Buscar

Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3
O Plano Nacional de Educação (PNE) “[...] constitui uma expressão do planejamento, ferramenta usada pelas sociedades objetivando o alcance de metas estabelecidas para sua organização e desenvolvimento que nas políticas públicas guiam a ação governamental. Ou seja, planejar quer dizer selecionar diretrizes, estratégias, técnicas e modos de agir para que os governos busquem equacionar problemas por meio da intervenção e da regulação nos/dos setores sociais” (AZEVEDO, 2014, p. 266).
AZEVEDO, J. M. L. de. Plano Nacional de Educação e Planejamento: a questão da qualidade da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 265-280, jul./dez. 2014.
O PNE é construído com base em 10 diretrizes, tendo sido elaboradas 20 metas para 2014-2024. Considerando essas informações e os conteúdos estudados, responda: qual é a importância dessas metas para a educação brasileira? Explique por meio de exemplos.
A metas do PNE são importantes estratégias de planejamento do Governo Federal para a educação brasileira. Elas foram construídas a partir de consultas a diversos setores da sociedade, isso porque atendem ao princípio da gestão democrática e participativa da educação. Seu impacto é direto e de médio e longo prazo em todos os níveis da educação, desde a educação infantil até a pós-graduação.
O nível de aprendizagem no país ainda está distante das exigências do mundo atual. É o que mostram as avaliações internacionais como o PISA, que vem constatando nos últimos anos baixo desempenho de alunos brasileiros em leitura, matemática e ciências. Portanto, as metas do PNE constituem um importante norteador para a implementação de políticas públicas educacionais, que visam diminuir a desigualdade e combater a precarização das condições de trabalho dos professores.
A formação e a valorização dos profissionais de educação, o acesso e permanência dos alunos, a infraestrutura básica da escola e o financiamento são outros pontos que estão sendo muito focados durante esse processo de adaptação das redes às medidas de isolamento social por causa da pandemia e que são tratados no PNE. A tendência trazida com o cenário da pandemia do Covid 19 é que a democratização do acesso à tecnologia também seja uma prioridade, o que é cada vez mais comum em países mais desenvolvidos. 
Em 1996, por exemplo, o primeiro Plano Nacional de Educação foi criado, no entanto, vários objetivos não foram alcançados. Dessa forma, um novo plano – o sancionado em 2014 – foi criado de maneira mais objetiva e com muitos dados estatísticos, o que facilita não só o cumprimento, mas também a sua fiscalização. 
O plano não foi considerado na elaboração das leis orçamentárias municipais, o que se traduz em sério impedimento na realização das metas estabelecidas. Não existiu durante anos, monitoramento da execução do plano, as ações da educação nesse período foram realizadas de forma a desconsiderar o plano como lei municipal vigente, e essa foi uma das razões para que não atingissem as metas nos prazos estabelecidos.
Ademais, percebe-se que o PNE traça metas e estratégias bem estruturadas em sua maioria, mas não considera os recursos municipais para sua realização. A maioria de suas metas só poderão ser realizadas em parceria com outras secretarias e com complementação das verbas municipais que são escassas e incapazes de cumprir o plano. Foi realizado a partir das metas nacionais e em algumas de suas estratégias não considerou a realidade local, percebe-se em alguns momentos que meta e estratégia se contradizem.
A importância do PNE para a população em geral está pelo fato de que famílias, sociedade civil e justiça podem fazer um controle social, visto que todas as metas e estratégias são urgentes. Assim, a necessidade de elaboração de um plano de ação para que as metas saiam do papel, sobretudo, as políticas públicas de financiamento para embasar tais ações. 
Dessa forma, é necessária uma revisão do texto, e solicitação de Nota Técnica para adequá-lo a realidade do município, para que o Plano possa se efetivar como meio para o alcance da Educação de Qualidade almejada por todos.

Continue navegando