Buscar

Plano de negocio em turismo rural

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Avaré
PLANO DE MARKETING CANTINHO DOS CASAIS, SITIO QUINTAL DO CÉU
							Mayla Cristina Oliveira
Roseli Lopes
Julio César Machado 
Gustavo Antoniaci
Victor Hugo dos Reis
Eliana Ap. Cruz
Profª Dra. Luciana de Moura Carneiro
2017
Introdução
A atividade turística nos últimos anos tem sido de extrema importância no que diz respeito ao desenvolvimento e crescimento da economia mundial. O Turismo detém hoje grande parte do PIB de muitos países que têm melhorado suas condições econômicas em decorrência do avanço que o setor tem proporcionado.
Muitas das cidades brasileiras têm como fatores de produção econômica a agricultura, pecuária, indústria, comércio entre outros. Porém hoje, têm aberto suas portas para um novo setor, o Turismo, que tem no município o cenário de produção e de consumo. A atividade turística pode constituir um investimento inicial gerador do processo ramificado da economia local, e por extensão, regional. É com esta ideia que, investir no Turismo pode ser uma alternativa positiva para os municípios que buscam saída para complementar sua economia e fazer com que haja um maior desenvolvimento da cidade.
Fatores Econômicos
Na fazenda Quintal do Céu não explorado turisticamente, pode ser feito um planejamento sobre o que poderia ser implantado, usando dos potencias já existentes como rios, lagos, as casas, piscina, área de plantio, animais, terreiro e artefatos locais, cultura, gastronomia; ou verificando as possibilidades de se criar atrativos artificiais como parques, trilhas, dormir em barracas, passar a noite em volta da fogueira em noites frias, festas culturais e gastronômicas. Para a concretização do planejamento dos possíveis atrativos, a participação do governo municipal é fundamental, uma vez que este será o responsável pela infraestrutura básica necessária para o desenvolvimento do plano, além dos subsídios para que a população se envolva no projeto com a instalação de hotéis, restaurantes, revitalização do comércio, entretenimentos e que possam participar de treinamentos para uma boa recepção dos futuros visitantes.
O impacto resultante deste tipo de produção é menos imediato do que a indústria tradicional, por exemplo. Tem, entretanto, a vantagem de consolidar uma estrutura econômica sólida, se for mantida viável, através da preservação do que for implantado. Em longo prazo, os benefícios trazidos pelo Turismo na cidade serão muitos, tanto sociais como econômicos. A participação da comunidade durante o processo direta ou indiretamente, cuidando da limpeza de sua rua, da fachada da casa, arborização, colaborará para que estes benefícios sejam ainda maiores.
Fatores Positivos
Com o sucesso da realização do planejamento, as vantagens se refletem das mais variadas formas. O emprego de mão-de-obra em geral ocupada na produção de bens e serviços aumentará consideravelmente, fazendo crescer a rentabilidade de famílias de menor poder aquisitivo. A necessidade de mão-de-obra especializada, com a prestação de serviços diretos ao consumidor como guias, recepcionistas, etc, incentivará a população local a se profissionalizar. Com a movimentação dos turistas, o setor gastronômico, como restaurante e lanchonetes terão a oportunidade de expandir seus empreendimentos e trará a possibilidade da criação de novos estabelecimentos. Além disso, o transporte coletivo deverá se modernizar o que favorecerá não só os visitantes, mas também os próprios moradores. Com a implantação e aperfeiçoamento do setor , haverá a geração de empregos e a movimentação do comércio devido aos produtos que os hotéis precisarão para atender aos hóspedes além do movimento decorrente dos turistas que circularão pela cidade em busca de presentes, lembranças, artesanatos entre outras curiosidades. Beneficiará também a população local, a concorrência que se estabelecerá entre as empresas será benéfica, pois o aumento da produção de bens e serviços estimulará a competitividade entre os elementos da oferta, melhorando a qualidade dos serviços.
Fatores Negativos
Como todas as áreas da economia, o Turismo também possui desvantagens e riscos. O setor exige grandes investimentos de capital, principalmente em sua fase inicial de implantação e o processo se mostra lento até atingir o mercado consumidor. O mau uso do Turismo na cidade, originado da falta de informação e conhecimento das peculiaridades de sua produção representam desvantagens que impedirão a atividade de se desenvolver de forma bem sucedida. Com a valorização dos espaços físicos que poderão se tornar futuros atrativos, o setor imobiliário pode agir de forma desenfreada, supervalorizando o espaço, tornando-o inviável pelos altos custos. O desequilíbrio ambiental como poluição atmosférica além do desgaste dos atrativos, pode causar grandes malefícios à própria população, criando situações complicadas até mesmo à saúde e causando a perda do que já foi implantado.
Portanto, a participação da comunidade na realização da obra turística na localidade é de extrema importância. Se todos colaboram, estes riscos se tornam menores, pois cada um ajuda a cuidar daquilo que trará seu próprio benefício, como exemplo, ajudando a preservar os atrativos, não quebrando, pichando, e não deixando que outros venham a cometer tal destruição. E mesmo que os riscos e desvantagens existam, os benefícios trazidos ao município se sobressairão diante dos pontos negativos se administrados de forma correta e eficaz, diminuindo o desemprego já que muitos empreendimentos serão inaugurados, com isso reduzirá também a criminalidade e violência, pois muitos se ocuparão de forma digna nas novas atividades turísticas, além de aumentar a entrada de dinheiro na cidade, maior arrecadação de tributos por parte do governo, o aumento da renda familiar fará com que as pessoas consumam mais movimentando todos os setores da economia local.
Fatores Tecnológicos	
Além de fornecer a demanda por experiências personalizadas, a propagação de temas de viagens em redes sociais cria uma forte agenda de promoção do turismo em tempo real. O compartilhamento alimenta o sonho de outros turistas. Viajar é um desejo coletivo e o engajamento aumenta ainda mais esse desejo.
Na fazenda Quintal do Céu a tecnologia esta pra ser implantada para uma melhor comunicação, pois a importância do aparato tecnológico em viagens começa desde o planejamento: com a facilidade de acesso à informação - mapas, guias, aplicativos e sites colaborativos; por meio de dispositivos móveis, por exemplo; e com a possibilidade de antecipar experiências, por meio de imagens, relatos, e vídeos disponíveis em rede, tudo isso para uma melhor hospedagem .
Pontos positivos
O investimento em canais de interatividade pode criar uma gestão mais próxima do turista.
O efeito da tecnologia, ao invés de diminuir o desejo pelo deslocamento, estabelece novas formas e necessidades de interação com o mundo. O turismo é a nova indústria da felicidade. Ela tem capacidade de transformar o ser humano, e isso jamais vai ser colocado em xeque, nem pela tecnologia, nem por qualquer outro tipo de desafio. 
O crescente impacto da tecnologia no processo de tomada de decisões do turista mobiliza o empresariado para que se mantenha atento a sua presença digital e à reputação de seus serviços e produtos.
Fatores socioculturais.
É muito comum pessoas que moram em áreas urbanas quererem viajar para o interior com o intuito de eliminar o estresse e conhecer lugares novos e tranquilos, diferentes do agito da cidade grande. A atividade turística representa uma nova perspectiva para o desenvolvimento das áreas rurais, seja socialmente, culturalmente ou economicamente. Porém, para que o desenvolvimento através do turismo de fato ocorra, é necessário que a atividade promova impactos positivos sobre o espaço e a comunidade que dele se apropriam. É preciso que existam atrativos, tanto para pessoas que moram em grandes cidades, quanto pra pessoas deoutras cidades rurais.
A ciência geográfica, no decorrer de sua história, vem passando por sucessivas transformações, as quais buscam o aprimoramento de sua visão e atuação junto às necessidades que surgem, perante a constante evolução da sociedade. Assim, as mudanças que ocorrem na Geografia acompanham a dinâmica social empregada sobre o espaço, dinâmica esta que estabelece e/ou fortalece novas relações sociais, fazendo assim emergir novas necessidades e problemáticas, as quais trazem para ciência geográfica novas frentes de estudo.
O Quintal do Céu busca, antes de tudo, evitar qualquer tipo de segregação social e, dispondo dos melhores planos financeiros, poder incluir o maior número de pessoas possíveis de todas as classes sociais. Apesar de os benefícios econômicos do turismo ser normalmente os mais citados quando se pretende analisar a importância do turismo no desenvolvimento das regiões, a natureza complexa e multifacetada do turismo faz com que os seus efeitos não se limitem apenas à esfera econômica. O turismo poderá contribuir para a valorização do patrimônio cultural, para a revitalização das artes e ofícios tradicionais, para a criação de equipamentos culturais. Outro objetivo do Quintal do Céu é ressaltar os atrativos turísticos presentes e despertar o interesse dos casais apaixonados.
No entanto, apesar de, para a maioria das regiões de destino, os efeitos positivos de o turismo ser superiores aos efeitos negativos, existem vários efeitos negativos de que o turismo poderá ser responsável, como, por exemplo, contribuir para o aumento do nível geral de preços. Por isso que, não apenas mostrar as opções para os interessados, os organizadores dos eventos do Quintal do Céu estão dispostos a conversar com todos para definir os melhores preços a fim de beneficiar todos os envolvidos, tanto internos quanto externos. A maximização dos impactos positivos do turismo e a minimização dos custos passa, obrigatoriamente, pela implementação de estratégias de desenvolvimento turístico que integrem as componentes necessárias para que o turismo possa efetivamente desempenhar o papel de motor de desenvolvimento das regiões que, frequentemente, lhe é atribuído. Uma das componentes fundamentais de qualquer estratégia de desenvolvimento turístico dos destinos é a comunidade. Trabalhar com as pessoas, e não apenas para as pessoas, deve ser o lema de qualquer estratégia de desenvolvimento turístico, por isso que não toleramos coisas como segregação, preconceito ou qualquer coisa que envolva excluir pessoas, ao contrário, queremos incluir pessoas.
Dentro das comunidades receptoras do turismo os residentes assumem um papel fundamental ao serem, simultaneamente, parte integrante da oferta turística desses espaços e ao poderem beneficiar ou ficar prejudicados com o desenvolvimento do turismo. Neste contexto, é fundamental avaliar a percepção que os residentes têm dos impactos do turismo. A conversa é uma das ferramentas indispensáveis que a Quintal do Céu sempre utiliza para poder se mostrar atrativa e agradável para pessoas de fora.
A chegada do turismo às áreas rurais surge como uma nova alternativa, atraindo uma nova demanda. Entretanto, sendo o turismo uma atividade promotora de desenvolvimento, o estabelecimento do turismo nestas áreas, antes de qualquer coisa, traz novas perspectivas para o desenvolvimento de comunidades rurais. Contudo, como qualquer outra atividade humana praticada sobre o espaço, o turismo gera transformações, provocando impactos sobre os espaços e as comunidades que o incorporam, os quais podem ser de cunho sociocultural e econômico.
O surgimento da atividade turística rural ganha determinada expressão seja em nível mundial ou nacional devido dois fatores: A nova demanda que surge vem fugindo do turismo massificado, dominado por grandes empresas hoteleiras e de transporte. Além disso, as mudanças ocorridas nas formas de produção agrícola, à partir da mecanização do campo e os altos níveis de produtividade, que aparecem como consequência das características empregadas pelo sistema atual. Desta forma o turismo em espaços rurais surge como uma atividade não agrícola capaz de promover o desenvolvimento local de comunidades rurais diversificando a economia, dinamizando e revitalizando as práticas socioculturais.
Tendo tudo isso em mente, a Quintal do Céu busca contratar, tanto os melhores profissionais para construir um bom negócio que gere apelo entre todas as pessoas, sejam consultores ou agentes de turismo. Para tanto o turismo ao ser incorporado a uma propriedade rural terá que ser bem planejado para que consiga de fato promover o desenvolvimento local, para isso a atividade turística deverá provocar impactos positivos sobre a localidade e sua comunidade. O desempenho da atividade turística quanto à geração de benefícios ou prejuízos dependerá das políticas públicas e do planejamento da atividade que darão o suporte necessário para a sua implantação e desenvolvimento.
O objetivo do Quintal do Céu é oferecer uma boa opção para os casais de bem poderem se divertir pagando pouco e gerando memórias inesquecíveis. Não trabalhamos apenas para nós mesmos, queremos ver o maior número de pessoas com um sorriso no rosto.
Fatores Políticos/Legais:
O empreendimento Quintal do Céu deve se atentar no plano de Marketing referente aos aspectos de impostos e tributos as recomendações abaixo:
· A hospedagem pressupõe o oferecimento de alojamento, de abrigo para pernoite e habitação temporária mediante pagamento. Assim, não será considerado hospedagem o fornecimento ou disponibilidade de local para a pessoa fazer sua alimentação, sem a oferta de alojamento, e é nisso que a hospedagem se diferencia das atividades praticadas pelos bares, restaurantes e cantinas.
· Além da oferta de alojamento ao público visando explorar uma atividade economicamente, na hospedagem há também a oferta de uma série de outros serviços objetivando aprimorar sua atividade fim, tais como: limpeza, arrumação, salão de beleza, lavagem e passagem de roupa, recepção, portaria, telefonia, serviço de copa e outros. É preciso deixar claro que o fornecimento de alimentação não caracteriza a hospedagem, sendo o essencial nesta atividade a oferta de teto ao público mediante pagamento.
· Os serviços de hospedagem são realizados em hotéis, motéis, pousadas, pensões e similares podendo incluir, também, a oferta de alimentação, porém, como já visto acima, esta atividade não se confunde com a praticada por bares, restaurantes e cantinas, já que estas não envolvem a oferta de alojamento, mas, apenas, a oferta de alimentação e bebidas aos seus clientes.
· Embora haja distinção entre os serviços de hospedagem e os praticados pelos bares, restaurantes e cantinas, os proprietários dessas sociedades sempre tiveram a dúvida no que diz respeito à incidência dos impostos ICMS e ISS sobre suas atividades mercantis.
· Os hotéis, motéis, pousados e congêneres normalmente oferecem aos seus hospedes, além da hospedagem, alimentação e bebidas. Isto é, prestam serviço e fornecem mercadorias aos hóspedes, podendo estar sujeito à incidência concomitante do ISS sobre os serviços de hospedagem e demais e ICMS sobre as mercadorias (alimentação e bebidas). Já os bares, restaurantes e cantinas exploram economicamente somente a oferta de alimentação e bebida (mercadorias) estando sujeitos apenas à incidência do ICMS.
O empreendimento Quintal do Céu deve se atentar no plano de Marketing referente aos aspectos de código de defesa do consumidor e código cívil as recomendações abaixo:
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO da recepção dás 8:00 às 11:00 e 13:00 às 22:00. HOSPEDAGEM DE MENORES, Publicada em outubro de 2009, a Lei 12.038 alterou o art. 250 do Estatuto da criança e do adolescente (ECA) no que se refere à hospedagem de crianças. A partir da legislação, a aceitação dos menores em hotéis está condicionada às seguintes regras: Se acompanhados pelos pais (ou um deles), o menor deverá portar obrigatoriamente identidade ou certidão de nascimento original ou cópiaautenticada, desde que os pais também estejam portando documento de identificação com foto; Se a criança ou adolescente estiver sozinha ou acompanhada de terceiros, é exigida autorização assinada pelos pais ou responsáveis com firma devidamente registrada em cartório ou autorização judicial; É obrigatório o preenchimento de todos os campos da ficha de hóspedes no momento do Check-in. As diárias com check-in às 15:00 horas encerraram às 13:00 horas do dia seguinte, com tolerância máxima de 15 minutos. O alongamento do Check-out será cobrado 1 diárias a mais. O Check-out somente será efetuado das 8:00 hs às 17:00 hs na recepção.
Solicite a inspeção do apartamento no momento do check-out. Favor devolver as chaves e os controles das TVs e do ar condicionado na recepção. O horário do Check-out não se estenderá independente do horário de Check-in, nem haverá reembolso ou desconto em função do horário de check-in ter sido após as 15:00. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas nas dependências de recepção. O uso do telefone ou qualquer equipamento deverá ser feito somente com a autorização de algum funcionário É proibido pegar bebidas na geladeira. As bebidas deverão ser entregues por um funcionário da recepção que já lançará na conta.
A Deliberação Normativa n.º 387 da Embratur, que dispõe sobre o Regulamento dos Meios de Hospedagem, estabelece que os contratos para reserva de acomodações e hospedagem deverão ser consubstanciados por documentos escritos, ou seja, troca de correspondências (inclusive via fax ou e-mail) entre os responsáveis pelos meios de hospedagem e o hóspede ou agente de turismo contratante. No ato da reserva de hospedagem, deve o estabelecimento hoteleiro informar clara e precisamente sobre as características, qualidades, preço, etc. da oferta dos serviços a ser prestado, inclusive, o prazo de cancelamento da reserva. Isto decorre do princípio da publicidade, hoje, muito em prática pelo nosso Código de Defesa do Consumidor. Respeitadas as reservas confirmadas, o estabelecimento não poderá se negar a receber hóspedes salvo por motivo justificável ou previsto na legislação em vigor.
Concorrência:	
 A concorrência com o Canto do Céu é relativamente baixa, pois em Avaré e região há poucos hotéis que fazem esse serviço e em meio rural, esse trabalho seria quase único na cidade.
 Temos em Avaré, segundo a agência de turismo municipal, o Camping Municipal e o Horto Florestal, que podem ser utilizados de forma gratuita, e dessa forma não há concorrência com o Canto do Céu. Mas isso tem de ser levado em conta, pois, ser a primeiro sitio que está fazendo esse tipo de serviço, deve ser feito com muito cuidado todas as etapas, pois a novidade requer mais perfeição.
Fatores Internos:
O cantinho dos casais possui uma ótima localidade menos de 45 minutos da cidade de Avaré-SP, é um local para acampamento, palestras e lazer apropriados para casais.
Um ambiente muito bonito, contato com a natureza, muito bem organizado e limpo.
Além de ser um lugar aconchegante, contém uma piscina para dias mais quentes, um lugar grande e contando com um grande espaço para receber seus hospedes.
Uma horta orgânica e uma padaria para os casais usufruir com muito amor.
 
FATORES INTERNOS
	Oportunidades 
	Ameaças
	Facilidade de acesso
	Trecho sem pavimentação
	Grande área e Bela paisagem
	Maior área sem reforma
	Pouco tempo até o local
	Não há área reservada para se hospedar em quartos quando estiver chovendo
	Grande área de Plantação
	Capacidade para melhorar e crescer a horta
	
	Recursos financeiros limitados
Fazendo uma análise no Quintal do Céu, observa-se que há pouco tempo atrás era uma área familiar e nunca foi explorada turisticamente, passará a ser um polo receptivo de turistas concentrado em casais, transformando a região num centro turístico, onde há infraestrutura turística com foco na gastronomia típica que deve ser explorada, acomodações em barracas, a criação de entretenimentos diversos. Já poderia utilizar o setor turístico da mesma forma feita para promover, crescer e desenvolver a região que hoje apresenta uma economia fraca em quase todos os setores, podendo aproveitar os potencias naturais que a região já possui, como fazendas, cachoeiras, rios, lagos, implantando o Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, e também aproveitar a gastronomia e cultura da região, criando festas típicas, que geram lucros e divulgam as cidades, ou ainda instalar atrativos artificiais que motivem a vinda de visitantes. 
Frente a todas as potencialidades apresentadas acima, as inúmeras vantagens socioeconômicas e culturais além de outras que o Turismo pode proporcionar a todos os agentes econômicos envolvidos, acredita-se que no município, a atividade turística se caracteriza como um fator que contribuirá para a melhoria do nível e da qualidade de vida da população e para a prosperidade das empresas e economia local.

Continue navegando