Buscar

Método de Pesquisa em Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Atividade a Distância 
Período - 2018/1º
Disciplina: Métodos e técnicas de pesquisa em administração
Coordenador:Rovigati Danilo Alyrio 
 1 - Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer. Essa definição etimológica, entretanto, não é suficiente para diferenciar ciência de outras atividades também envolvidas com o aprendizado e o conhecimento. Segundo Trujillo Ferrari (1974), ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação. Lakatos e Marconi (2007, p. 80) acrescentam que, além der ser “uma sistematização de conhecimentos”, ciência é “um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.”
Trujillo Ferrari (1974), por sua vez, considera que a ciência, no mundo de hoje, tem várias tarefas a cumprir, tais como:
a) aumento e melhoria do conhecimento;
b) descoberta de novos fatos ou fenômenos;
c) aproveitamento espiritual do conhecimento na supressão de falsos milagres, mistérios e superstições;
d) aproveitamento material do conhecimento visando à melhoria da condição de vida humana;
e) estabelecimento de certo tipo de controle sobre a natureza.
 
Considerando o texto acima responda as seguintes perguntas:
 
a)   Conhecimento científico é senso comum?
Resposta: Não, o senso comum é parte de um tipo de conhecimento, vulgar, mas não se utiliza do método científico para sua construção, não importa a razão ou causa do fenômeno. O conhecimento científico ultrapassa a realidade do fato, domínio do senso comum, tentando explicar motivos e consequências.
b)   Conhecimento científico é bom-senso?
Resposta: Não. O bom senso tem relação com adequado equilíbrio entre opiniões e valores morais, a capacidade de distinguir o que é verdadeiro ou falso num sentido mais ético, e não científico. O bom senso não carece de técnicas, métodos específicos ou até mesmo provas sistemáticas, diferente do conhecimento científico.. 
 
c)   Conhecimento científico é ideologia?
Resposta: Não, o ideal para a construção do conhecimento científico é justamente conseguir ir além da ideologia, tratando os fenômenos com impessoalidade e crítica as próprias ideologias (para que se possa suplantá-las caso seja isso que as evidências apontem).
d)   Conhecimento científico é paradigma específico?
Resposta: Sim, o conhecimento científico é construído somente a patir de paradigmas específicos. Há um modelo de pesquisa científica que deve ser seguido para que os conhecimentos gerados sejam considerados pela comunidade científica, a metodologia científica.
 
2- Assinale com a letra “V” se as opções a seguir são verdadeiras e com a letra “F se as mesmas forem falsas.
Para que o discurso possa ser reconhecido como científico, precisa ser:
a)   (V)  Lógico;
b)   ( V)  Sistemático;
c)   (V)  Coerente e;
d)    (V) bem-argumentado. (pois devem ser claros e públicos, aceitos pela comunidade científica; e não apenas pela retórica)
 
3 – a) A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação.
Considerando o texto anterior, qual é a sua finalidade?
Resposta: Explicar o que é a base da pequisa científica, introduzindo o tema.
 
b) A pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível gera resposta adequada?
Resposta: As vezes o repertório de conhecimento disponível não é suficiente para explicar o fenômeno, e é objetivo da pesquisa tentar desbravar novos conceitos e hipóteses que abranjam essas novas necessidades.
 
4 - Assinale com a letra “V” se as opções a seguir são verdadeiras e com a letra “F se as mesmas forem falsas.
a)   ( V)  Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.
b)  (F)  Os pesquisadores acreditam que sua firme determinação de fazer o bem, sua integridade de caráter e seu rigor científico são suficientes para assegurar a eticidade de suas pesquisas
 
5 - Assinale com a letra “V” se as opções a seguir são verdadeiras e com a letra “F se as mesmas forem falsas.
É necessário observar os princípios éticos que devem ser observados na produção e na elaboração de trabalhos acadêmicos, como monografias, dissertações, teses, artigos, ensaios etc. Vejamos alguns desses princípios e suas implicações:
 a) (V)  quando se pratica pesquisa, é indispensável pensar na responsabilidade do pesquisador no processo de suas investigações e de seus produtos. Nesse sentido, a honestidade intelectual é fator indispensável aos pesquisadores, tornando-os cidadãos íntegros, éticos, justos e respeitosos consigo e com a própria sociedade;
b) (V)  a apropriação indevida de obras intelectuais de terceiros é ato antiético e qualificado como crime de violação do direito autoral pela lei brasileira, assim como pela legislação de outros países;
c) (V)  o pesquisador deve mostrar-se autor do seu estudo, da sua pesquisa, com autonomia e com respeito aos direitos autorais, sendo fiel às fontes bibliográficas utilizadas no estudo;
d) (F) é considerado plágio a reprodução integral de um texto, sem a autorização do autor, constituindo assim “crime de violação de direitos autorais”; ou parcial
e) (v)  as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orientam a escrita e informam como proceder na apresentação dos trabalhos acadêmicos e científicos, sendo suas regras recomendadas a todo pesquisador, para ter seu trabalho reconhecido como original.

Continue navegando