Buscar

Lista de exercício Estações meteorológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de exercício - Estações de superfície e de altitude
1. Compare estações de superfície automática e convencional em termos de disposição dos instrumentos e horários de medidas. Cite quatro vantagens do uso de estação meteorológica automática em comparação com estação convencional.
R: Uma estação de superfície automática é composta de uma unidade de memória central “data logger”, ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os automaticamente a cada hora.
A estação de superfície convencional, por sua vez, é composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos já citados acima, que são lidos e anotados por um observador a cada intervalo e este os envia a um centro coletor por um meio de comunicação qualquer.
As vantagens do uso da estação automática comparada à estação convencional são:
Não exige a presença diária do observador meteorológico para a coleta de dados.
 Permite a leitura dos elementos em qualquer espaço de tempo, possibilitando programação para registro em quaisquer intervalos.
Maior número de informações em menor espaço de tempo.
Podem ser instaladas em locais de difícil acesso, já que não precisam ser observados os dados pessoalmente.
2. Explique e exemplifique elementos meteorológicos visuais, instrumentais e derivados.
R: Os elementos de uma observação meteorológica podem ser visuais - quando é feita a observação direta do fenômeno, por exemplo, tipo e quantidade de nuvens, condições de tempo, limites das visibilidades horizontal e vertica; instrumentais - quanto a leitura de dados por indicações de instrumentos especiais, por exemplo, a leituras de termômetro seco, umido, de maxima, de minima, termógrafo, higrógrafo ou higrotermógrafo, pluviômetro, pluviógrafo, catavento, anemômetro e anemógrafo, barômetro, barógrafo e microbarógrafo, piranometro, piranógrafo e heliógrafo, evaporímetro e evaporigrafo; derivados - são aqueles derivados ou computados das indicações instrumentais, que depois de calculados, intitulam-se, temperatura do ponto de orvalho, umidade relativam, pressão atmosférica ao nível da estação, pressão atmosférica ao nível do mar, pressão atmosférica a outros níveis,  pressão do vapor.
3. Por que a porta do abrigo meteorológico deve ser voltada para o polo mais próximo?
R: A porta do abrigo deve ficar voltada para o polo mais próximo para que os instrumentos meteorológicos que estão dentro do abrigo, em nenhum momento recebam luz solar direta.
4. Qual a finalidade de uma estação meteorológica de altitude? Cite 3 instrumentos utilizados em estações meteorológicas de altitude.
R: Sua finalidade é coletar, através de radiossondagem, dados de pressão, temperatura, umidade, direção e velocidade do vento, nos vários níveis da atmosfera.
Exemplo de instrumentos utilizados:
Termômetro
Higrômetro
Barômetro.
5. O que é radiossondagem? Quais os seus componentes? Quais variáveis podem ser medidas com radiossondas?
R: São observações feitas pela estação de altitude ou radiossonda, a qual é composta por um conjunto de instrumentos e sensores para medir a temperatura do ar, umidade relativa e pressão atmosférica, enquanto é elevado na atmosfera até alturas típicas da ordem de 30 km, por um balão inflado com gás hélio. O deslocamento da sonda é registrado por uma antena GPS que permite a medida da direção e velocidade do vento. Os dados observados minuto a minuto, são enviados a estação receptora no solo e depois ao centro coletor, por meio de um rádio.
6. Supondo que hoje você vai fazer uma radiossondagem. Quais os gases mais apropriados para encher os balões meteorológicos? Qual você usaria? Por que?
R: Os gases hélio e hidrogênio são os mais apropriados para encher os balões meteorológicos. Eu daria preferência em utilizar o hélio, pois seu emprego não tem o risco da explosão ou incêndio. 
7. Utilize os elementos abaixo para fazer um esquema de coleta, processamento, armazenamento e transmissão de uma medida meteorológica.
	Computador
	Datalogger
	Bateria
	Equações matemáticas
	Sensor 1
	Painel Solar
	Sensor 2
	Sistema de transmissão
R: Sistemas de transmissão
Equações matemáticas
Computador
Datalogger
Sensores 1 e 2
Bateria
Painel Solar
8. Diferencie altura de altitude em meteorologia.
R: Altura é a medida feita a partir do solo até um ponto x, já a altitude é a medida feita a partir do nível médio do mar até um ponto x.
9. Qual a diferença entre uma estação de superfície e uma estação de altitude?
R: A diferença é que a estação de altitude faz suas medidas nos vários níveis da atmosfera, já a estação de superfície, como o próprio nome já diz, faz apenas medidas na superfície, sem alcançar níveis mais altos.

Outros materiais