Buscar

aula 3

Prévia do material em texto

Prof. José Maria Madeira
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO ADMINISTRATIVO
AULA 03
ABUSO DE PODER 
VIOLAÇÃO IDEOLÓGICA DALLEI
Excesso de poder
Desvio de Poder ou de finalidade
Excede os limites da competência 
Competência divorciada do interesse público
Excesso de poder é menos grave que o desvio de poder (incide em crime de abuso de poder . Lei n 4898/65)
DIREITO ADMINISTRATIVO
AULA 03
MEDIDAS LEGAIS CABÍVEIS AO ABUSO DE PODER
FORMA OMISSIVA
FORMA COMISSIVA
MANDADO DE SEGURANÇA
SÚMULA STF N 429 – ENQUANTO PERDURAR O SILÊNCIO
DIREITO ADMINISTRATIVO
AULA 03
• CASO CONCRETO:
(OAB/ FGV) - Um empresário requer a renovação da licença de funcionamento de sua empresa. Passados seis meses da protocolização desse requerimento, nada foi decidido pela autoridade administrativa competente. Que medidas e argumentos jurídicos poderiam ser deduzidos em favor da empresa? 
DIREITO ADMINISTRATIVO
AULA 03
• Questão Objetiva:
(OAB) Diz o art. 94 da Constituição Federal: "Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros, do Ministério Público, com mais de 10 (dez) anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de 10 (dez) anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes. Parágrafo único. Recebidas as indicações, o tribunal formará lista tríplice, enviando-a ao Poder Executivo, que, nos 20 (vinte) dias subsequentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação". 
DIREITO ADMINISTRATIVO
AULA 03
Considerando a norma constitucional, para compor certo Tribunal Regional Federal, dentre os nomes A, B e C, o Presidente da República nomeou o indicado C. Inconformados com tal escolha, A e B ajuizaram ação em que alegam a inadequação da opção feita e a consequente nulidade do ato de nomeação de C. Nesse sentido, de acordo com doutrina e jurisprudência dominantes, é correto afirmar que:
DIREITO ADMINISTRATIVO
AULA 03
(A) por se tratar de exercício do poder discricionário da Administração, este ato não é passível de qualquer espécie de controle jurisdicional; 
(B) todo e qualquer ato praticado pela Administração Pública é passível de amplo e irrestrito controle jurisdicional; 
(C) por se tratar de exercício de poder vinculado, este ato só é passível de controle jurisdicional quanto ao chamado mérito administrativo; 
(D) por se tratar de exercício de poder discricionário, o controle jurisdicional deve se restringir aos aspectos da legalidade e verificar se a Administração não ultrapassou os limites da discricionariedade.

Continue navegando