Buscar

construções rurais - atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTRUÇÕES RURAIS
ATIVIDADE DISCURSIVA
Em uma granja de produção de frangos de corte, exige-se que existam instalações para o fornecimento de água para os animais e coleta de água residual. Faz-se necessário, também, que sejam instalados circuitos elétricos capazes de fornecer energia para os diversos equipamentos obrigatórios para o desenvolvimento das atividades produtivas, assim como para o bem-estar dos animais.
Desta maneira, ventiladores, exaustores e lâmpadas devem ser alimentadas por sistemas elétricos capazes de atender à demanda destes equipamentos. Além disso, os animais devem receber água de qualidade, proveniente de sistemas de alimentação de forma contínua e a tubulação de esgotamento sanitário deve ser capaz de dar destino à água residual produzida na granja.
Descreva quais seriam as maiores exigências, em relação às instalações de fornecimento de água e de instalações elétricas para um sistema de produção de frangos de corte em granja.
Deve-se prever o fornecimento de água potável para a granja esta deve ser abundante de modo a abastecer a granja e as demais instalações necessárias, a água deve ser de boa qualidade. A água pode ser proveniente da rede municipal, rios ou de poço artesiano, sendo de poço recomenda-se que a água seja encaminhada para análise de modo a garantir que seja de qualidade. Quando proveniente de rios deve ser pré-tratada. Deve-se definir o sistema de fornecimento da água para a construção, os sistemas indiretos ou mistos são os mais usuais em construções rurais, neste sistema o reservatório tem um papel importante e deve ser dimensionado de acordo com as necessidades da granja, o dimensionamento geralmente é feito em função do número de aves que se presente engordar, e deve ter capacidade de armazenamento para 24 horas. Os bebedouros devem ser automáticos e garantirem o fornecimento de água uniformemente, o tipo do bebedouro varia de acordo com fase de desenvolvimento dos animais, atualmente são utilizados o no tipo “nipple” para frangos da terceira semana até o abate.
As instalações elétricas devem garantir a iluminação adequada da granja e seu objetivo é aumentar o comprimento do dia de modo a favorecer o ganho de peso das aves. A iluminação utilizada pode ser do tipo fluorescente ou LED, a quantidade de lâmpadas deve ser calculada em função do tamanho do galpão (comprimento x largura) de modo que se garanta o número de lumens adequado às necessidades das aves. O ascendimento e desligamento das lâmpadas pode ser automatizado garantindo um padrão. As instalações devem ser duráveis e econômicas.

Outros materiais