Buscar

GESTÃO AMB E SUST atividade 4 1 tarefa 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração Pública UFLA
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Rosemeire Iolanda Costa Clemente
Atividade 4.1 - Tarefa 5
1. Cite os grupos de normas que possuem diretrizes estabelecidas pela família ISO 14000.
a) Sistemas de Gestão Ambiental 
b) Auditoria Ambiental 
c) Rotulagem Ambiental 
d) Avaliação de Desempenho Ambiental 
e) Análise do Ciclo de Vida 
f) Termos e Definições 
g) Aspectos Ambientais em Normas de Produtos
2. Por que podemos considerar que a P+L possui uma abordagem preventiva?
	Porque ela aumenta a eficiência global reduzindo os riscos às pessoas e ao meio ambiente. No que diz respeito ao desenho dos produtos, direciona o design para reduzir os impactos negativos do ciclo de vida, desde a extração da matéria-prima até a disposição final, já em relação aos processos de produção, direciona para a economia de matéria-prima e energia, a eliminação do uso de materiais tóxicos e a redução nas quantidades e toxicidade dos resíduos e emissões. Quanto aos serviços, o foco é direcionado para englobar as questões ambientais dentro da estrutura e entrega destes. Ela não importa somente com a tecnologia, mas também com as mudanças de atitudes, onde se procura encontrar melhores resultados sem requisitar novas tecnologias.
3. Explique os três níveis da P+L.
	Conforme a figura da apostila, entendi que no nível 1 busca-se primeiramente a prevenção por meio da redução de resíduos, efluentes e emissões na fonte. Já no nível 2, os resíduos que não podem ser evitados, são reintegrados ao processo de produção, através de uma reciclagem interna. No nível 3, ocorrendo a impossibilidade de reutilização dos resíduos, devem ser adotadas medidas para a reciclagem externa.
4. O que você entendeu por Ecodesign?
	Entendi que Ecodesign é uma estratégia de desenvolvimento de produto que leva em consideração todos os impactos ambientais de um produto através de todas as fases do seu ciclo de vida sem comprometer indevidamente outros critérios tais como, a função do produto, sua qualidade, seu custo, bem como sua aparência.
5. Cite e explique as fases do Ecodesign e os aspectos importantes a serem considerados em cada uma delas.
a) Fase de Pré-produção
	Esta fase inclui o início do projeto, a escolha dos recursos utilizados, levando em consideração os aspectos relacionados à obsolescência e ao desenvolvimento de novos conceitos. Segundo nosso material, para o desenvolvimento de novos conceitos, propõe-se que se vá além do produto tangível, onde devem ser desenvolvidas novas soluções para necessidades específicas. Partindo da análise de qual necessidade um produto atende, busca-se desenvolver uma alternativa que atenda exatamente a esta mesma necessidade, porém com impactos ambientais reduzidos. Assim sendo, a tomada de decisão de aplicar esta estratégia deverá ocorrer nesta fase, pois pode envolver uma mudança radical nas técnicas produtivas e a empresa deve avaliar se está apta a elaborar o produto proposto ou não.
	Aspectos importantes a serem considerados nesta fase:	
1) Desmaterialização do produto – utilizar matéria-prima de fácil separação, sem perder suas características originais;
2) Uso compartilhado do produto – utilização do produto de maneira eficiente e por um número maior de pessoas;
3) Integração de funções – integralização de várias funções em um produto só, para diminuir o material necessário à fabricação do mesmo;
4) Otimização funcional do produto – verificação de quais funções são realmente necessárias, eliminando as que não agregam valor ao mesmo, para não utilizar matéria prima em excesso; 
5)Extensão do tempo de vida – projetar produto de fácil reparação e atualização;
6) Previsão de retorno do produto após sua utilização - devem ser previstas formas de coleta e destino dos produtos ou de seus componentes, ao final de sua vida útil.
	A escolha dos materiais é um dos mais importantes pontos a serem considerados aqui nesta fase, pois causam menores impactos ambientais, assim sendo o projetista deve levar em consideração tais quesitos, bem como: evitar o uso de materiais escassos ou em risco de extinção; utilização de materiais biodegradáveis, de materiais mais leves, materiais de fontes locais, específica de materiais reciclados, materiais de fontes renováveis, materiais puros; escolha de materiais de baixo conteúdo energético, e não utilização de materiais contaminantes.
b) Fase de Produção
	Compreendem as atividades de transformação dos materiais em produtos acabados, incluindo o armazenamento, transporte interno da matéria-prima, montagem e acabamentos como, por exemplo, pinturas. 
Aspectos importantes a serem considerados nesta fase:
1) Redução do uso de energia na produção – dentre as práticas ambientais mais atrativas, os programas de redução do consumo energético;
2) Uso eficiente da matéria-prima – procurar reduzir os materiais utilizados e os desperdícios;
3) Reciclagem em circuito fechado – consiste em inserir os resíduos gerados de volta ao processo produtivo, em um ciclo contínuo.
c) Distribuição
	Durante o projeto, deve-se garantir que o produto seja entregue ao usuário final íntegro, mantendo todas as características propostas. Aqui se devem levar em consideração algumas estratégias importantes, tais como, a facilidade para a desmontagem de um produto; o uso de embalagens retornáveis e a otimização do transporte. A estratégia de facilidade para a desmontagem de um produto beneficia muito a distribuição, tanto em termos de redução de embalagens quanto de otimização dos espaços durante o transporte e armazenagem. 
d) Uso do produto ou serviço
	Observa-se alguns aspectos relacionados ao uso do produto e serviço, tais como o quanto ele consumirá de energia durante o uso e quais insumos serão necessários para que o produto tenha um bom desempenho durante o ciclo de vida, bem como, a relação entre durabilidade e tecnologia empregada, dessa forma, é melhor diminuir o tempo de vida de um produto que utiliza tecnologia mais poluente, substituindo-o por outros que utilizam novas tecnologias, menos poluentes.
	Aqui também deve-se levar em consideração a correta orientação do usuário quanto ao uso do produto, pois, isto também favorece o aumento da vida útil do mesmo. Para se obter eficiência na utilização de produtos ou serviços de uso compartilhado ou coletivo; multifuncionais e produtos com baixo consumo energético, alguns requisitos devem ser levados em consideração, respectivamente, tais como, os produtos que oferecem a possibilidade de atender às necessidades de mais de um único usuário; é por natureza eco eficiente, pois com uma mesma quantidade de material e energia podem ser criados equipamentos para atender diferentes necessidades; a integração de várias funções em um único produto diminui a quantidade de material necessário para a fabricação, em relação à opção de se produzir um produto para cada função.
e) Descarte ou reutilização
	Durante o projeto de um novo produto deve-se prever qual o seu destino após o término de sua vida útil. Se houver a previsão de recolhimento do produto após o uso, deverá então considerar as condições existentes para que isto ocorra e as informações necessárias para que o consumidor colabore para o retorno do mesmo.
6. Cite benefícios da certificação da ISO 14000 para a organização.
a) Reduz os custos no gerenciamento de resíduos;
b) Economia no consumo de energia, matéria-prima, insumos e custos de distribuição;
c) Melhoria na imagem corporativa em relação aos órgãos reguladores, aos clientes e à sociedade em geral;
d) Melhoria contínua de seu desempenho ambiental, ou seja, a organização deve melhorar o seu desempenho ambiental a cada ano, mas ela mesma estabelecerá quanto e como fazer para melhorar.
Nascimento, Luis Felipe. Gestão ambiental e sustentabilidade. 3 ed., Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, Brasília: UAB, 2016.
Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/do-conceito-de-pl-para-o-conceito-de-pcs>.Acesso em 28 de Fev. de 2018.
Bacharelado em Administração. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/solar/aulalink /gad/QaZ/STVIgestao_ambiental_susten/aula_06-9140/03.html>Acesso em 28 de Fev. de 2018.

Continue navegando