Buscar

atividade contextualizada comunicação e expressão UNINASSAU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nesta música " BYE ,BYE ,Brasil ", na letra não há coesão porque não existem conectivos. O que temos nesta música é a coerência, pois se trata de um dialogo, onde ele está conversando com a namorada, interagindo através de uma conversa “no orelhão ”, dando sentido à composição. Nesta música, portanto, temos COERÊNCIA.
	A COESÃO é feita através das preposições, conjunções, pronomes, advérbios, locuções adverbiais. É o fator que vai garantir a um texto maior legibilidade, ou seja, vai permitir que exista ligação entre os enunciados, evitando que o texto se transforme em um amontoado de frases sem lógica. As frases precisam estar conectadas, assim como os parágrafos. Chamamos esses elementos de conectivos e sua presença no texto confere uma melhor articulação de ideias. 
	A letra da música trata de um diálogo entre namorados em um orelhão. Em um primeiro momento, você pode até achar que é um texto diferente, com um monte de frases soltas que em pouco lembram um texto do jeito que estamos acostumados. Mas à medida que avançamos na leitura, percebemos que existe um “diálogo”, apesar de ouvirmos apenas um dos interlocutores. Embora faltem conectivos, a compreensão do texto não fica prejudicada, pois podemos inferir que existe uma namorada do outro lado da linha e até mesmo podemos “ouvir” o que ela diz através das falas do namorado. 	Portanto, se simularmos o diálogo que existe em “Bye, bye, Brasil”, vamos entender direitinho o que o compositor quer dizer com sua música. Portanto, a coesão é um elemento muito importante para a construção de um texto, mas nem sempre estará presente para conectar ideias e enunciados. Mas, como bons leitores que somos, quando nos depararmos com um texto assim, buscaremos elementos da coerência textual para atribuir sentido a ele, entendendo que um texto sem coesão é sim possível.

Outros materiais