Buscar

avaliando tópicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Saúde baseada em evidências (SBE) não visa substituir a habilidade clínica do profissional da saúde, e sim complementar sua prática, com o conhecimento de tudo o que se tem publicado e descoberto na sua área de atuação. PORQUE As pesquisas desenvolvidas de forma criteriosa fornecem indícios para auxiliar na tomada de decisão clínica, mas nunca substituem o raciocínio sobre a intervenção mais indicada em determinada situação clínica.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
"Qualquer investigação em seres humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s) e/ou identificar reações adversas ao produto(s) em investigação com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia." A definição acima trata-se da(o):
Pesquisa clínica
Analise as seguintes afirmativas sobre as fases da pesquisa clínica:
I e II
São vantagens da pesquisa clínica:
Conhecer melhor e precocemente o produto, conhecer a resposta em diferentes etnias e desenvolvimento científico
Sabe-se que a Plataforma Brasil é um sistema online para submissão de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. Quanto a esse processo, é correto afirmar que:
O comitê de ética receberá o projeto da Plataforma Brasil para análise sobre as condições éticas do trabalho.
São consideradas áreas especiais pelo CONEP, exceto:
Prevalência de distúrbios osteomioarticulares
Em Pesquisa Clínica, a Análise Instrumental está subdividida em: FASE I - preocupa-se mais com a segurança do medicamento do que a eficácia propriamente dita. FASE II - É um estudo-piloto da eficácia do medicamento. FASE III ¿ É realizada em um paciente controle. FASE IV ¿ é feito um grupo randomizado, com intervenção em larga escala.
A FASE I E II estão corretas.
É qualquer investigação em seres humanos com a intenção de descobrir ou verificar os efeitos clínicos, farmacológicos e/ou farmacodinâmicos de um produto em investigação, e/ou a identificação de eventos adversos, com o objetivo de avaliar sua eficácia e/ou segurança. (EMEA, 1997). Pode-se afirmar que esse é o conceito de:
Pesquisa Clínica
Para produzir Ciência, precisamos realizar pesquisas, que lançam mão de metodologia científica para alcançar resultados o mais próximo possível da verdade. PORQUE A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades as mais gerais e abrangentes possíveis bem como a aplicação das leis científicas derivadas; ambas especificamente obtidas e testadas através do método científico.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
Atualmente, um pesquisador ou estudante pode ter em suas mãos, em apenas alguns minutos, artigos científicos publicados no mês passado em uma importante revista científica, ou então entrar em contato com um importante pesquisador por e-mail ou por redes sociais. PORQUE Com o constante avanço tecnológico da Informática (iniciando em 1936, com o primeiro computador), o acesso às informações foi dificultado.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
A pesquisa, assim como a construção de uma casa, é formada por etapas. Aponte qual a sequÊncia é a correta. Fundamentação teórica do estudo(1), metodologia(2), discussão(3), resultados(4) e objetivos(5)
1-5-2-4-3.
A diferença entre ciência e pesquisa é que:
Ciência é um tipo de conhecimento, e pesquisa é a ferramenta usada para produzir conhecimento científico, voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos, com o emprego de metodologia científica.
Um fisioterapeuta procura desesperadamente um curso de Pilates, para que possa no próximo mês assumir um cargo em uma clínica de reabilitação, com salário de R$ 4.500,00 mensais. Ao acessar a Internet, encontra um curso que pode ser interessante. Ele nunca leu nada sobre esse método. É correto afirmar que:
O fisioterapeuta não está agindo corretamente, uma vez que ele deve primeiramente se inteirar sobre o método Pilates (eficácia, comprovações), para assim decidir se vale a pena ou não investir nessa área.
Dr. Manoel Silva é fisioterapeuta, e acaba de defender sua tese de doutorado em Fisioterapia no país. Dr. Manoel, com isso, está favorecendo a Fisioterapia por vários aspectos, EXCETO:
Ele está impedindo que outros fisioterapeutas façam doutorado também
Os cursos de doutorado finalizam a formação do pesquisador. Quanto ao doutorado no Brasil, é correto afirmar que:
Dura entre 4 a 5 anos, e se trata de uma pós graduação stricto-sensu.
Uma pesquisa é um processo sistemático para a construção do conhecimento humano, gerando novos conhecimentos, podendo também desenvolver, corroborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a realiza quanto para a sociedade na qual esta se desenvolve. PORQUE Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
"Uma ferramenta importante na obtenção de artigos científicos indexados é o __(1)__, no qual a busca deve ser feita usando o(a) __(2)__". A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
Periódicos CAPES; (2) título da revista científica
Não é um Agente Fomentador de Pesquisa no Brasil
STF
A fisioterapia brasileira, além de ser uma profissão nova legalmente, é mais nova ainda como conhecimento científico. Há somente 14 anos ela foi inserida na comunidade científica brasileira. Entretanto, nesse pouco tempo já tomou medidas para assegurar a participação contínua no meio científico, a melhor qualificação de profissionais e, fundamentalmente, o reconhecimento da importância da profissão junto ao Estado, sociedade e pares. Entretanto, muito ainda há para se fazer a fim de aumentar a quantidade de pesquisadores, com a criação de outros programas stricto sensu com abrangência nacional na área; e a quantidade e qualidade da produção científica e das revistas de divulgação do conhecimento científico no âmbito nacional e internacional. PORQUE Tudo isso se faz necessário se quisermos, mais tarde, aderir ao ensino e ao comportamento profissional da fisioterapia baseada em evidências, o que requer pesquisas suficientes para formar um banco de conhecimentos científicos na área e exige dos profissionais competências para ter autonomia na avaliação crítica dessas pesquisas científicas.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
A prática baseada em evidências é uma metodologia que auxilia os fisioterapeutas a garantir uma boa prática profissional. PORQUE Os fisioterapeutas devem identificar as melhores formas de estabelecer diagnóstico, prognóstico e selecionar intervenções mais eficazes frente aos desfechos clínicos de interesse, especialmente ao verificarem o impacto das doenças ou condições de saúde sobre a vida das pessoas. Analisando as acima, conclui-se que:
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Outros materiais