Buscar

Avaliação I Redação Individual (420218) Políticas Educacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Avaliação I - Redação Individual (420218) - Políticas Educacionais (PED99)
 Prova: 6945644
QUESTÃO:
1. Na Constituição Federal encontramos um título que nos chama a atenção. Estamos falando  do Título VIII, que se refere à ordem social.  Neste Título encontramos oito capítulos, sendo que o Capítulo III promove reflexão. O Capítulo III trata da Educação, que se encontra na Seção I. Com relação a esta Seção I, escreva uma redação com o tema: O ARTIGO 205 E 206 E A EDUCAÇÃO.
RESPOSTA ESPERADA:
Neste artigo, encontramos o direito à Educação para toda a população e o dever do Estado e da Família em dá-la e incentivar com a sociedade, buscando o desenvolvimento pleno do indivíduo, bem como o preparo para o exercício da cidadania e sua formação para o trabalho.
Neste artigo, duas palavras são determinantes: direito e dever, que são dois princípios de grande relevância na Constituição.
Cabe salientar que este artigo traz à tona a responsabilidade do Estado e da família em prestar a educação a todos indistintamente. A família, além do Estado, também é responsável pela educação das crianças e infelizmente ainda encontramos enormes espaços referentes à educação dos filhos. Por exemplo, muitas vezes as famílias transferem a responsabilidade da educação às escolas, fragilizando o ensino-aprendizagem.
Frente ao exposto, a Constituição Federal é o documento que apresenta grandes avanços relativos à área da educação.
Outro fator a ser apresentado são os princípios relativos ao ensino a ser ministrado, a saber: 
I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II- liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III- pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV- gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V- valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; 
VI- gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII- garantia de padrão de qualidade;
VIII- piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos da lei federal. Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores, considerados profissionais da educação básica e sobre fixação de prazo elaboração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando