Buscar

Análise do filme

Prévia do material em texto

Resumo: Como estrelas na terra 
 O filme Como Estrelas na Terra conta a história de Ishaan, segundo filho de um jovem casal indiano, que, no início de seus anos escolares demonstra problemas de aprendizagem .Um garoto de oito anos cheio de vida e devaneios, contudo, já repetiu o terceiro ano e está a um passo de uma nova reprovação. Seu pai diz que é fruto da má criação e desrespeito, mas, o que está gerando todos estes problemas? 
Irmão de um excelente estudante e esportista, Ishaan Awasti revela-se o oposto. Suas notas escolares são baixísima, seu envolvimento nas aulas são praticamente inexistentes e seu único companheiro, é sua imaginação e professora que não acreditou quando ele dizia que as letras dançavam em sua frente. Após uma reunião, a direção da escola sugere uma escola especial, o pai não concorda, pois acredita que ele é indisciplinado e o trata com rigidez e falta de sensibilidade, desta forma, a família decide enviar Ishaan para um colégio interno, a fim de ser disciplinado e,consequentemente, obter êxito nos estudos. Ainda não há qualquer diagnóstico sobre suas dificuldades. 
Após um período no colégio interno, onde a solidão, a tristeza e severas punições por parte dos professores passam a ser constantes em sua vida, Ishaan aos poucos vai deixando de desenhar e pintar, o que antes realizava com muita propriedade. Mergulhado em profunda depressão, o menino conhece o professor de Artes, que veio substituir o professor titular da classe. Este professor também trabalha em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. Com este novo olhar, o professor passa a se dar conta de que Ishaan apresenta dislexia, um distúrbio de aprendizagem em que acriança confunde letras similares, grafias parecidas, reflete as letras e não relaciona o som com os símbolos. O professor se colocou no lugar de Ishaan, já que quando pequeno, passou pelas mesmas dificuldades, tendo Dislexia. Assim, o professor passa a usar diversos meios para ensinar Ishaan,que aos poucos vai recuperando sua auto estima e vai compreendendo o mundo da leitura e escrita
Por fim, o professor oportuniza uma grande competição de arte entre toda escola,onde diversos talentos e o respeito a Ishaan passam a ser valorizados. 
O nosso papel como professor é fundamental na formação do emocional do nosso aluno. A criança, quando estigmatizada, acaba perdendo a vontade de aprender. É dever do professor: estimular o crescimento emocional de seus alunos,destacar suas potencialidades e incentivá-los para se sentirem seres humanos competentes e bem sucedidos. Cada criança tem sua potencialidade única e aprende deforma diferente. Impossível querer ensinar a todas igualmente
O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança. 
Torna-se necessário que os futuros educadores saibam lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com essa e as demais deficiências.
O filme nos mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos.

Continue navegando

Outros materiais