Buscar

Vascularização da Pele

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vascularização da Pele 
 A circulação cutânea se forma por meio de redes de capilares cm todas as regiões do corpo dos vertebrados, a partir de "ilhas sanguíneas" no mesoderma esplâncnico do embrião. À medida que essas ilhas vão se tornando ocas, as células perifé- ricas formam o endotélio vascular, ao passo que as células localizadas centralmente formam as células sanguíneas primitivas. Forma-se um plasma sanguíneo primitivo, aparentemente a partir das células das ilhas sanguíneas. A medida que o feto vai se desenvolvendo esses espaços vasculares separados se unem formando plexos vasculares. O crescimento proliferativo do endotélio une os espaços vasculares simples em canais contínuos e finalmente novos vasos originam-se dos vasos preexistentes. As artérias e veias definitivas surgem pela seleção, ampliação e diferenciação apropriada dos trajetos nessas redes com base nos fatores hemodinâmicos e hereditários. O sistema vascular cutâneo está dividido em três níveis interconectados:
 1. Plexo profundo, subdérmico ou subcutâneo. 
2. Plexo intermediário ou cutâneo.
 3. Plexo superficial ou subpapilar. 
 Em cães e gatos, este suprimento vascular primário da pele resulta da artéria cutânea direta. Os vasos cutâneos diretos correm paralelamente na pele através do plexo profundo, enviando ramificações para os plexos intermediário e superficial. 
 Músculo Eretor do Pêelo e Inervação da Pele
 O músculo eretor do pêlo está presente em toda a superfície da pele recoberta por pêlos, origina-se na derme superficial e insere-se nos pêlos primários. Recebe inervação colinérgica e contrai em resposta a epinefrina, produzindo piloereção. Este músculo está envolvido na termorregulação e no esvaziamento de glândulas sebáceas
Hipoderme 
 A hipoderme é a camada mais profunda da pele e, geralmente, a mais fina.É também chamada de tecido celular subcutâneo ou ainda de panículo adiposo, pois é constituída basicamente de adipócitos (células repletas de gordura).
Ciclo do Pelo 
 
 Os pelos não crescem continuamente, havendo alternâncias de fases de crescimento e repouso, que constituem o ciclo do pêlo. A fase de crescimento denominada anágena caracteriza-se pela intensa atividade mitótica da matriz. 
 Nessa fase, o pêlo se apresenta na máxima expressão estrutural. Segue-se a fase catágena, durante a qual os folículos regridem a um terço de suas dimensões anteriores, interrompe-se a melanogênese na matriz e a proliferação celular interrompe-se até cessar.
 As várias raças caninas apresentam diversos tipos de pelagem, variando quanto à textura, densidade, comprimento, etc. Tal diversidade de tipos está, muitas vezes, ligada à função à qual a raça se destina. De uma forma simplificada, poderíamos dividir cães de acordo com a pelagem: cães de pêlo longo, pêlo curto e pêlo duro.
Pelagem dos Felinos(gatos)
Sólido, escamas, broncos, tabby, fumaça, golden, particolour, colourpoint, pelos curtos, pelos crespos ou ondulados, pelos longos, sem pelos.
As pelagens dos bovinos apresentam os seguintes categorias, tipos e variedades: 
 Pelagens simples: Preto, branco, vermelho, amarelo 
 Pelagens compostas: Moura, rosilho, cinza 
 Pelagens conjugadas: Chita de vermelho, vermelho chitado, chita de amarelo, amarelo chitado, malhado, remendado ou oveiro.
Pelagem dos Equinos
 Alazão, baio, branco, cebruno, colorado, douradilho, gateado, mouro, ouveio, picaço, preto, rosilho, tobiano, tordilho e zaiano.

Outros materiais