Buscar

Aula 05 A EMPRESA COMO SISTEMA

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Aula 6: A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
Ao final desta aula o aluno deverá:  - Conhecer o conceito de Sustentabilidade  - Compreender a responsabilidade social e ambiental das empresas  - Conhecer os pilares da sustentabilidade 
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
 A RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
Nas aulas anteriores tratamos do desempenho das organizações no que tange aos processos sistêmicos. Ao encerramos a aula anterior, abordamos o processo do fluxo sistêmico relacionado a sustentabilidade da empresa.
As últimas décadas do século passado e o início de século XXI têm sido marcados por intensas transformações nas relações socioeconômicas, ambientais e culturais, resultantes de céleres mudanças nos padrões técnicos, científicos e informacionais e nas interações multifacetadas que permeiam a dinâmica das modernas sociedades.
 
Isso, de algum modo, pode ser interpretado como nuanças da atual fase do sistema capitalista que vislumbra a expansão das atividades produtivas em um intenso processo de globalização multidimensional (BOSSLE, 2011).
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
A construção do conceito de desenvolvimento é um retrato da evolução da economia global, dividindo-se em três fases: i) a que a coloca como sinônimo de crescimento econômico; ii) a que nega a possibilidade de existir um efetivo desenvolvimento mundial e iii) a que agrega o valor ambiental como sustentáculo desenvolvimentista, dando destaque ao desenvolvimento sustentável (MAGALHÃES e MOTA, 2012).
Sachs (2008) reforça que, por tempos a ideia de desenvolvimento confundia-se com crescimento, tendo como base os fundamentos econômicos.
Rodrigues (2014) discorre que no cenário empresarial atual é preciso que os gestores entendam que a sustentabilidade do negócio está ligado ao crescimento do todo, fazendo com que parte da sociedade com o qual interage e também o meio ambiente cresçam junto com a empresa. A esse entendimento dá-se o nome de RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Analisando o desenvolvimento sustentável, por meio de diferentes visões, níveis e significados e buscando uma visão mais ampla com o objetivo de pontuar ações e metas, o autor, Sachs (2008, p.15), definiu cinco dimensões de sustentabilidade:
Social: fundamental por motivos tanto intrínsecos quanto instrumentais, por causa da perspectiva de disrupção social que paira de forma ameaçadora sobre muitos lugares problemáticos do nosso planeta;
Ambiental: com as duas dimensões (os sistemas de sustentação da vida como provedores de recursos e como recipientes para a disposição de resíduos);
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Territorial: relacionado à distribuição espacial dos recursos, das populações e das atividades;
Econômico: sendo a viabilidade econômica a conditio sine quaon para que as coisas aconteçam;
Política: a governança democrática é um valor fundador e um instrumento necessário para fazer as coisas acontecerem; a liberdade faz toda a diferença.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Pilares da Sustentabilidade
Pilar Econômico
Na visão convencional, o pilar econômico tem como elemento principal o lucro. A abordagem requer uma busca de sustentabilidade econômica em longo prazo. Ao avaliar esse pilar levando em consideração o conceito de desenvolvimento sustentável, é preciso incutir na ideia de capital econômico, capital humano e intelectual, conceitos que conforme Elkington (2001), gradativamente foram incorporados ao entendimento de capital econômico, sem mencionar os conceitos de capital natural e social que, no longo prazo, passam a ser fundamentais para avaliação do pilar econômico.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Pilar Social
O pilar social, segundo Sachs (2008), abrange a visão de que as más situações sociais em muitos lugares do mundo estão relacionadas ao descaso das autoridades, frente à desigualdade social acumulada ao longo dos anos. Para alguns teóricos, segundo Estender e Pitta (2008) questões como a da desigualdade social e da educação, entre outras, não fazem parte do conceito de sustentabilidade, assim como a questão econômica e ambiental. Para esses autores o que realmente importa é que se o sistema social não estiver equalizado, isto é, não estiver progredindo equitativamente, a questão ambiental e a econômica não irão progredir de maneira desejada.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Pilar Social
O desenvolvimento sustentável, frente à sociedade, busca meios de equalizar as riquezas, como já mencionada anteriormente, de modo a deter um tipo crescimento econômico concentrador. A transparência proposta pela sustentabilidade proporciona um mix entre sociedade e organizações levando à conscientização e ao anseio em participarem cada vez das ações pro social, e assim aumentar a capacidade de dissipar a desigualdade social.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Pilar Ambiental
De acordo com Dias (2006, p.06), vários foram os problemas causados pela industrialização, tais como: urbanização acelerada e não planejada, alta concentração populacional, consumo excessivo de recursos naturais não renováveis, contaminação do ar, água e solo, desmatamento, dentre outros.
Os vários acidentes industriais causados pela busca desenfreada de uma produção despreparada, onde os resíduos não recebem tratamento adequado para serem reabsorvidos pela natureza, tornaram-se o principal motivo da conscientização da população em relação aos problemas causados no meio ambiente, atuando como instrumento de sensibilização socioambiental.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Assuntos da próxima aula:
PROCESSO DECISÓRIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Até logo!
*
*

Continue navegando