ano após o decurso do prazo inicial de vigência.
§ 2o O direito de preempção fica assegurado durante o prazo de vigência fixado na forma do § 1o, independentemente do número de alienações referentes ao mesmo imóvel.
7 - Pesquise sobre a definição de ruído de especialistas na área da acústica.
 O ruído é o som, ou o conjunto de sons desagradáveis.
8 - Quais seriam os efeitos maléficos que o ruído pode causar na saúde?
Estresse
Depressão
Perda ou diminuição de audição
Agressividade
Perda de atenção e concentração
Dores de Cabeça
Aumento da pressão arterial Cansaço Gastrite e úlcera
Queda de rendimento escolar e no trabalho
Perda de sono
Impotência sexual                                                      Redução da capacidade de comunicação e de memorização
9 - Diga com suas palavras,o que você entende sobre fontes estacionárias, ferroviárias, aéreas e viárias?
Fontes móveis: toda aquela fonte que não se situa em um lugar fixo, podendo locomover-se, ou seja: carros, aeronaves, navios, trens, etc.
Fontes estacionárias: o oposto de fonte móveis. Encontram-se em um local fixo, como as refinarias, indústrias químicas, e centrais de energia elétrica.
10 - Comente o que você entende sobre as figuras abaixo:
A edificação, as árvores e monte, funcionam como barreiras acústicas, impedindo que grande parte do som “passe” para o outro lado.
 
11 - Quais seriam as medidas primordiais para se ter um projeto arquitetônico com um bom desempenho acústico? 
Estudo acústico do entorno do local escolhido para a implantação do projeto. É necessário: - levantamento e análise dos dados relacionados às atividades e ocupação do solo; - à localização e as características das ruas, estradas e vias; - à conformação topográfica; - ao posicionamento e às características de edificações vizinhas; - às áreas sensíveis ao projeto 
12 – Fale sobre a importância dos túneis nas grandes Metrópoles.
Os túneis são elementos importantes de um sistema integrado de infraestrutura. Quando construídos em áreas urbanas tornam-se parte da complexa rede de transporte público promovendo rotas a metrôs, veículos leves sobre trilhos e linhas férreas principais, além de proporcionar ao transporte público uma melhora na fluidez do tráfego local e consequentemente ganhos significativos à população que faz uso destes transportes, pois contribuem para aliviar congestionamentos nos centros das grandes cidades.
13 – Explique com suas palavras a diferença entre isolamento e isolação.
Isolamento é o tratamento acústico que impede a passagem de ruídos externos.
Isolação impede a passagem de ruídos de impactos ou vibração.
14 – O que seria mais importante o arquiteto saber na escolha certa dos materiais acústicos?
É importante saber os tipos de barulhos que estarão presentes tanto no ambiente quanto no seu entorno.
15 – A vibração normalmente se manifesta em baixas frequências: é sempre mais difícil fazer uma parede vibrar em alta frequência. Neste sentido, a baixa frequência pode ser propagada por vibração nos pisos. O que podemos fazer para atenuar a vibração e melhorar acústicamente para que o piso não se transforme em um emissor de ruído? Faça o desenho explicativo. 
Instalam-se pisos flutuantes sobre material resiliente, para atenuar a vibração.