Buscar

Vinagre: Origem, Composição e Utilidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIEP 322 – Brizolão – Mozart Cunha Guimarães
Bom Jardim, 01 de julho de 2017
Matéria – Ciências - Professora: Jocilene
Turma: 902 - MANHÃ
VINAGRE
VINAGRE
substantivo masculino
Condimento líquido fabricado por meio da fermentação do ácido contido em certas bebidas, esp. o vinho, ou em certas frutas; ácido acético. "temperar a salada com vinagre e azeite"
p.met. qualquer coisa azeda, ácida. "esta laranja deve estar verde, pois está um vinagre."
Entre outras mais vamos nos ater a primeira que é a que nos interessa.
COMO É FEITO O VINAGRE?
 	Vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho. A palavra vinagre significa "vinho azedo" e nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas. A história do vinagre está estreitamente ligada com a do vinho. No entanto foi Pasteur (1822-1895) que determinou as bases científicas da produção industrial do vinagre.
QUAL A COMPOSIÇÃO DO VINAGRE?
O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanoico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre (±7% de ácido acético em solução aquosa).
Emprega-se uma fermentação por leveduras para a produção do álcool. A concentração alcoólica é ajustada entre 10 a 13%, sendo, então, exposta às bactérias do ácido acético (é um processo aeróbio), que vai oxidar a solução alcoólica até que se produza o vinagre na concentração desejada.
O vinagre, que é basicamente uma solução diluída de ácido acético, é feito a partir da oxidação do vinho, ou de outra substância alcoólica; daí o seu nome, derivado do francês vin aigre, literalmente vinho azedo.
Primeiramente os açúcares da uva são degradados a álcool etílico e gás carbônico, produzindo o vinho. A seguir o álcool é oxidado a ácido acético por ação do oxigênio do ar catalisado por bactérias chamadas Acetobacter aceti. Pronto, temos nosso tempero de salada!
É possível fazer vinagre em casa a partir de vinho ou outro líquido alcoólico, e uma pouco de vinagre contendo uma massa de bactérias de vinagre, chamada "madre do vinagre".
HISTÓRIA DO VINAGRE:
Na Bíblia, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, fazem referência ao vinagre. O fato mais conhecido talvez seja a Crucificação de Jesus, em que os romanos oferecem uma esponja embebida de vinagre a Jesus Cristo. Para Hipócrates, a substância continha propriedades medicinais. Era conhecida como porca, uma mistura de galinha e vinagre. Todavia, apesar de ser conhecido desde tempos remotos, a indicação técnica é propriedade de Geber, que o destilou.
PARA QUE PODEMOS USAR O VINAGRE?
Que o vinagre serve pra temperar a comida você já sabe. Mas você sabia que o vinagre branco de álcool também tem utilidades domésticas? Você pode usar para tirar o mofo, por exemplo. Misture um litro de água e 50 ml de água sanitária, passe sobre o mofo. Depois de seco, passe uma solução de água com vinagre.
O ácido do vinagre também consegue retirar todo o sabão da roupa. Por isso, é usado como amaciante. Ele também tira o cheiro de potes de plástico. É só preparar uma solução de vinagre e água quente, despejar dentro do pote, deixar esfriar e lavar novamente. O vinagre também tira o cheiro de urina de animais de tapetes, estofados e colchões, além de tirar a gordura das panelas.

Outros materiais