Buscar

APSfinal

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA – CHACARA II – NOTURNO
RECONHECIMENTO DE EXPRESSÕES FACIAIS DE EMOÇÕES
ALLAN ARAUJO BERNARDO RA: D11GIB3
ISADORA RIBEIRO CUNHA RA:C9662B2
SÃO PAULO
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA – CHACARA II – NOTURNO
RECONHECIMENTO DE EXPRESSÕES FACIAIS DE EMOÇÕES
	
Trabalho apresentado como requisito da disciplina de Processos Psicológicos Básicos do curso de psicologia da UNIP, aos cuidados do professor João Marcos.
ALLAN ARAUJO BERNARDO RA: D11GIB3
ISADORA RIBEIRO CUNHA RA: C9662B2
SÃO PAULO
2016
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abordar o reconhecimento de emoções através de expressões faciais. 
	Segundo o dicionário emoção, do latim emotĭo, é uma alteração intensa e passageira do ânimo, podendo ser agradável ou penosa, que surge na sequência de uma certa comoção somática.
	As emoções são reações psicofisiológicas, que representam maneiras de adaptação do rosto às mudanças ambientais, contextuais e/ou situacionais.
O trabalho demonstrará a porcentagem de reconhecimento apropriado de emoções demonstradas por expressões faciais expostasem quatro imagens,também será feito um comparativo da taxa de reconhecimento entre homens e mulheres.
Este trabalho foi contextualizado usando principalmente o livro de W. Weiten que fala sobre emoções, especificadamente nos tópicos de 10.5.3: “O Componente Comportamental: Expressividade Não Verbal” até os tópicos 14.5.4: “Diferenças Intelectuais na Experiência Emocional”.
Segundo Weiten as emoções são experiências subjetivas, algo peculiar de cada pessoa consciente, e as emoções se manifesta através de linguagem corporal e não verbal.
MÉTODO
2.1 Sujeitos:
Participaram do trabalho X pessoas do sexo masculino e X pessoas do sexo feminino com diversas faixas de idadese variados graus de escolaridade, visando uma amostragem o mais diversificada possível.
2.2 Instrumentos:
Foram utilizadas 4 (quatro) imagens(disponíveis em anexo) retiradas da seguinte fonte: “Fotos de Eliana Assumpção”, disponíveis em: http://galileu.globo.com/edic/111/rep_mentira.html, Acesso em 06/10/2014,apresentando expressões faciais das respectivas emoções: 
Anexo 1: alegria
Anexo 2: raiva
Anexo 3: surpresa
Anexo 4: tristeza
As imagens foram disponibilizadas em sala pelo professor para serem impressos e serem utilizados no trabalho.
Cada imagem possuía uma lista opções de palavras com os nomes de diversas emoções, os entrevistados então deveriam escolher qual delas acreditavam estar sendo manifestadasem cada figura. A continha as seguintes palavras respectivamente: 
1: alegria
2: amor
3: angústia
4: ciúmes
5 :inveja
6: nojo
7: raiva
8: surpresa
9: tristeza
10: vergonha
2.3 Procedimento:
Foram convidados a participar do exercício X voluntários, o grupo procurou ser o mais diversificado possível para compor a amostragem, visando um melhor resultado. 
Foi explicado aos voluntários que se tratava de um exercício para a faculdade, não sendo um teste psicológico, e que não existiam respostas certas ou erradas, foram fornecidos e recolhidos os termos de Consentimento Livre e Esclarecido devidamente preenchidos e assinados.
Foi pedido que os voluntários olhassem as imagens com atenção, e,em seguida escolhessemdentre as palavras da lista localizada abaixo de cadaimagem a respectiva palavra que eles acreditassem melhor definição do sentimento representado. 
Os entrevistadores então coletaram as informações requeridas para a atividade em um registro separado.
RESULTADOS
Veja a seguir os resultados obtidos pelo presente trabalho expressos em forma de gráficos, mostrando a distribuição de respostas, respectivamente de maneira geral (ambos os sexos) e de maneira parcial (homens e mulheres).
Anexo I Geral
Homens
Mulheres
Anexo II Geral
Homens
Mulheres
Anexo III Geral
Homens
Mulheres
Anexo IV Geral
Homens
Mulheres
Porcentagens de respostas corretas:
	Emoções
	Geral (homens e Mulheres)
	Homens
	Mulheres
	I Alegria
	86%
	100%
	75%
	II Raiva
	93%
	100%
	87%
	III Surpresa
	100%
	100%
	100%
	IV Tristeza
	88%
	88%
	88%
	Taxa de acerto:
	91,75%
	97%
	87,5%
DISCUSSÃO
Após observar os dados coletados e representados graficamente o grupo observou que a maior partedos voluntáriosforneceu respostas dentro do esperado em relação às emoções representadas nas figuras, com uma taxa geral de acerto de aproximadamente 92%.
Fazendo uma análise dividindo os entrevistados por sexo, o grupo observou que os homens apresentaram uma taxa de acerto maior (97%) em relação às mulheres que obtiveram (87%).
Myers diz que há quem diga que mulheres são mais sensíveis na percepção de emoções, já os homens não demonstrariam tanta sensibilidade na percepção do que ocorre com alguém apenas observando pistas emocionais. Apesar disso observamos que os homens obtiveram uma taxa de acerto maior, foi suposto que os homens veem melhor o que esta explicito nas pessoas, as mulheres procurando sempre interpretar subjetivamente acabaram por, neste teste escolher emoções erradas, talvez por tentar ver além, como uma entrevistada disse em determinado momento “-Ele está fingindo que está feliz, mas no fundo está com vergonha”.
CONCLUSÃO
Conclui-se, após uma analise dos dados coletados, que a maioria dos entrevistados reconheceu corretamente as emoções representadas em cada um dos anexos, com leves discrepâncias no caso em emoções que podem ser consideradas “aparentemente correlatas”, e que um bom reconhecimento das emoções é essencial para a manutenção da vida em sociedade, limitando a discórdia decorrida de maus entendidos e possibilitando um bom convívio entre indivíduos.
REFERÊNCIAS
CONCEITO DE EMOÇÃO. Disponível em: <http://conceito.de/emocao>. Acesso em 02 de Novembro de 2016.
WEITEN, 2016
MYERS, David, 2015
UNIP ONLINE. Disponível em: <http://online.unip.br/>. Acesso em: 12 de Novembro de 2016.
ANEXOS

Continue navegando