Buscar

Atividade Contextualizada - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
 PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
ROSELY TAVARES DE SOUZA
AMANDA MACHADO
		
O Plano Nacional de Educação - PNE (Lei nº 13005/14) é uma lei ordinária, prevista na Constituição Federal, que entrou em vigência no dia 26 de junho de 2014 e valerá por 10 anos. Ela estabelece diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da educação. A partir do momento em que o PNE começa a valer, todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas por ele.
O PNE tem 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior, com atenção para detalhes como a educação inclusiva, a melhoria da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a formação e plano de carreira para professores, bem como a gestão e o financiamento da Educação. O plano também dá grande peso ao financiamento e ampliação dos investimentos.
O Plano Estadual de Educação (PEE), que reúne as metas e as políticas a serem implementadas, tem por objetivo mapear os desafios na área da Educação e propor alternativas e estratégias para que o horizonte desejado se concretize. 
No Brasil, quase todos os Estados apresentam a lei sancionada: 24 Estados apresentam a lei sancionada, 2 Estados com projeto de lei enviado ao legislativo (Minas Gerais e São Paulo) e 1 estado com documento-base elaborado (Rio de Janeiro). Respeitar o contexto local na construção de um é imprescindível. Cada local possui desafios específicos que devem ser levados em conta para se planejar uma educação que garanta o aprendizado de qualidade para todas as crianças e adolescentes. Quando se identificam os problemas, é possível pautar as soluções. E quem melhor sabe disso senão a comunidade escolar? E é ela que está estritamente ligada com outro passo fundamental na elaboração de um plano: a avaliação diagnóstica. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://pne.mec.gov.br/planos-de-educacao/situacao-dos-planos-de-educacao
http://cenpec.wixsite.com/pmebr
http://portal.sedu.es.gov.br:85/
http://www.extraclasse.org.br/edicoes/2014/08/apenas-dez-estados-tem-planos-estaduais/

Outros materiais