Buscar

questões classroom segunda unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ASCES-UNITA
Aluna: Paula Helem
Curso: Direito 2º Período / Noturno 2
Docente: Saulo Miranda
Disciplina: Sociologia do Direito
Questões Classroom Sobre o Texto:
(Parte I)
Boaventura na Pasárgada do pluralismo jurídico ou alternativas para uma ciência do direito pós – moderna?
Pergunta 1: Como funcionava o sistema jurídico vigente na Favela Jacarezinho na análise de Boaventura de Souza Santos? Cite exemplos do sistema, indicando as atividades e os órgãos jurisdicionais (Para ajudar vocês podem identificar, por exemplo: Qual órgão responsável pela criação de regras? Quem era responsável pela resolução de conflitos?).
Pergunta 2: O Direito identificado por Boaventura na favela possuía legitimidade perante os moradores daquela comunidade? Explique.
Respostas:
Segundo Boaventura, na favela do Jacarezinho, emergia um direito alternativo que conviva na maioria das vezes em conflito com o direito estatal brasileiro. Era um sistema próprio de regulação legal da favela caracterizado por ser mais retórico e menos institucionalizado, em comparação ao Estado propriamente dito e era gerido pela a Associação dos Moradores da comunidade que surgiu a partir de regras de conduta estipuladas e seguidas, de forma tácita ou explícita, pelos habitantes da favela. Portanto, o órgão que era responsável pelas regras e a resolução dos conflitos entres os moradores da favela, era a Associação dos Moradores, que aplicava à prevenção e resolução de conflitos no seio que da comunidade decorrente da luta pela habitação, que era representado pelo seu Presidente perante a população da comunidade. 
Possuía sim, a legitimidade perante os moradores da favela. Devido ao crescimento desenfreado da favela, os conflitos e a desorganização social surgiu, e a norma jurídica brasileira não conseguiu adentrar na favela, com isso, foi necessário a criação de um Direito interno e informal, com mecanismos capazes de lidar com os litígios e manter a ordem na comunidade e a autotutela era um meio predominante para a resolução dos litígios.

Continue navegando