Buscar

FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0283 - FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE 
	
	 
	Ref.: 201608912205
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar:
		
	
	os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica.
	
	O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.
	
	apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais.
	
	A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico.
	 
	A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.
	
	 
	Ref.: 201608199391
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A influência positivista no Brasil ocorreu em diferentes âmbitos e em diferentes lugares, desde a década de 1870 até meados do século XX, mas estendendo-se até o século XXI. Entretanto, foi no Rio de Janeiro, entre o final do Império e a I República que o positivismo foi mais notável no Brasil, desempenhando um papel central tanto no processo de Abolição da Escravatura quanto no de Proclamação da República; . além disso, a laicização do Estado e das instituições públicas foi uma das grandes preocupações dos positivistas, além da realização da justiça social e do progresso social. Nessas ações, os nomes mais conhecidos são os de Benjamin Constant Botelho de Magalhães (o Proclamador da República) e o de Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira nacional. (Ribeiro, Roberto. O Positivismo no Brasil. Em http://candidorondon.com.br/o-positivismo-no-brasil, fev., 2012).
Qual foi o pensador que criou a filosofia positivista e é considerado o fundador da sociologia.
		
	 
	Augusto Comte
	
	Alexandre Dumas
	
	Émile Durkheim
	
	Benjamin Constant
	
	Francis Bacon
	
	 
	Ref.: 201608862654
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que "A comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação - essencialmente a internet e os meios de comunicação - porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto" (Adaptado de www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012). Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que...
		
	
	Os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
	
	A revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.
	
	A internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
	
	A consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
	 
	Os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.
	
	 
	Ref.: 201608772167
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os eventos que servem de foco ao cientista social são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós ou que não podem ser reproduzidos em condições controladas. Sobre o trabalho dos cientistas sociais, podemos afirmar que eles estudam:
		
	
	Fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação simplificados
	
	Fenômenos simples, situados em planos de casualidade e determinação simplificados
	 
	Fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados
	
	Fenômenos simples, situados em planos de casualidade e determinação complicados
	
	Fenômenos simples e complexos, situados em planos de casualidade e determinação simplificados
	
	 
	Ref.: 201608600459
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As ciências sociais surgiram no contexto das grandes transformações culturais, econômicas, políticas e sociais que abalaram a Europa e deram origem a Era Moderna. Dentre essas transformações podemos destacar:
		
	 
	A Revolução Francesa, de 1789.
	
	A Revolução Alemã, de 1764.
	
	A Revolução Portuguesa, de 1490.
	
	A Revolução Cubana, de 1959.
	
	A Revolução Russa, de 1917.
	
	 
	Ref.: 201608297932
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Podemos observar que o mundo animal apresenta regularidades. Quando atentamos para a forma de organização de um formigueiro, por exemplo, vemos que existem padrões de comportamentos (sociais) que se repetem e permitem o bom funcionamento do grupo. O ser humano é parte do reino animal e, como tal, seu mundo possui regularidades: respiramos, andamos de forma bípede, nos comunicamos com outros humanos, vivemos em grupo, dividimos o trabalho etc. Assim, ao estabelecermos relações entre os seres humanos e outros animais, podemos afirmar, EXCETO que:
		
	
	A exemplo dos grupos humanos, podemos falar de formação de sociedade entre outras espécies animais.
	
	Um dos objetivos das regularidades apresentadas no mundo animal é a preservação da espécie.
	
	Diferentemente de outros animais, a bagagem hereditária humana não lhe garante a sobrevivência.
	 
	Linguagem e sociabilidade são habilidades exclusivamente humanas.
	 
	Para sobreviver nos ambientes físicos e sociais, os indivíduos da espécie humana precisam aprender a ser humanos.
	
	 
	Ref.: 201608620798
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Como os animais e as plantas se comunicam? Do UOL, em São Paulo, 13/08/2013 "A comunicação entre seres vivos é essencial para a sobrevivência de todas as espécies. (...) assim como nós, animais usam seus próprios canais sensoriais na comunicação. Dependendo da espécie, objetivo é chamar atenção do sexo oposto na época de reprodução, defender território, identificar bichos da mesma espécie ou conversar com membros do mesmo grupo. Bichos de hábitos diurnos são ótimos em transmitir e receber sinais visuais. O macho da espécie tordo-sargento, um pássaro nativo das Américas do Norte e Central, possui manchas avermelhadas no canto das asas. Essas manchas vistas de longe servem para demarcar território. Em 1972, o biólogo Douglas G. Smith pintou as penas dos pássaros de preto, e o território deles foi invadido por outros pássaros da mesma espécie que não tinham sido pintados." Podemos dizer que o que distingue a comunicação humana da comunicação animal é o fato que a forma de comunicação humana é:
		
	 
	Social.
	
	Química.
	
	Biológica.
	
	Genética.
	 
	Cultural.
	
	 
	Ref.: 201608172643
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao pensamento positivista de Augusto Comte, assinale a única opção ERRADA.
		
	
	Apesar de reconhecer as diferentes origens dos princípios reguladores do mundo físico e do mundo social, Augusto Comte acreditava poder aproximá-los, emvirtude de sua essência comum.
	
	Por conceber a sociedade como um organismo constituído de partes integradas, coesas e funcionando harmonicamente, o positivismo foi também denominado organicismo.
	
	Foi a primeira corrente sistematizada de pensamento sociológico, definindo objeto de estudo, conceitos e metodologia de investigação.
	
	Busca inspiração no método de investigação das ciências da natureza para compor seu próprio método de estudo.
	 
	Derivou seus princípios do cientificismo, que negava o poder da razão humana em conhecer a realidade.
	
Explicação:
O positivismo é uma corrente de pensamento filosófico característica do século XIX. Auguste Conte, um dos principais representante desta escola, é também o fundador da sociologia. O positivismo defende a ideia de que a ciência e o método científico é a única forma possível de produção de conhecimento verdadeiro. Sustenta que, apenas por meio da razão, da objetividade, da experimentação, os cientistas poderiam descobrir as leis gerais de funcionamento do mundo (natural e social). A perspectiva cientificista que orienta o positivismo afirma o poder da razão para conhecer a realidade.