Buscar

TGA Capítulos (4,7,8,10 e 11)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Capítulo 4
O movimento taylorista é caracterizado pela racionalização do trabalho, ou seja, método de planejamento e controle dos tempos e movimentos no trabalho. Percebe-se que a administração científica preocupa-se com o chão de fábrica, ou seja, com a base operacional da empresa por meio da aplicação dos fundamentos da administração cientifica. O homem para Taylor podia ser programado, sem possibilidade de alteração. 
Taylor desenvolveu a chamada Escola da Administração Cientifica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria inicialmente por meio da racionalização do trabalho do operário. 
Administração cientifica: é uma abordagem de baixo para cima e das partes para o todo, necessário à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua realização.
Segundo período de Taylor partiu do principio de que a racionalização do trabalho deveria ser acompanhada por uma estruturação geral das empresas, as fábricas apresentavam três problemas básicos:
- Vadiagem sistemática por parte dos operários
- O desconhecimento dos gerentes entre fluxos de operações 
- Métodos e técnicas de trabalho não uniformes.
Princípio básico da administração cientifica -> O planejamento: aplicação de métodos científicos no desenvolvimento do trabalho. O preparo -> seleção de trabalhadores de acordo com as suas aptidões. O controle -> verificação do que foi previsto está sendo executado. A execução -> distribuição e atribuições de responsabilidades disciplinares.
Fundamento da administração cientifica:
- Administração como ciência: Segundo Taylor a organização e a administração devem ser estudadas e analisadas segundo princípios científicos.
- Objetivo principal dos sistemas de administração: assegurar o máximo de prosperidade entre o empregado e o empregador.
- Identidade de interesses de empregadores e empregado: é a prosperidade do dono da empresa que deve acompanhar a prosperidade do empregado.
- Influência da produção na prosperidade de empregadores e empregados: quanto maior a produtividade do empregador também haverá maior retorno ao empregador.
A organização racional do trabalho (ORT) -> Segundo analise de Taylor os empregados aprendiam por meio de observações do que os outros estavam fazendo, sendo assim proporcionou a utilização de métodos e procedimentos diversificados para o desenvolvimento de uma mesma atividade e diferentes níveis de produção.
- A análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos -> determinação do tempo médio que um operário comum levaria para a execução da tarefa, adicionados os tempos elementares e morto. Com isso, padronizavam-se o método de trabalho e o tempo destinado a execução.
 - Estudo da fadiga humana -> Eliminação dos movimentos desnecessários para o desenvolvimento de uma determinada atividade, visando à diminuição dos esforços musculares.
- Divisão do trabalho e especialização do operário -> cada operário passou a ser especializado na execução de tarefas simples e elementares, visando seu ajuste aos padrões descritos e às normas de desempenho estabelecidas pelo método, ou seja, quanto mais especializado for um operário, maior será sua eficiência.
- Desenho de cargos e tarefas -> (definição das tarefas + métodos de trabalho+ relações com outros cargos).
-Incentivos salariais e prêmios de produção -> Segundo Taylor, os trabalhadores deveriam desenvolver os seus trabalhos dentro dos padrões de tempo determinados, salário era determinado pelas peças produzidas.
- Condições de trabalho -> Segundo Taylor a eficiência não está atrelada só à aplicação dos métodos, mas também com as condições de trabalho.
- Padronização -> seleção de métodos mais condizentes para o desenvolvimento de determinada tarefa.
 - Supervisão Funcional -> existência de diversos supervisores, cada qual especializado em sua área.
 Capítulo 7 
As teorias transitivas designa um conjunto que fizeram a transição entre a administração cientifica e a teoria clássica e a escola das relações humanas.
O objetivo básico da ação administrativa é obter a integração das pessoas e a coordenação de suas atividades. Segundo Follet a visão era função ou a realidade objetiva, e não as vontades pessoais dos administradores.
Capitulo 8 
A escola das relações humanas surgiu devido a onda de desemprego resultante da crise de 1929. A partir destas questões, os estudiosos passaram a se preocupar com o fator humano no trabalho, contrariando os pressupostos defendidos por Taylor.
O objetivo inicial conduz experimentos relacionados a luminosidade do ambiente de trabalho com a eficiência dos operários pela produção.
Ideias centrais da escola de relações humanas -> O homem social é um ser complexo cujo comportamento não pode ser reduzido a um esquema simples, ele é motivado pela organização por meio da satisfação de suas necessidades.
O homem econômico que busca a máxima eficiência e as recompensas materiais. Homem organizacional que desempenha papéis em diferentes organizações, que se inter-relacionam, a fim de alcançar os objetivos próprios.
 - Grupo informal -> Conjunto de individuos suficientemente pequeno, de forma que possam se comunicar entre si de maneira direta e frequente.
- Participações nas decisões -> entre moral e produção que colocou a motivação a grande possibilidade de levar o individuo a trabalhar para atingir os objetivos da organização formal. 
Criticas à abordagem humana : 
- Negação do conflito empresa- funcionário: Nem sempre os interesses dos empregados são os mesmos dos dirigentes das organizações.
- Restrição de variáveis e da amostra – Identificação dos mecanismos de manipulação que podem ser usados para controlar o comportamento dos colaboradores da organização.
- Concepção utópica – Felicidade e produtividade não são diretamente proporcionais.
- Ênfases excessiva nos grupos formais - representa apenas uma característica capaz de influenciar a produtividade
- Espionagem disfarçada – espionar ideias e insatisfações dos funcionários
- Ausência de novos critérios de gestão – a não apresentação de uma visão socioeconômica realista das relações empresa – funcionário.
Capitulo 10 A escola comportamentalista surgiu com uma redefinição geral de conceitos administrativos no momento em que passou a criticar as escolas anteriores, a ampliação e diversificação dos conteúdos já explorados pelos estudiosos mecanicistas e humanistas. A preocupação com as ciências do comportamento abandona as posições normativas e prescritivas das teorias anteriores.
Motivação -> são forças direcionadas dentro dos indivíduos, pela qualeles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa, ou seja pode ser descrita como direcionamento e a persistência da ação.
A motivação intrínseca - > está relacionada a recompensas psicológicas, tais como a oportunidade de usar habilidades de alguém.
A motivação extrínseca -> está ligada a recompensas tangíveis ou materiais.
Teorias motivacionais – São necessidades que os seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escola de valores a serem transpostos. 
 Pirâmide de Maslow.
Os fatores motivacionais são aqueles relacionados com o conteúdo de cargo com a natureza das tarefas que a pessoa desenvolve.
De acordo com a teoria X -> Empregado de inteligência mediana não gosta de trabalhar e realiza o mínimo possível; não gosta de modificações de qualquer natureza.
De acordo com a teoria Y -> As pessoas podem aprender a aceitar novas responsabilidades; administrar representa um processo de criar e revitalizar oportunidades internas e externas para facilitar o alcance dos objetivos.
De acordo com a teoria Z - > proporciona a base para todo programa de administração orientado para os recursos humanos da empresa; avaliação do desempenho constante a promoção e lenta.
Processo de tomada de decisão- > processo continua que permeia toda atividade empresarial. Em qualquer empresa, toda pessoa é virtualmente um decisor.
A escola comportamentalista procurou dar ênfase e continuidade na análise das organizações por meio de conceitos relacionados a organizações informais, cultura, valores, relações interpessoais, atitudes e desejos e expectativas dos grupos e dos indivíduos. 
Capitulo 11
Estruturalismo -> baseado na totalidade, na interação e nos laços de solidariedade, ou seja, ela surgiu em decorrência do declínio do movimento das relações humanas, tendo seus aspectos:
- Oposição entre os aspectos formais; a necessidade de visualizar a organização como um todo; a repercussão dos resultados dos estudiosos estruturalistas na compreensão das organizações como um todo integrado e complexo.
Conceito de estruturalismo: é uma modalidade de pensar e um método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas humanas.
O estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos em sua totalidade, salientando seu valor de posição.
Os estruturalistas preocupam-se com as relações e interconexões das partes na constituição e na compreensão do todo.
Pressupostos básicos da escola estruturalistas-> Flexibilidade; tolerância; capacidade de adiar as recompensas; permanente desejo de realização.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes