Buscar

Resenha farmacoterapêutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE SAÚDE – DSAU
CURSO: FARMÁCIA
COMPONENTE CURRICULAR: CUIDADOS FARMACÊUTICOS
DOCENTE: INALVA FREITAS
DISCENTE: ANNYELLY BRAGA
	Elementos para apoiar a prática farmacêutica na farmácia comunitária
Referência
VIDOTTI, C. C. F.; SILVA, E. V. Elementos para apoiar a prática farmacêutica na farmácia comunitária. Boletim Farmacoterapêutica. Conselho Federal de Farmácia – CFF. Ano XI. nº 3. Maio-jun., 2006. 
Resumo Informativo
No texto de Vidotti e Silva, Elementos para apoiar a prática farmacêutica na farmácia comunitária, os autores abordam como os farmacêuticos aperfeiçoaram sua prática, após a conclusão de um curso intitulado “Exercício Profissional Diante dos Desafios da Farmácia Comunitária”. Dos 73 farmacêuticos participantes do curso 12 estão implantando a atenção farmacêutica nas farmácia onde atuam. 
Inicialmente o texto relata a visibilidade que a farmácia comunitária tem no Brasil, sendo está, considerada exclusivamente como um comercio estando distante de uma estabelecimento de serviços de saúde. Fator que possivelmente contribua para essa realidade se dá pelo fato do medicamento ser rotulado com caráter de mercadoria, além disso, atribui essa característica a atuação, aliás falta de atuação assistencialista do farmacêutico que normalmente limita sua atuação a questões gerenciais e dessa forma, incapaz de conciliar sua rotina de trabalho com uma atenção farmacêutica resolutiva.
Quando um farmacêutico disponibiliza de tempo para prestar atenção farmacêutica, infelizmente limita-se ao medicamento e não foca sua atenção no paciente. Os autores atribuem tal fato a formação do farmacêutico. Pois existe uma lacuna na graduação no âmbito clinico o que torna o profissional de certa forma inseguro para atuar nessa área, desta forma, se faz necessário o investimento em cursos de aperfeiçoamento na atuação clínica para que o farmacêutico torne-se corresponsável pela terapia do paciente. Diante desta situação esses conteúdos foram oferecidos a farmacêuticos comunitários do Distrito federal por meio do curso “Exercício Profissional Diante dos Desafios da Farmácia Comunitária”.
Em um programa de atenção farmacêutica o farmacêutico deve coletar e avaliar informações sobre o paciente, incluindo a identificações de possíveis problemas relacionados ao uso de medicamento (PRM). Ao identificar o problema busca soluções que possam corrigi-los.
Atualmente à atenção farmacêutica é uma atividade muito difundida e almejada pelos farmacêuticos, no entanto, em alguns confundem o acompanhamento farmacoterapêutico com a atenção farmacêutica, além disso é válido ressaltar que existem outras atividades igualmente importantes que podem ser desempenhada pelo farmacêutica nas farmácias comunitárias, tais como aconselhamento ao paciente; educação e promoção da saúde; aconselhamento em planejamento familiar e teste de gravidez, entre outras. De acordo com os autores a farmácia comunitário é o local de atenção primária a saúde, mas acessível a toda população, logo o farmacêutico desempenha um papel extremamente importante nesse processo, pois além de dispensar os medicamentos pode atuar como educador em saúde e promotor do autocuidado.
Em um modelo denominado por Holland e Nimmo “Atenção Farmacêutica Integral” é composta por cinco atividades exercidas por farmacêuticos em farmácias comunitárias: informação sobre medicamento, autocuidado, farmácia clínica, atenção farmacêutica e dispensação.
Em uma rede de farmácias comunitárias do distrito Federal, sete farmacêuticos desenvolvem um programa de acompanhamento de pacientes, tendo como foco pacientes diabéticos. O trabalho consiste em uma entrevista para coletar dados da história clínica do paciente e dos medicamentos utilizados, faz-se as medidas de glicemia e pressão arterial e dá orientações gerais sobre cuidado em saúde; em seguida os farmacêuticos que compõe o grupo fazem estudo de caso com as informações obtidas, identificando possíveis Problemas Relacionados ao uso de Medicamentos (PRM) e posteriormente repassa para os pacientes.
Outros grupo de farmacêutico estão realizando o acompanhamento farmacoterapêutico de 16 pacientes, apesar do programa ser destinado ao acompanhamentos de pacientes hipertensos, também são acompanhados pacientes com outras patologias, como: esclerose múltipla, diabetes e depressão.
 
Palavras Chave: Atenção farmacêutica. Farmácia Comunitária. Atenção Primária.
Análise Crítica
O texto fornece uma pequena análise acerca da importância da aplicação da atenção farmacêutica na farmácia comunitária, além de citar as dificuldades encontrados pelo profissionais farmacêutico para colocar em prática essa atividade e apontar elementos para apoiar essa prática. Além disso, traz questões conceituais, porém pouco aprofundada sobre atenção farmacêutica.
É uma leitura para os profissionais farmacêuticos de fácil compreensão e capaz de direcionar o farmacêutico interessando em desenvolver atenção farmacêutica na farmácia comunitária. Apesar de citar os fatores complicadores, não existe o aprofundamento na discussão desses fatores descritos. As informações declaradas no trabalho são colocadas de forma clara e objetiva, apresentado exemplificações cotidianas e alguns resultados de pesquisas que permeiam pela mesma linha de estudo. 
Os fatores limitantes destacados no texto são pertinentes até a data atual, visto que o trabalho foi desenvolvido no ano de 2006, ou seja, 10 anos após ainda encontramos as mesmas dificuldades. Deficiência na formação clínica, acumulo de tarefas gerenciais nas farmácias comunitárias, falta de apoio por parte dos proprietários da farmácia e infelizmente o acomodamento do profissional farmacêutico diante dessa realidade. 
Apesar desse cenário, com as mudanças imposta na grade curricular do curso de farmácia, essa realidade tende a mudar, visto que o acadêmico está tendo uma formação mais assistencialista e conhecedor da importância da promoção da saúde na atenção primária em concomitância com as questões burocráticas provenientes do trabalho na farmácia comunitária. 
Este artigo apresenta como público alvo acadêmicos do curso de farmácia, alunos de pós-graduação e público em geral com interesse em saúde pública, além disso, é de grande auxilio à aqueles que desenvolvem trabalhos acadêmicos na linha de pesquisa da saúde pública com ênfase na atenção farmacêutica.
Vale ressaltar que o termo Atenção Farmacêutica, tende a cair em desuso, sendo substituído por “Cuidados Farmacêuticos, porém esse termo ainda está sendo implantando e durante a publicação do trabalho o termo estabelecido na proposta do Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica é “atenção farmacêutica.

Outros materiais