Buscar

Atividades 1 Homem Cultura e Sociedade

Prévia do material em texto

Atividades Homem Cultura e Sociedade
Entre os movimentos políticos da Modernidade, os dois maiores movimentos do final do século XVIII são a independência dos Estados Unidos da América e a Revolução Francesa. Estes movimentos políticos foram possibilitados pelas mudanças filosóficas propostas pela concepção iluminista da realidade social e histórica. A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa apresentaram características em comum. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: 
I- Os movimentos da Modernidade receberam orientação da Igreja Católica. 
II- A Revolução Francesa foi essencialmente um movimento cristão. 
III- As revoluções exigiram um governo centralizado e totalitarista. 
IV- Os movimentos revolucionários almejavam a valorização da liberdade individual. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Somente a afirmativa IV está correta.  
As afirmativas III e IV estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I e IV estão corretas.
As correntes de pensamento desenvolvidas ao longo da História deixaram legados que até o presente estruturam a vida em sociedade e os valores da humanidade no Ocidente. Um dos legados do racionalismo francês para a cultura ocidental foi o denominado pensamento cartesiano. Sobre este conceito, assinale a alternativa CORRETA:
O conceito de pensamento cartesiano se refere ao pensador francês Rene Descartes. Ele tem como principal ideia a metodologia das ciências, exposta no Discurso do Método, no qual transforma a dúvida em uma virtude racional.  
O conceito cartesiano, na filosofia, é oriundo da eficiência e racionalidade dos estados nacionais modernos, no qual o maior exemplo são as cartas enviadas e recebidas através das companhias de correios e telégrafos.
O conceito cartesiano é oriundo de uma junção das castas hindus com a arte asiática. Um termo surgido no século XIX e vinculado ao imperialismo inglês no Oriente, e que teve seu maior opositor na figura de Mahatma Ghandi.
O conceito cartesiano na filosofia é oriundo dos movimentos sociais ingleses, em especial do cartismo, no qual os operários conquistaram direitos ao enviar cartas aos parlamentares da câmara dos comuns.
A Idade Média foi um importante período para o desenvolvimento do pensamento da sociedade judaico-cristã ocidental. O legado dos pensadores medievais até hoje pode ser encontrado no modus vivendi europeu e americano. Sobre o pensamento do medievo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Santo Agostinho, principal nome da patrística, buscava aliar a sabedoria cristã com o pensamento platônico. 
( ) São Tomás de Aquino, principal nome da escolástica, buscou relacionar a Bíblia com o pensamento racional aristotélico. 
( ) Descartes foi um importante nome de pensamento medieval, ao buscar provar a existência de Deus. 
( ) Isaac Newton foi um importante nome do pensamento medieval, ao escrever As profecias de Daniel e Apocalipse. 
Assinale a alternativa que a presenta a sequência CORRETA:
V - V - F - F.  
V - F - F - F.
V - F - V - V.
F - F - F - V.
Certos períodos da história são considerados revolucionários, pois as sociedades apresentam modificações profundas em um curto período temporal. Entre estes, na história do mundo ocidental, o século XVIII é chamado de século das revoluções. Isto porque, naquela época, a humanidade viveu a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e a Revolução Americana. Eventos que transformaram para sempre os destinos humanos. Sobre a Revolução Industrial, assinale a alternativa CORRETA:
Por Revolução Industrial, podemos compreender como um dos capítulos finais da transição do feudalismo para a pós-modernidade.
Por Revolução Industrial, podemos compreender uma radical transformação nas empresas, em geral ligadas às ideias de que o ócio dos funcionários aumenta a produtividade.
Por Revolução Industrial, podemos compreender a transição do modo de produção escravista para o modo de produção feudal.
Por Revolução Industrial, podemos compreender uma profunda transformação nas técnicas da produção dos objetos, com repercussões nos campos econômico, político e social.  
A Filosofia é uma das principais disciplinas do conhecimento humano e possibilita uma compreensão aprofundada das formas de pensamento dos indivíduos e sua relação com a sociedade que os circunda. Um dos locais importantes para a compreensão do desenvolvimento da filosofia no Ocidente foi a Grécia Antiga. Com relação ao pensamento filosófico grego, analise as sentenças a seguir: 
I- A primeira classificação da filosofia grega é dividida em pré-socrática e socrática. 
II- Aristóteles, Platão e Sócrates são três personagens de destaque da filosofia grega. 
III- A filosofia grega tem em Santo Agostinho seu principal nome. 
IV- A filosofia grega pode ser classificada com os termos patrística e medieval. 
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I e IV estão corretas.
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.  
As sentenças II e III estão corretas.
Uma das correntes filosóficas surgidas no século XVIII foi o Empirismo. Um dos principais locais de desenvolvimento do Empirismo foi a Inglaterra. Fato explicado tanto por questões sociais como pela história das ideias inglesas, marcados desde o período medieval por doutrinas filosóficas distintas, como o Nominalismo. Sobre o empirismo bretão setecentista, assinale a alternativa CORRETA:
Para os empiristas ingleses, a experiência não tem importância para o estabelecimento do conhecimento.
Para os empiristas ingleses, o conhecimento é exclusivamente um dom divino.
Para os empiristas ingleses, o conhecimento é algo perigoso e que pode levar o homem a heresias.
Para os empiristas ingleses, a experiência é a origem do conhecimento.  
Alguns momentos da história recebem epítetos específicos. Alguns exemplos são o século V a.C., o século de Péricles, ou a Era Vargas, no Brasil dos anos 1930. Neste sentido, porque o século XVIII é chamado de Século das Luzes?
Porque foi o século em que, na Alemanha, Imanuel Kant publicou a Crítica da Razão Pura.
Porque foi o século em que, na França, desenvolveu-se o Iluminismo, uma corrente filosófica que pregava ideias racionalistas.  
Porque foi o século da invenção da lâmpada incandescente por Thomas Edison.
Porque foi o século da teologia patrística, que acreditava ser a fé uma iluminação interior.
A filosofia é a investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis. Ela se diferencia de outras áreas, como a religião e a ciência, porque possui caraterísticas próprias que a distinguem das demais áreas. Sobre as características da Filosofia, assinale a alternativa CORRETA:
Procura difundir as explicações mitológicas.
Explica a realidade através da fé.
Procura difundir argumentos através da fé e da emoção.
Reflete e explica a realidade a partir da razão.  
Ao pensarmos na história da filosofia ocidental, podemos compreender que determinados momentos são importantes para a compreensão do modo como pensamos e de como a sociedade é organizada. Algumas das ideias basilares da nossa sociedade tiveram origem na França do século XVIII. Sobre o pensamento iluminista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O Iluminismo ocorreu no século XVIII e influenciou a Revolução Francesa. 
( ) O Iluminismo era marcado pela busca da racionalidade. 
( ) O Iluminismo era marcado por um fundamentalismo religioso islâmico. 
( ) O Iluminismo teve como seus principais mentores os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - V - F - F.
F - V - V - F.
V - F - F - V.
V - V - F - F.  
Durante meados dos séculos XVII e XVIII, alguns novos movimentos filosóficos e científicos surgiram no ocidente. Foi uma época de profundas transformações políticase sociais, que também se expressaram no campo das ideias e pensamentos. Com relação aos movimentos que existiram nos séculos XVII e XVIII, analise as sentenças a seguir: 
I- O empirismo é um exemplo do pensamento moderno. 
II- O racionalismo também pode ser considerado um exemplo do pensamento moderno. 
III- A escolástica de Santo Agostinho é um exemplo do pensamento do homem do século XVIII. 
IV- A mitologia é um exemplo de expressão do pensamento moderno. 
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I e IV estão corretas.
As sentenças I e II estão corretas.  
As sentenças I e III estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.

Continue navegando