Buscar

SILOGISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO 
O Silogismo é um termo filosófico com o qual Aristóteles designou a argumentação lógica perfeita, constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das duas primeiras chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão.
DESENVOLVIMENTO
A Argumentação Silogística
Uma argumentação silogística deriva de três proposições (duas premissas e uma conclusão) juntamente de três termos(menor, médio e maior).
As premissas são condições dadas a partir de um determinado raciocínio que nos levam a tomar uma determinada conclusão. Já os termos, fazem a união dessas premissas.
Exemplo:
Todo homem é mortal
Sócrates é homem 
Logo Sócrates é mortal.
Nesse exemplo podemos ver o termo maior é a palavra “mortal” , pois é a que mais está abrangente, o termo médio é “homem” pois faz a ligação entre os extremos. Já o termo menor é “Sócrates” porque é o menos abrangente.
Verdade e Validade
Verdade e validade aplicam-se a termos diferentes. A validade no caso é uma propriedade dos argumentos, que depende da forma e não do conteúdo. A validade de um argumento não depende da verdade ou da falsidade das proposições que constituem as premissas e a conclusão, mas do modo como estão relacionadas, ou seja, quando as premissas são verdadeiras seria impossível derivar de uma conclusão falsa. Já a verdade refere-se á matéria ou ao conteúdo. Estas são falsas ou verdadeiras consoante aos fatos, ou seja, são verdadeiras quando as suas afirmações coincidem com a realidade.
Regras do Silogismo 
A construção dos silogismos obedece a um conjunto de regras, ou seja, para que um silogismo seja válido, sua estrutura deve respeitar regras, que permitem verificar a correção ou incorreção do silogismo. Tendo em conta a distinção entre proposições afirmativas e negativas, a distribuição dos termos e as funções dos termos: maior, menor e médio (mediano), as regras do silogismo categórico são oito: quatro dizem respeito aos termos e quatro às proposições. 
1-O silogismo só deve ter três termos (o maior, o menor, e o médio)
2-De duas premissas negativas nada resulta.
3-De duas premissas particulares nada se resulta.
4-O termo médio nunca entra na conclusão.
5-O termo médio deve ser total pelo menos uma vez.
6-Nenhum termo pode ser total na conclusão sem ser total nas premissas.
7-De duas premissas afirmativas não se conclui uma negativa.
8-A conclusão segue sempre a premissa mais fraca (se nas premissas uma delas for negativa, a conclusão deve ser negativa; se uma for particular, a conclusão deve ser particular).
CONCLUSÃO 
Contudo, pode-se concluir que a argumentação silogística é definida por meio de vários fatores, tais como proposições e termos que resultam em uma conclusão. Já a verdade e validade são termos diferentes, sendo a verdade as premissas e a validade a conclusão de tais informações. Por fim, o silogismo só é validado caso siga um conjunto de regras, sendo estas no total de oito categoricamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando