Buscar

caso 3 Ação de Execução de Título Extrajudicial

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SR. DR. J UIZ DE DIREITO DA____ VARA CIVEL DA COMARCA DO ESTADO D O 
CEARÁ
no CPF nº …, domiciliado e residente a …,, pelas razões de fato e fundam entos que passa a expor: 
CARLOS, nacionalidade, estado civil, empresário, portador da identidade nº..., inscrito no CPF nº.... , domiciliado e residente a …, e GUSTAVO, nacionalidade, (requisitos art.319, II, NCPC), vem por meio do seu advogado, com endereço profissional na rua ..., bairro, cidade e estado que indica para os fins do art 106, I do CPC, com fundamento no artigo 305 e seguintes do CPC, propor:
AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL
Em face de PEDRO, nacionalidade, estado civil, empresário, portador da identidade nº..., inscrito no CPF nº …, domiciliado e residente a …,, pelas razões de fato e fundamentos que passa a expor: 
no CPF nº …, domiciliado e residente a …,, pelas razões de fato e fundam entos que passa a expor: 
DO DIREITO 
 
 
Os Autores juntamente com o Réu, decidiram constituir a companhia XYZ Viagens S.A, com capital fechado, com sede em Ceará, Fortaleza. 
 	No estatuto social ficou estipulado que o capital social de 900 mil reais, seria dividido em 900 ações, sendo 300 ações preferenciais sem direito de voto e 600 ações ordinárias, todas a serem subscritas em dinheiro pelo preço de emissão de 1.00,00 reais cada.
A administração da companhia, ficou a cargo dos acionistas Carlos e Gustavo, podendo cada um destes, representá-la alternativamente. 
 
 Cada um dos três acionistas (Os Autores e o Réu), subscreveu a quantidade de 300 ações, sendo 200 ações ordinárias e 100 ações preferenciais. Tendo havido a realização, com entrada de 10% do preço de emissão. Em relação ao restante, os acionistas comprometeram-se a integraliza-lo até o dia 23.07.15, de acordo com os respectivos boletins de subscrição devidamente assinados.
 No entanto o Réu, não integralizou o preço de emissão de suas ações. Os Autores então, optaram por exigir a prestação do Réu, pois não desejam a redução do capital da companhia, nem excluir o Réu para que seja admitido um novo sócio.
Insta ressaltar que a sociedade não publicou nenhum aviso de campanha aos seus 
subscritores, por entender ser desnecessário. 
Diante de tais fatos, não restou aos Auto res p ara ter seus direitos garantidos, senão se socorrer do poder judiciário.
 
 
DOS FUNDAMENTOS 
 
 Diante do ocorrido, os Autores requerem que haja a execução da quanti a certa fundada no título executivo extrajudicial, qual seja, o boletim de subscrição, conforme autoriza o Art. 107, I, da Lei n. 6.404/76 c/c 784, XII do Novo Código de Processo Civil. 
O réu deverá pagar a quantia certa acrescida de multa de 10%, por se encontra inadimplente, conforme o disposto no artigo 106, § 2°, da Lei nº 6.404/76. 
Corrobora com este entendimento, a decisão do Tribunal de Alçada do R io Grande do Sul, vejamos: 
 
ACOES DE SOCIEDADE ANÔNIMA. SUBSCRICAO. TITULO EXECUTIVO. OS BOLETINS DE SUBSCRICAO DE ACOES DE SOCIEDADE ANÔNIMA CONSTITUEM SUPORTE PARA A COBRANCA EXECUTIVA DO VALOR NAO INTEGRALIZADO. APLICACAO DOS ARTS. 106 E 107, I, DA LEI DAS SOCIEDADES ANONIMAS (LEI N.6404/76), COMBINADOS COM O ART. 585, VII, DO CPC . EMBARGOS REJEITADOS. SENTENCA CONFIRMADA. (Apelação Cível Nº 185066990, Terceira Câmara Cível, Tribunal de Alçada do RS, Relator: Élvio Schuch Pinto, Julgado em 18/12/1985)
Conforme leciona o professor Fábio Ulhôa Coelho, o sócio remisso é aquele que não cumpre com a sua obrigação de contribuir para a formação do capital social, podendo até mesmo chegar a ser excluído da sociedade. 
No Código Civil , essa obrigação e a respectiva sanção pelo descumprimento estão previstas no art.1.004 
 
DOS PEDIDOS 
 
 Pelo exposto requer: 
 
1- Que o Réu seja citado para contestar a demanda, sob pena de revelia; 
2- Julgar procedente o pedido para a executar o título extrajudicial; 
3- Que seja o réu considerado em mora, sendo condenado ao pagamento da multa de 10% sob o valor do título, conforme disposto no artigo 106, § 2°, da Lei nº 6.404/76; 
4- Condenação do Réu ao pagamento das custas judiciais e honorários de advogado, em 20% sob o valor da condenação. 
 
 
DAS PROVAS 
 
 	Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, conforme disposto no artigo 369 e seguintes do NCPC , em especial a documental. 
 
 
DO VALOR DA CAUSA 
 
Dá-se à causa o valor de R$... 
 
Nestes termos,
Pede-se deferimento.
Local, Data.
Advogado
OAB

Continue navegando