Buscar

CASOS CONCRETOS 1 AO 5 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 1
Identifique as diversas acepções da palavra direito no texto abaixo, estabelecendo correspondência com os seguintes significados:
O Direito (1) brasileiro determina que cabe ao Estado cuidar da saúde dos cidadãos. Com base nisto, Petrônio teve reconhecido o Direito (2) a receber medicamentos do Estado para o tratamento de uma doença que contraíra. Realmente, não parece direito (3) deixar um cidadão desassistido. Isto mostra o avanço do estudo do direito (4)
RESPOSTA:
DIREITO OBJETIVO
DIREITO POSITIVO
CORRETO, JUSTO
CIÊNCIA DO DIREITO
CASO CONCRETO 2 
Segundo Kant, por amor à humanidade devemos sempre dizer a verdade. O que você diria a um assassino que procura um amigo seu que, por estar sendo perseguido pela polícia necessita da ajuda dele e só você sabe o paradeiro do amigo? E se esse assassino fosse seu amigo e pedisse para se esconder em sua casa? Você falaria a verdade? Qual a posição defendida por Kant nas duas hipóteses?
Resposta: 
Eu mentiria para o assassino e tentaria de alguma forma defender minha integridade física e do meu amigo.
Para Kant, um indivíduo não deve mentir em hipótese alguma, pois a mentira pode induzir o ouvinte a praticar determinada ação que não corresponde à sua vontade e sim à vontade daquele que proferiu a sentença não verdadeira, privando o ouvinte de fazer uso da sua total liberdade de ação, isto é, violando o conceito de direito como um todo e violando o direito do ouvinte de saber a verdade. Sobre direito, podemos dizer que, é a limitação da liberdade de cada um, para que haja harmonia no convívio entre todos, isto é, é a restrição de algumas ações para que os indivíduos possam exercer suas liberdades mutuamente.
CASO CONCRETO 3
JUSTIN contrata com BIEBER a locação de um imóvel localizado na cidade de San Juan De Merity por determinado preço. BIEBER, locatário, deixa de pagar os valores acordados, pois foi demitido de seu emprego como garoto de programa. JUSTIN, respaldado na Lei de Locação, entra com ação de despejo cumulada com cobrança dos alugueres em atraso, recuperando, após a decisão do juiz, Dr. Gilmar Mentes, a posse direta de seu imóvel.
Qual foi o fato determinante do despejo de BIEBER?
Como bieber foi demitido do seu emprego, acabou atrasando os pagamentos da locação do imóvel, devido o atraso das parcelas do imóvel locado fator determinante para o despejo.
O que visa a Lei de Locação preservar quando determina o despejo do mau pagador? Justifique.
De acordo com a lei 8.245/91 do art. 5º “Seja qual for o fundamento do término da locação, a ação do locador para reaver o imóvel é a de despejo”. Então independentemente do motivo para os atrasos do aluguel da o direito do locador em despejar o locatário para recuperar o imóvel.
Podemos dizer que esta norma contida na Lei de Locação descreve um fato para preservar um valor? Descreva como isso funciona, utilizando o raciocínio à luz da Teoria Tridimensional culturalista do professor Miguel Reale.
Dessa forma, o fato seria o não pagamento do aluguel, o valor seria o preço do aluguel há pagar todo mês e a norma, seria a decisão do juiz tendo em base a lei de locação. 
A Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale é tida como a melhor sistematização da visão culturalista sobre o Direito. Para Reale, toda experiência jurídica pressupõe a correlação entre estes três elementos: fato, valor e norma.
CASO CONCRETO 4
O estado do Ceará locou um imóvel de propriedade do SR. Pedro Augusto Gabriel para instalar um órgão administrativo do Governo. No entanto, não vem pagando os alugueres em dia. O dono do imóvel pretende ajuizar ação de despejo por falta de pagamento em face do governo do Ceará. O ente da federação se nega a pagar o aluguel e pretende continuar no imóvel sob o fundamento do interesse público, pois ali está instalada “uma clínica de atendimento infantil” que vende remédios a um real.
O que diferencia a participação do estado do Ceará nesse contrato de aluguel? Por quê?
A Diferença do contrato de aluguel, nesse caso, se dá por uma das partes ser sujeito de direito Público, logo, tem prerrogativas diferentes. O estado pode desapropriar um imóvel, mediante remuneração, sob a justificativa do interesse público.
Esta relação jurídica está no campo do direito público ou privado? Por quê?
Caso o imóvel locado seja de natureza privada para empresa pública (que é sujeito de direito privado) será aplicada a lei de locação. Caso o contrário, se for para administração pública é aplicado o código civil. 
Para que servem as regras de direito público? E as de direito privado?
Direito Público: Regula as ações do estado que deve agir estritamente com base na lei.
Direito Privado: Regulam as relações entre entes privados que pode fazer tudo aquilo que a lei não proíbe. 
CASO CONCRETO 5
Joselickson Albuquerque, brasileiro, solteiro, 25 anos, morador no Condomínio Alto Tupinambá, em São Luiz do Maranhão, foi preso em flagrante delito, vendendo substância entorpecente num show de cantores de sertanejo universitário. Em sua defesa alega que não deve ser enquadrado no tipo penal previsto na Lei n° 11.343/06, Lei de Entorpecentes, porque não concorda com a criminalização de sua atitude já que é filho de um rico empresário, considerado como "gente fina e elegante"na sociedade local e possui "mente aberta diferente do restante desse pessoal antiquado". Diante do caso narrado responda:
É acertada a "defesa" feita por Joaquim? Sim ou não? JUSTIFIQUE baseando-se na característica da heteronomia e da imperatividade das normas jurídicas.
A defesa neste caso não é certa. Baseando-se no fato da heteronomia do Direito, todo o cidadão tem obrigação de obedecer a lei, independente da sua classe social. Além disso, seguindo o princípio da imperatividade, as leis não são uma recomendação social, mas sim uma obrigação a todos. Sendo assim, conclui-se que a defesa é inconstitucional, visto que a legislação brasileira proíbe a comercialização de entorpecentes e baseado nos princípios da heteronomia e da imperatividade.
Classifique a norma jurídica (Lei n° 11.343/06, Lei de Entorpecentes) utilizada para enquadrar a conduta de Joselickson Albuquerque quanto ao critério da sanção e ao critério da natureza:
Podemos classificar a Lei dos Entorpecentes como mais-que-perfeita, no que tange à sua sanção. Ela é considerada de tal maneira, pois a lei prevê que todos os atos em relação aos entorpecentes (da sua produção ao seu consumo) são ilícitos, além de penalizar aquele que for acusado de tais crimes.

Continue navegando